domingo, julho 31, 2005

 

Só para dar uma esquentadinha

No próximo dia 5 de agosto, o blog CONEXO estará completando dois meses de existência. Está certo de que estamos muito longe ainda de completar 40 anos de blog e propor uma super festa de comemoração, como a Rede Globo fez há alguns meses; no entanto, como bons brasileiros que somos, vamos comemorar assim mesmo.

Para marcar o aniversário de dois meses, resolvemos reformular o blog, dar uma “re-paginada” geral, mudar algumas coisinhas; afinal um blog é como um casamento, se não tiver novidades, acaba caindo numa rotina não muito interessante. E para tanto, a partir desta semana, o CONEXO estará inaugurando quatro novas editorias, sendo elas: Em Jogo, In Vogue, Turismo & Cia e Visão Filosófica.

Outra grande novidade está acerca da nova equipe CONEXO. Pois é, agora ela cresceu. Os novos integrantes serão os responsáveis por estas novas editorias juntamente dos veteranos do CONEXO, trazendo novos estilos para o blog:

A editoria de moda, In Vogue, composta por Alexandre Fumagalli e Fernanda Sordi, trará, todas as segundas-feiras, uma nova matéria sobre o mundo da moda e todos os preceitos que envolvem esta área, em específico. Os textos terão um cunho mais crítico e menos comercial, justamente o oposto do que se vê por aí.

Terça-feira é o dia de turismo no CONEXO, na editoria Turismo & Cia. Suas integrantes são a veterana Anna Paula Lomas e as novatas Fernanda Sordi e Letícia Cardoso. Através desta equipe, o leitor irá mergulhar em matérias sobre os mais interessantes lugares de todo o mundo, com dicas, roteiros e um pouquinho também da história dos locais selecionados.

Quarta-feira é o dia da reflexão intelectual no CONEXO, na editoria Visão Filosófica, que é composta por Caroline Rocha, Lucas de Paula e André Dias de Andrade. Neste espaço, o leitor terá a oportunidade de entrar em contato com as mais diversas teorias, visões e preceitos filosóficos, tendo a oportunidade de debater estes assuntos com os autores dos textos.

Para os fanáticos por esportes, também há uma novidade. Quinta-feira é o dia em que José Neto irá trazer matérias a respeito desta área, textos que, diga-se de passagem, serão bastante críticos e oportunos.

Sexta, sábado e domingo continuam caracterizando o fim de semana cultural no CONEXO, com as editorias Papéis Avulsos, Estúdio Musical e Laboratório do Cinema. Em Papéis Avulsos os leitores poderão entrar em contato com textos literários, escritos por Sarah Ribeiro, Thiago Ramari e Viviane Farias. Já no sábado, a música ganha destaque na seção Estúdio Musical, que trará resenhas críticas sobre shows e trabalhos musicais diversos, nos textos de Ane Carolina Pacola, Letícia Cardoso, Tatiane Salvático e Thiago Ramari. Para finalizar a semana com chave de ouro, no domingo há a atualização da seção Laboratório do Cinema, com resenhas críticas a respeito de filmes poucos conhecidos, de âmbito “cult” em grande maioria, através dos textos de Ane Carolina Pacola, Sarah Ribeiro e Thiago Ramari.

Gostaríamos de dar as boas-vindas e convidar todos vocês, leitores, para participarem desta nova fase do CONEXO, que começa a partir de amanhã. Sejam bem-vindos.

sábado, julho 30, 2005

 

A Igreja Católica está fazendo a sua parte.

De acordo com uma carta de oficio da CNBB (Comissão Nacional dos Bispos do Brasil), enviado aos agentes pastorais, leigos e cléricos, de todo o Brasil, na ultima segunda feira, confirma a participação ativa da Igreja Católica ao programa de Desarmamento, promovido pelo Governo Federal desde o inicio da gestão petista. Até então sendo trabalhada por uma minoria da Igreja, agora a Campanha faz parte de um compromisso de todos os integrantes da Igreja, independente de ser integrante das Pastorais Sócias, Movimentos Sociais ligados a Igreja e Movimento neopentecostal católico. Todos estão unidos em luta do melhor para o povo brasileiro.

Buscando diminuir os índices de violência e de assassinatos, que está muito elevado no Brasil.O Governo Federal está promovendo a Campanha do desarmamento para estimular a entrega voluntária de armas, mesmo regularmente registrada, mediante compensação financeira.

A participação da Igreja Católica nesse projeto mostra realmente a participação popular no meio religioso.De fato, muitas pessoas não se sentem muito à vontade para levar as armas à Delegacia, mas o fariam mais facilmente na Igreja. As experiências até agora feitas mostram que o resultado está sendo bom e os postos de recolhimento de armas junto às igrejas estão registrando adesões até superiores às de outros postos.

Há estatísticas que mostram que os crimes cometidos nos espaços domésticos e no âmbito das relações familiares é muito alto. Vários estudos mostram também que as possibilidades de acabar vítima de arma de fogo, na hora de um assalto, são bem mais altas para quem possui uma arma na mão, para se defender. A posse de uma arma gera uma sensação segurança falsa. Além disso, ela predispõe à violência quem a possui.

As armas muitas vezes estão relacionadas com histórias trágicas, que representam um pesadelo para quem as guarda em casa, com o constante risco de acabar sendo usada num momento infeliz, quando se perde a cabeça... Ou então, teme-se que ela possa acabar na mão de um ladrão na hora de um assalto ou arrombamento.

A entrega da arma na Igreja é também ocasião para um ato religioso, quase uma “confissão”, um momento de liberação interior, e para a manifestação do propósito, diante de Deus, da renúncia à violência. Na hora de entregar a arma, há pessoas que sentem a vontade de chorar, de desabafar, de rezar, de falar com alguém para um conforto espiritual.

A CNBB, em uma carta enviada aos bispos de todo o Brasil no inicio do ano, já declarava seu apoio a campanha. Nesta carta aos bispos, a Presidência da CNBB, pediu o “apoio moral da Igreja e a disponibilização de espaços para servirem como postos de arrecadação de armas. Não há que colocar as mãos em armas, nem se assume a responsabilidade de guardá-las. Tudo isso é competência da Polícia Federal, com a qual deve ser feito o contato para tratar, concretamente desta parceria”.

Na carta aos agentes pastorais e todas as outras vertentes da Igreja Católica, a CNBB pede o apoio, para que haja um melhor aproveitamento da campanha, nas CEB’s (Comunidade Eclesial de Base). Ou seja, que cada Movimento e Pastoral faça o trabalho de conscientização e reflexão nas comunidades e Grupos de Reflexão.

A carta termina fazendo referência ao período do advento e do natal, são momentos que se recorda, mais do que nunca, que Jesus Cristo veio para trazer a paz “aos homens de boa vontade”. Alem de instigar para a Campanha da Fraternidade do próximo ano que convida a sermos todos “promotores da paz”, porque assim convém aos “filhos de Deus”. A promoção de uma verdadeira cultura da paz, mediante a superação de todas as formas de violência, é da responsabilidade de todos. E é muito condizente com o anúncio do Evangelho de Jesus Cristo.

sexta-feira, julho 29, 2005

 

Fique por dentro...

Imagino que todos perceberam que as CPIs são o alvo do momento, estão presentes em jornais impressos, rádio e tevê a toda hora. Mas apesar de toda audiência que esse assunto provoca, será que todos sabem o que é CPI? Como funcionam? Para que servem?

Bom... CPI significa Comissão Parlamentar de Inquérito. A CPI é criada pela Câmara Municipal, mediante requerimento de 1/3 de seus membros, aprovado por maioria absoluta (28 votos). É uma Comissão que tem por objetivo apurar matérias de interesse do Município, fato relevante à vida pública e à ordem legal, econômica e social do país, com fato determinado, prazo certo e com poderes de investigação próprios de autoridades judiciais. Composta por 5 vereadores (designados pelo presidente da Câmara), após a indicação das bancadas, a comissão é tradicionalmente presidida pelo requerente, sendo o relator eleito pela maioria dos membros da CPI. O prazo de funcionamento de uma comissão é de 90 dias, podendo, com a aprovação do plenário, ser prorrogado por mais tempo.

A CPI pode receber depoimentos de autoridades municipais, intimar testemunhas e investigá-las sob compromisso. Também pode proceder a verificações contábeis em livros, papéis e documentos de órgão da administração direta, indireta e fundacional. Depois de concluir as investigações, a Comissão Parlamentar de Inquérito encaminhará suas conclusões, se for o caso, ao Ministério Público, para que este promova a responsabilidade civil ou criminal dos acusados.

Para quem não conhecia a CPI e suas funções, acredito que, a partir desses esclarecimentos ficou bem mais fácil acompanhar e entender suas ações, que são o foco dos meios de comunicação da atualidade!

*Ilustração de divulgação

quarta-feira, julho 27, 2005

 

“Ex”: o pavor dos corruptos

Na semana passada o sociólogo e comentarista da Rádio CBN Maringá, Gilson Aguiar, falou sobre o perigo da “ex”. Aguiar se referiu as ex-sogras, ex-mulheres e ex-secretárias. Segundo ele, com o fim das relações, muitas vezes, se perde o elo de amizade, fato esse que pode causar sérios problemas na pós separação, tanto nas relações profissionais como nas amorosas. Gilson também falou que as denúncias que partem de uma “ex” são frutos, quase sempre, de uma vingança ou arestas que não foram aparadas durante a união.

A política brasileira por muitas vezes já foi palco para as “ex”. A gente bem que lembra da Nicéia Pita, ex-mulher do então prefeito de São Paulo Celso Pita. Nicéia procurou emissoras de TV para denunciar irregularidades na prefeitura da maior cidade brasileira.

Atualmente ser “ex” de político também está na moda. Principalmente se o palco for uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Um exemplo disso é a ex-secretária do publicitário Marcos Valério, Fernanda Karina Somaggio. Ela já deixou claro, nos bastidores da imprensa, que, se receber um convite, vai sair na revista masculina Playboy. E mais, até já estabeleceu o valor de 2 milhões de reais para tal feito.

Agora só resta aos corruptos de plantão e solteirões exigirem, na hora do casório, além da separação de bens, uma declaração de que assuntos constrangedores ou comprometedores não sejam revelados no caso de um eventual rompimento de laços afetivos.

segunda-feira, julho 25, 2005

 

"Não é só um corpinho bonito, é muita cuca no lance..."


Mais um motivo para fazer exercícios, além de emagrecer e ficar em forma. Segundo a revista Época, agora há uma técnica que trata de problemas como a depressão, transtorno bipolar (alternância entre euforia e depressão), sintomas de menopausa, etc, a partir de exercícios físicos.

Esta técnica, a Reprogramação Muscular Proprioceptiva (RMP), está sendo aplicada por uma equipe de professores de Educação Física, fisioterapeutas e psicólogos do Rio de Janeiro e se fixa nos movimentos posturais e de equilíbrio. Os programas de exercícios são feitos a partir de uma avaliação psicológica, de acordo com as necessidades de cada um. É a união do corpo com a mente; um auxiliando o outro.

Todos os entrevistados disseram que o tratamento realmente fez efeito e se sentem muito melhor. A reportagem não fala sobre preços, mas imagino que o preço não seja baixo, afinal além de um psicólogo, é necessário um professor de educação física para prescrever os exercícios e um fisioterapeuta para sessões de massoterapia. A psicóloga Mônica Portella alerta que os exercícios devem ser feitos com moderação e é necessário o acompanhamento de um psicólogo.

Portanto, se você não pertence à elite carioca (nem à paulista, ou de qualquer outro estado, se você é pobre mesmo...), não adianta sair correndo em volta do seu quarteirão ou fazer exercícios que nem um condenado para tentar curar seus problemas psicológicos, porque além de ficar todo dolorido, pode ainda piorar o caso. O melhor mesmo é procurar um profissional da área e se consultar da forma tradicional mesmo, com direito à divã e tudo mais. O que? Seu plano de saúde não cobre esse tipo de consulta? Ah, você não tem um plano de saúde... então o melhor mesmo é fazer uma caminhada com seu amigo e chorar as mágoas pra ele mesmo. E não reclame, foi o que deu pra arranjar...


*Foto meramente ilustrativa, retirada do site http://www.saudeinformacoes.com.br/spa2000/index.asp

domingo, julho 24, 2005

 

Speak, Hablar, Parlare


Apesar de todos os desmandos que vemos diariamente no Brasil, há iniciativas governamentais isoladas que merecem ser reconhecidas. Sempre se julgou, com toda razão, que a educação brasileira fosse deficitária, não atendendo às verdadeiras necessidades dos alunos e muito menos às exigências do mercado. No entanto, um projeto bastante interessante foi discutido recentemente no governo de Santa Catarina, no que diz respeito às disciplinas de Línguas Estrangeiras que são lecionadas nas escolas.

A Câmara dos Deputados aprovaram a obrigatoriedade do espanhol nas escolas de todo o país, como disciplina opcional. Os alunos têm, então, o direito de escolher entre aprender o inglês ou o espanhol, em sua grade curricular. A partir disso, o Governo de Santa Catarina foi além, propondo um acordo ao Consulado-Geral da Itália para oferecer, inclusive, o curso da língua italiana para aqueles que assim quiserem, também como disciplina opinativa de Língua Estrangeira. O acordo foi fechado e deve ser colocado em prática até o ano de 2007. Os estudantes catarinenses terão, assim, o direito de optar entre o inglês, espanhol ou italiano.

Está aí uma iniciativa bastante interessante realizada no campo da educação. É uma pena que tais sucessos se restrinjam tão unicamente em poucas regiões brasileiras, não ganhando uma dimensão maior, mas nem por isso deixam de ser merecedoras de reconhecimento. Quem dera o governo de todos os estados tivessem a mesma consciência participativa que o de Santa Catarina, de oferecer à população recursos que possibilitassem uma melhor formação e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida.

*Foto retirada do website Guia Nikei

 

Que mistério se esconde por trás do sorriso de monalisa?

O destaque dessa semana na seção Laboratório do Cinema é o filme O Código Da Vinci, baseado no livro de Dan Brown, o maior best-seller dos últimos tempos, no qual o seu autor, baseado em alguns fatos históricos e em algumas lendas, tece uma história de crimes girando em torno da divindade do Cristo e seu suposto casamento com Maria Madalena, fazendo com que a Igreja se movimentasse, em defesa dos seus dogmas, crenças e fé. Vale a pena conferir...

sábado, julho 23, 2005

 

Eternamente Marisa


O destaque desta semana na seção Estúdio Musical é a cantora Marisa Monte em seu álbum "Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão", lançado em 1994. Não deixe de conferir e de se entregar à magia de Marisa Monte!

 

E a religião? Já era...

Pra quem não viu a reportagem da Globo à algum tempo... veja como o Sr.Macedo ensina a pregação, religiosidade e espiritualidade....da sua Igreja!!!
E quem já viu, veja outra vez... pra sempre lembrar dos servos de Deus.....

www.putfile.com/media.php?n=edir_macedo_ensina_a_enganar

 

“A música é uma obra de arte” ?

A banda gaúcha Bidê ou Balde, está sendo acusada, pelas entidades Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ONG Coletivo Feminino Plural, a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, de fazer apologia à pedofilia com a música “E Por Que Não”, presente no CD “Acústico MTV Bandas Gaúchas” e no primeiro disco da banda.

As instituições acusam a letra da canção de incitar a violência contra meninas e banalizar o incesto e a atração sexual de um adulto por uma criança.A música tem duas versões. A que está no CD “Acústico”, apresenta frases, segundo o a publicação da noticia no site do IG (www.ig.com.br) levam a crer que há uma referência a uma criança. “Estou cantando/Para minha menina/Para ver se eu convenço ela a entrar na minha/E por que não?/O teu sangue é igual ao meu/O teu nome fui eu quem deu/Te conheço desde que nasceu”. Outro trecho é "Estou adorando/Ver a minha menina/Com algumas colegas/Dela da escolinha".
Nesta sexta feira, as instituições e o grupo participarão de uma reunião com o procurador Miguel Velásquez, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência do Ministério Público. As entidades querem que a música seja impedida de ser veiculada e que o CD do “Acústico MTV” seja recolhido.

Já a banda, que recebera a convocação do Ministério Publico por meio da editora responsável pelos direitos autorais da obra, defende-se dizendo que “A música é uma obra de arte” não pode ser vista como algo que incita o abuso sexual de crianças.
Na tarde de ontem a banda lançou um comunicado onde afirma que considera a canção como uma obra de arte qualquer e afirma acreditar que o recolhimento dos CDs e a proibição de veiculação da música seria uma forma de censura.

De acordo com o comunicado “A BIDÊ OU BALDE considera hipocrisia achar que fatos como esse não acontecem, e solicitações como essas provam que o pensamento, conseqüência da interpretação pessoal de cada ouvinte, é mais vil do que se costuma achar.”. Alem de que a “ banda acredita que os questionamentos infundados, a ameaça de apreensão de CDs e de impedimento de veiculação da música restringem a liberdade de expressão e podem ser classificados como uma tentativa de censura -um dos maiores temores da imprensa e dos artistas desde os tempos da ditadura.”

Que ridículo!! Se uma musica qualquer pode incentivar e instigar a pedofilia. O que essa organizações vão fazer com os inúmeros programas da televisão, que em horário comercial, fica passando sexo explicito, desvalorizando a pureza e a inocência das crianças? Como a banda mesmo defende, cadê o repudio e recriminação qualquer tipo de violência contra crianças, adolescentes ou adultos.? Ficar se apegando apenas a letras de musicas não vai mudar nada, na consciência do pedófilo. Uma vez pedófilo, sempre pedófilo....O horror está na cabeça de quem pratica...

sexta-feira, julho 22, 2005

 

Conheça Poços de Caldas - MG


Fundado em 6 de Novembro de 1872, o município foi habitado pelos índios Cataguases, expulsos da região pelas "Bandeiras Unidas Paulistas", durante a "Febre do Ouro". O lugarejo era chamado Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Em 1874, tornou-se distrito de Nossa Sra. da Saúde de Caldas, pertencente à Caldas. Em 18 de setembro de 1875, foi elevada à categoria de cidade. A cidade ficou famosa após a descoberta das águas termais de utilização terapêutica, que ocasionou frequentes visitas de figuras importantes em busca das curas proporcionadas pelas águas. O nome Poços de Caldas foi devido à comparação com as "Águas de Caldas", da rainha de Portugal.

Poços de Caldas situa-se na região Sudoeste do Estado de Minas Gerais e pertence à região administrativa do Alto do Rio Pardo, tendo como limites ao norte Bandeira do Sul e Botelhos; ao sul, Andradas; a leste, Caldas e a oeste Águas da Prata, localizada no Estado de São Paulo. Poços de Caldas ocupa posição geográfica altamente estratégica, em função da proximidade com São Paulo (243Km), Belo Horizonte (460Km) e Rio de Janeiro (470Km).

A serra da Mantiqueira decora Poços de Caldas, a 1.186 metros de altitude, o seu clima é ameno com temperatura anual média de 17 graus centígrados, tendendo para o frio com verões brandos e chuvosos. Existe uma lenda de que a cidade estaria na boca de um vulcão. Entretanto, especialistas afirmam que a região do planalto de Poços teve origem vulcânica, mas que não possa vir a entrar em erupção. Segundo o site http://www.bussolanet.com.br/, Poços de Caldas é a maior cidade do Sul de Minas e possui uma vocação turística bem explorada e com inúmeros atrativos, sendo os principais suas águas termais, seus parques e jardins, seu clima , o Cristo Redentor, o Thermas Antônio Carlos. Dentre as mais variadas formas de entretenimento e diversão em Poços de Caldas, as fontes luminosas, grupo de Serestas, bailes na Praça, Fearpo (Feira de Artesanato), teleférico, trenzinho turístico, Maria Fumaça, Casa da Cultura, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira) são algumas, assim como a noite em Poços de Caldas (oferece bastante diversão para todos os gostos: Danceterias, Bares, lanchonetes, restaurantes, forrós, e diversas outras opções), Mercado Municipal, pontos turísticos náuticos, trilhas ecológicas, esportes radicais, charretes, turismo rural, eventos na cidade, praças e parques centrais e Parque Municipal (que possui pista para cooper e caminhadas).

Só quem já visitou a cidade sabe quão maravilhosa ela é... Vale a pena conferir!

Para maiores informações visite os sites:
http://ns.pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo/
http://www.viagempocos.hpg.ig.com.br/

*Foto de divulgação

quarta-feira, julho 20, 2005

 

Alunos de jornalismo estréiam programa de rádio



Estréia na próxima sexta-feira às 16h na Rádio Comunitária S. Francisco FM o programa “Miscelânea – Uma revista interativa no seu rádio”. O objetivo do programa é transmitir músicas de qualidade que normalmente não são tocadas em rádios comerciais. A programação também vai abordar assuntos ligados a política, ações comunitárias, esporte, cinema e educação.

O projeto do programa de rádio surgiu logo depois do blog “Conexo”. A equipe produtora e apresentadora é composta, em sua maioria, pelos membros desse blog e por outros alunos do 2º ano de jornalismo do Cesumar – Centro Universitário de Maringá. Com a produção os alunos participantes poderão colocar em prática parte do que se aprende na faculdade.

Para ouvir o programa é necessário sintonizar em FM a freqüência 105,09. A Rádio Comunitária S. Francisco só pode ser ouvida no Jardim Alvorada e bairros vizinhos. Em outras localidades da cidade, na mesma freqüência, é possível ouvir a S. Isabel FM, que também é comunitária.


terça-feira, julho 19, 2005

 

Voto à mão armada...


Finalmente nós brasileiros poderemos votar em algo em que fará alguma diferença no rumo no País. Sim, porque já vimos que a estrada, tanto para a esquerda, quanto para a direita, irá dar no mesmo lixão. Mas agora, no próximo dia 23 de outubro, iremos às urnas votar se "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil". É certo, como já disseram alguns oposicionistas à outorgação da lei, que esta decisão não irá acabar com a criminalidade e que as armas dos traficantes vem do exterior, mas particularmente acredito que esta lei é um passo muito importante para o Brasil, pois estamos cansados de ouvir histórias de acidentes com armas de fogo em escolas, ou mesmo em casa, e exaustos de tanta violência.

Mesmo que o problema não seja resolvido por completo, será bastante reduzido e isto, para mim, já é um grande avanço! Uma prova disto são os números, divulgados pela revista Época do dia 11 de julho, que mostram a redução de 14,8% de homicídios na cidade de São Paulo a partir da vigência do Estatuto do Desarmamento. Segundo uma pesquisa feita por uma emissora de TV do Rio de Janeiro, 82% da população é a favor de um controle mais rígido do porte e posse de armas; portanto, creio que não será necessária uma pesquisa "boca de urna" para sabermos o resultado da votação.

Esta atitude me fez pensar que talvez se o governo fizesse isso mais vezes - colocar em votação assuntos de interesse público – poder-se-ia ter uma sociedade menos passiva, mais democrática e consciente não só da política e economia do País, mas de suas próprias vidas. Porque não colocar em votação pública, por exemplo, as CPIs ao invés de restringi-las somente aos políticos? Afinal, os maiores prejudicados não são eles, somos nós cidadãos. Seria muito bom se pudéssemos, como na Venezuela, votar e decidir nossa própria constituição mas sem cair, é claro, em um regime ditatorial. É... seria... mas infelizmente nem tudo e tão simples e nada é perfeito. Vamos, portanto, voltar ao chão e nos contentar pelo "momento-democracia" do dia 23 de outubro porque, afinal, outro desses, só Deus sabe quando terá...

*Foto retirada do site www.laflecha.net/.../ noticias/200406034/

domingo, julho 17, 2005

 

Questão de ética


No último dia 6, a repórter Judith Miller, do jornal The New York Times, foi presa por ser ética. Isso mesmo: presa por ser ética. A prisão aconteceu porque Miller não quis revelar a fonte que lhe informou a identidade de uma agente secreta americana que estaria envolvida em um grande escândalo nos Estados Unidos. A jornalista ficará presa até o mês de outubro, quando devem ser finalizadas as investigações a respeito deste caso, ou até que ela resolva revelar quem foi à fonte que lhe trouxe tais informações.

Um questionamento se faz necessário perante este absurdo: Para que serve a ética então? Os manuais de jornalismo prezam pelos jornalistas que aderem à ética, transformando-a em suas próprias tabulas de mandamentos sagrados. Mas, se um profissional correto nestes termos não tem, nem ao menos, sua liberdade garantida, o que lhe resta?

O engraçado é que quando um jornalista é pego praticando algo que vá contra a ética em sua profissão, ele paga por não ser ético, o que é, logicamente, correto. Mas, agora ser ético também se torna uma razão para que haja represálias ao profissional jornalista? Isso não faz sentido, uma vez que a ética profissional deixa de ser valorizada em detrimento de outros interesses, como o de tornar público a identidade de uma fonte que pediu por sigilo. A revelação da identidade da fonte pode trazer à vida desta pessoa uma série de conseqüências e efeitos não premeditados, e a única pessoa que parece se importar com isso é a jornalista Judith Miller.

Miller está se mostrando bastante consciente destes pontos quando se recusa a identificar a sua fonte, mesmo sendo ela indiciada e presa. Está aí um grande exemplo aos aspirantes jornalistas, que devem brigar pelo direito de não revelar informações de caráter sigiloso, mesmo quando tal ação se faz pertinente. Identificar fontes secretas, como no caso Miller, colocaria em risco a integridade física e psicológica de algumas pessoas, e os jornalistas devem estar atentos a esta questão ética.

*Crédito da foto: Divulgação

sábado, julho 16, 2005

 

E no Estúdio Musical...


Nesta semana, o Estúdio Musical traz como destaque a cantora Gwen Stefani, vocalista da bem sucedida banda No Doubt, que lançou o seu primeiro álbum solo, "Love, Angel, Music, Baby", há alguns meses, sendo este trabalho marcado pelo experimentalismo e mudança de estilo da própria Gwen. Não deixe de conferir!

 

Que saia justa ehm?

Nossa!!! Como cada vez mais a vida de jornalista está virando uma encenação da realidade!!!! Quem o diga Boris Casoy, ”considerado por estudiosos de Comunicação como o primeiro âncora da televisão brasileira, jornalista a quem é dada autonomia para apresentar, editar e comandar de forma independente a equipe que produz o telejornal”, que passou pela maior saia justa na última segunda feira(11/07), no Jornal da Record.

Segundo o site do Jornal da Record, (www.rederecord.com.br) descreve esse telejornal como sendo um jornal de “ conteúdo independente, crítico e apartidário”. Mas nunca imaginaria que um dia iria ter que fazer das tripas aos corações para noticiar que um dos bispos da Igreja Universal do Reino de Deus, a dona da Record, fora flagrado num avião fretado no aeroporto de Brasília com "sete malas coloridas” cheias de grana dos fiéis...Afinal!! O que há de mal nisso? “Não há nada de ilegal, não existe nada que proíba uma igreja de transportar dinheiro para local onde ela tem a sede... Estou até pensando em montar a minha... quem sabe” “Os adeptos à vida mansa”. Hehehe....

Vieram as notícias de comportamento, de política, de esporte, as internacionais.. Depois de enrolar o programa inteirinho, chegou na hora da polícia (É polícia mesmo!!) o jornalista mor da Record falou. Perdeu a fluência, gaguejou e quase teve um piripaque. Apesar da maquiagem, o âncora não conseguiu esconder o nervosismo e a palidez, e disse suavemente "A Polícia Federal interceptou um jato com sete malas contendo dinheiro...”. “É fruto de doações e não há nenhuma ilegalidade", dizia Boris.

Ao entrevistar o deputado bispo, ou bispo deputado, o jornalista, numa encenação fantasmagórica, não escondia seu nervosismo. Numa voz tremula e baixa fez perguntas diretas, digo, direcionadas, para que o seu “patrão” respondesse sem se perder. Imagina, um jornalista colocar seu cargo em perigo!! Agora buscando as palavras do site da Record, a política do Jornalismo desse telejornal é “independente, crítico e apartidário”. Agora eu me pergunto, independente de quem? Crítico onde? E apartidário...Faça-me rir!!!

sexta-feira, julho 15, 2005

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o vôlei?



O vôlei foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan (diretor de educação física da Associação Cristã de Moços _ ACM) na cidade de Holyoke, em Massachussets, nos EUA. 0 nome original do novo esporte era minonette. Naquela época, o esporte mais praticado era o basquete. Porém esse esporte era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Então, o Pastor Lawrece Rinder sugeriu que Morgan fizesse um jogo menos fatigante que o basquete para os associados mais velhos da ACM. Morgan então colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol. O vôlei chegou na América do Sul, por intermédio do Peru junto aos Estados Unidos, no ano de 1910, com a finalidade de organizar a instrução primária no país. No Brasil, esse esporte começou ser praticado por volta de 1915. Em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964.

O Vôlei é um ótimo esporte para desenvolver a coordenação motora das pessoas, especialmente as crianças, por estimular o crescimento da estrutura óssea e, para os adultos, além da questão da forma física é uma ótima terapia para o estresse que se vive no dia a dia. Segundo matéria publicada na Folha On Line, da Folha de S. Paulo, o vôlei de praia exige mais esforços da pessoa que o pratica, devido a areia fofa. Os exercícios são mais intensos se comparados aos praticados no vôlei de quadra, por isso os braços e as pernas são os mais exigidos, fazendo com que a pessoa ganhe força muscular nesses membros. Os pulos durante o jogo representam exercícios, também, benéficos ao sistema cardiovascular.

O vôlei, assim como todo e qualquer esporte, proporciona muitos benefícios se praticado correta e moderadamente, contudo, se praticado incorreta ou exageradamente pode causar malefícios como dores nos ombros, nas costas,... Então, do mesmo modo como escolhi conhecer melhor o vôlei, escolha você também um esporte e investigue sua história e seus benefícios, quem sabe assim você não encontre uma maneira de se divertir e manter uma vida saudável ao mesmo tempo! : )

*Ilustração de divulgação

quarta-feira, julho 13, 2005

 

Madames terão atraso no implante de silicone


Quatrocentos implantes de silicone foram roubados no último final de semana no Rio de Janeiro. Segundo a polícia carioca, vários homens armados pararam o veículo (Van), onde estava a carga, e renderam o motorista e roubam os peitões.

A diretora da empresa fabricante do silicone, Margaret Figueiredo, disse à polícia que cada peitão, em média, custa 400 dólares. Segundo ela, esse é o período do ano de maior compra do produto porque as madames gostam de dar uma “bombada” no período de férias escolares.

Existe a suspeita de que os peitões serão comercializados em clínicas clandestinas de implante de silicone. Com isso, pessoas de baixa renda também poderão dar uma recauchutada nos seios e achar que estão incluídas na elite por terem peitos como os das artistas de TV.

Ilustração: FOX and its related entities

terça-feira, julho 12, 2005

 

De olho gordo nas CPIzzas...

Os políticos estão com o pé frio. Nunca aconteceu tanta coisa ruim junta e com eles no meio. Parece que toda desgraça (leia-se denúncia) que aparece tem um político lá no meio e quando não tem, dá-se logo um jeitinho de arranjar um parente ou amigo próximo que seja congressista.

É político na CPI dos Correios, é político na CPI do mensalão, é político com dinheiro na cueca, é político-bispo que arrecada mais de R$ 10 milhões de dízimo, é político que cai do palanque do show de Sandy e Jr. em Araçatuba (é verdade, podem conferir), é político se reunindo com político lá no exterior e causando atentado... é, a coisa ta ficando feia pro lado deles.

Acho que este negócio de fazer denúncia ta na moda, mas daqui a pouco perde a graça, fica pop. E assim como toda música que vira pop faz muito sucesso (toca em todas as rádios e sai em todos os meios de comunicação e que no final fica tão comum que não tem graça), assim talvez aconteça com essas séries de denúncias que, a princípio, podem servir para “limpar” o Congresso Nacional de tanta corrupção (e zica!), mas que já já podem cair no esquecimento do povo e virar uma coisa tão batida, mas tão batida que todo mundo já acha normal e nem dá mais as devidas proporções aos roubos e falcatruas. Sorte deles, azar do povo.
Devido ao impasse, decidi tornar meu texto um pouco interativo e criar uma enquete para você, caro leitor, ajudar a mudar o rumo do Brasil (se é que o Brasil sai do lugar...):

a) Devemos continuar vendo esse show de denúncias em vão (que ocupam as manchetes do horário nobre), esperando sentados a resolução das CPIzzas?

b) Devemos ainda acreditar na democracia e ter esperança que estas denúncias levem, se não moralização utópica da política brasileira, ao menos a uma tomada de vergonha na cara?

c) Ou devemos aproveitar a idéia dos nossos amigos sindicalistas da CUT (que deram um “kit sorte” para o presidente Lula ontem) e montar um “kit zica”, com direito a macumba, despacho, reza braba, carranca, vela preta com laço vermelho e olho gordo em cima deles pra que o dinheiro que eles roubaram da gente, também no bolso deles não fique! Afinal, temos que aproveitar a maré de azar deles, porque – como todo mundo sabe – alegria de pobre, dura pouco...

domingo, julho 10, 2005

 

E no laboratório do cinema...


Nesta semana, no Laboratório do Cinema, o destaque é da produção "Rose Red - A Casa Adormecida", que teve o seu roteiro escrito e desenvolvido por Stephen King. Um filme que passa muito longe de ser uma das melhores produções do Sr. King. Não deixe de conferir!

 

Nessie é sinônimo de lucro



Acreditem vocês que os atletas que irão participar de um campeonato de triatlon na Escócia estão recebendo um seguro de vida num valor estimado de R$ 4 milhões. Uma grande bagatela, não é? O problema, na verdade, não reside necessariamente neste ponto, e sim na justificativa dada pelos organizadores do evento que estão cedendo tal benefício a cada um dos cem atletas participantes: O medo de que eles sejam atacados pelo lendário “Nessie”, também conhecido como o “Monstro do Lago Ness”.

O campeonato será realizado neste lago, onde se alimenta o mito de que ali vive um monstro há séculos, mas nunca se comprovou sua existência. E esta é a única justificativa para oferecer aos competidores um seguro de vida em um valor tão alto. O engraçado é que, além disso ser transmitido por toda a mídia, muitas pessoas se deixam influenciar, não enxergando a verdadeira relação que existe entre tal evento e a empresa de seguros que está sendo paga pelo serviço em questão.

Uma hipótese lateja em minha mente, mesmo sem podê-la fundamentar em fatos: A justificativa dada pelos organizadores do evento não estaria encobrindo a verdade sobre a criação de uma relação comercial, que atende aos objetivos de ambas as partes envolvidas? Podendo ser tal acordo meramente comercial e dentro das leis, como também poderia não ser. Tal justificativa, por não ter fundamento, não teria como objetivo impedir que o conhecimento disso chegasse até o público? Algo me diz que aí tem coisa.

Quando uma justificativa destas é transmitida, por mais infundada que seja, influencia a opinião de muitas pessoas, que passam a não enxergar as relações que ali estão ocorrendo. Tais relações podem não ter nada de prejudicial, como podem, ao mesmo tempo, envolver todo um ciclo de interesses que têm seus princípios ligados a qualquer coisa ilícita. É algo relativo, mas que deve ser analisado e pensado pela audiência como um todo.

Alerto que posso estar absolutamente enganado, e caso esteja e alguém me comprove que este bicho secular existe, prometo abrir um seguro de vida quando for me banhar nas águas gélidas do misterioso lago na Escócia.

As informações deste texto foram retiradas do website Terra, onde você pode ler mais sobre este assunto, clicando aqui.

*Crédito da foto: Divulgação

sábado, julho 09, 2005

 

E no Estúdio Musical...



O novo CD de Alanis Morissette, "Jagged Little Pill Acoustic", é o destaque desta semana na seção Estúdio Musical. Neste álbum, Alanis homenageia o álbum que fez dela uma das maiores cantoras dos anos 90. Não deixe de conferir!

 

Animais na Universidade sim!!!

Ôloco!!! É o fim dos tempos...Ouvimos todos os dias pelos meios de comunicação, exemplo diferenciado da crise que se instalou na educação publica. Faltam professores, carteiras, livros, comida e muitas vezes até alunos...Mas o que vou contar aqui não é da falta de algo, mas sim do excesso...De animais. Há um mês mais ou menos, eu vivenciei o máximo do descaso com a população acadêmica de Maringá. Estávamos, minha amiga e eu, perambulando pelos caminhos selvagens da UEM, entre os belíssimos e bem arquitetados blocos velhos (sem porta, janela, forro e piso), na ala antiga da universidade, quando nos deparamos com um enorme “ser”. Ai que medo!!! Era realmente, enorme, feio, sujo, fora o fedo... Que horror!!!

Nós não sabíamos o que fazer. Aquele gigantesco animal, que penso ter uns 5 metros de diâmetro, com uns três de largura e uns 10 de altura. (Sem exagero!!! Isso proporcional ao fedo que ele exalava pelos poros epidérmicos). Era realmente o animal mais pavoroso que eu tinha visto na minha vida. Não que eu nunca tinha visto animais feios, mas esse foi o ápice da feiúra. Se Deus ama todos os animais, esse coitado, pode ser considerado odiado.

Quando, sem querer, encontramos o feioso, me bateu no peito um gigantesco sentimento de suplício para que algum outro ser de estrutura corporal ereta, que a ciência chama de HOMEM, passasse por lá... mas nada. Estávamos sozinhas com aquele bicho. (Isso é pra nós aprendermos a não matar aula, pra ir ao bar. O problema, nem é a aula e nem é o bar, mas o caminho com o animal.). Eu nunca tinha passado por aquele caminho, não sei porquê, naquele dia, naquela hora, naquele instante me instigou caminhar por aqueles caminhos nunca antes caminhados...hehehehe!!!

Pois bem, aquele ser irracional percebendo minha situação de completa impotência, passou a nos observar. Olhava diretamente nos meus olhos (Até deu uma piscadela... SAFADO!).
Eu numa súbita resposta amedrontada pensei em correr. Imagino que a minha amiga tenha pensado o mesmo, pois sua ação foi idêntica a minha. Virei-me de costa para o ser, e comecei a andar. Mas aquele horrível começou a nos acompanhar. Quanto mais corríamos mais ele vinha ao nosso alcance. Ainda bem que os engenheiros que construíram a UEM, pensaram em situações de improviso, pois construíram uns banquinhos de alvenaria que nos proporcionou uma fuga vertical. Naquele momento a felicidade bateu em meu coração. Eu me sentia superior (e inteligente) aquele ser, enquanto eu estava no alto ele estava no chão. Hahahaha!!! Imagino que Deus, pai todo poderoso, vendo a nossa situação deplorável, intercedeu por nós O animal desistiu de nos perseguir E foi embora tristonho, afinal não teve comida para levar pra casa...Tadinho!!!. Seus filhotinhos dormiram com fome...

E ....dias depois descobri que aquele desesperador animal irracional é denominado casualmente de GAMBÁ. Após ter passado por toda essa inimaginável e terrível história da carochinha, fiquei pensando (Claro que no bar, entre minha brejas e sucos de limão). Eu já vi de tudo naquela UEM.(Uma ninhada de cachorros, um monte de gatos pulguentos, aranha nas paredes, baratas nas tomas, insetos de todos os tipos nas carteiras, as inesquecíveis borboletas pretas gigantes, os militontos partidários, os bitolados nos cálculos, as patrícinha da medicina, assim por diante). Mas aquele terrível animal eu nunca tinha visto. Aí eu me pergunto, se cada dia que vivencio o mundo acadêmico da UEM, encontro um ser novo para o aumento quantitativo e nada qualitativo do meu conhecimento. Qual vai ser o próximo??? (AI MEU DEUS!!!)

sexta-feira, julho 08, 2005

 

Já imaginou uma mulher que vivesse na TPM?

Matéria sobre a TPM (tensão pré-menstrual) no site www2.uol.com.br/assuntodemulher/tpm.htm, despertou-me interesse em investigar um pouco mais sobre esse distúrbio que prejudica muitas mulheres em todo o mundo.

Segundo o dr. Alessandro Loiola (CRMMG 30.278), o termo “tensão pré-menstrual” foi criado na década de 1930 para traduzir os sinais e sintomas que surgem nas mulheres, atingindo seu auge um a dois dias antes da menstruação e regredindo após a chegada do fluxo menstrual.

Dentre os inúmeros sintomas manifestados pela TPM, podem-se destacar os mais freqüentes como: dores de cabeça tipo enxaqueca, aumento do corrimento vaginal, ganho de peso por retenção de líquidos, dores vagas e generalizadas, alteração do apetite e dos hábitos intestinais, suor excessivo, acne, crises asmáticas, distúrbios alérgicos, desmaios e, até mesmo, convulsões nos casos mais graves. Além dos sintomas psíquicos, como: irritabilidade, agressividade, insônia, ansiedade, sensibilidade excessiva, confusão mental e depressão. Todos esses indícios citados acima, podem ser intensos o bastante para prejudicar o desempenho das atividades habituais e de relacionamento das mulheres que sofrem desse mal. Ainda bem que é algo passageiro... Vocês homens já pararam para imaginar uma mulher que vivesse na TPM? Deve ser horrível... até mesmo para as próprias mulheres!

Segundo o dr. Eliezer Berenstein, os principais tipos de TPM: “Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de TPM:
Tipo A – a ansiedade e suas conseqüências, são as características principais.
Tipo C – há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente, por doces e chocolate.
Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.
Tipo H – ocorrência, principalmente, de inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça, gazes no abdômen e dores musculares nas pernas.”

Mas, não são só as mulheres que possuem sistema hormonal... e os homens? Bom... o organismo deles produz e libera os hormônios de forma constante durante toda a vida, é o chamado sistema hormonal linear. E, devido a isso, eles não passam pelas experiências desagradáveis que nós mulheres passamos. Então, é muito difícil para muitos homens compreenderem a instabilidade feminina e, geralmente, tendem a desvalorizar estas nossas características, levando a um agravamento em nossos sintomas pré-menstruais... Não é?

Saiba mais sobre esse assunto no site: http://www.tpm.com.br/

quarta-feira, julho 06, 2005

 

As bases não estão sólidas...


Quando tenho contado com a mídia informativa vejo a corrupção sendo estampada até pelos programas de fofoca. Tudo parece novidade. Tenho a impressão de que, a partir de agora, tudo vai ficar moralizado. Só que muita gente esquece que vimos esse filme antes. A história da política brasileira nos prova a falta de punição para certas camadas da sociedade.

Lembra-se dos anões do orçamento? E dos militares da ditadura? E um pouco mais perto da gente, a trupe do Jairo?

Os figurões, cada um em seu contexto histórico, fizeram parte do nosso sonho de moralizar a política brasileira, depois dos escândalos.
Agora me pergunto... Chegou à hora de dar a volta por cima e dar um jeito na casa da mãe...

Vixi... Começamos errados novamente... Transformamos o grande corrupto, Roberto Jefferson, na celebridade da TV. O rapazinho foi até no Jô, há poucos instantes. Estamos dando espaço para a corrupção falar.

O processo de estabelecimento de um governo “correto” não está ligado a fatores superficiais, mas a questões que devem ser resolvidas desde a infância do brasileiro. Refiro-me a mudar a tradição de que política e religião não se discutem. Discute-se sim! Alias... Discutimos sim!

A consciência crítica deve ser estimulada desde os primeiros anos dos nossos estudantes para quando votarem saberem, realmente, o que estão fazendo. E quando se submeterem à apreciação popular terem o compromisso de prestarem um serviço para a sociedade e não para si.


*Foto meramente ilustrativa

terça-feira, julho 05, 2005

 

FILHOS (só) DA MÃE...

Saiu na Época da semana passada, uma entrevista com a mestra em filosofia e doutora em sociologia, Ana Liési Thurler, que falou sobre sua tese de doutorado: Paternidade e Deserção – Crianças sem reconhecimento, Maternidades Penalizadas pelo Sexismo. Em suas pesquisas, ela descobriu que 30% das crianças brasileiras não têm reconhecimento paterno. A raiz do problema, segundo a socióloga, está na falta de acessos a métodos contraceptivos e a proibição do aborto. Disse também que os homens não se sentem obrigados a assumir filhos gerados em relações informais. Uma das soluções para este problema, apontada por ela, seria a legalização do aborto, dando às mulheres o direito de decidir seguir ou não com a gravidez.

Mas será que a preocupação de garantir o nome do pai nas certidões de nascimento, não é muito restrita? Segundo o IBGE, duas em cada três crianças nascem fora dos casamentos formais. A legalização do aborto, aparentemente, poderia mudar este quadro pois menos crianças nasceriam sem pais; porém, isso não significa que mais pais assumiriam os filhos, estes somente deixariam de nascer, apresentando apenas soluções estatísticas. Na verdade, o problema exposto pela socióloga, não passa da ponta do iceberg e a legalização do aborto seria como tentar esconder o problema maior. O que precisa ser mudado é a mentalidade das pessoas, tanto de homens, quanto de mulheres.

As relações informais são cada vez mais freqüentes, pessoas que se conheceram há menos de 2 horas conseguem manter relações sexuais com a maior naturalidade. O grande problema consiste no fato que, ao longo dos anos, não somente a mulher foi banalizada, mas o ser humano e as relações humanas como um todo. A busca incessante e desenfreada pelo prazer individual, usando o outro apenas como objeto de satisfação, transformou os sentimentos em instintos e o “fazer amor” em mero “sexo mercenário”.


*Foto meramente ilustrativa de divulgação

domingo, julho 03, 2005

 

Laboratório do Cinema...

Efeito Borboleta
Conheça a história de um garoto que podia mudar o passado, mas não podia controlar o futuro.
Não deixe de conferir a resenha crítica sobre este filme, no mínimo, surpreendente no Laboratório do Cinema.

 

NÃO é bom para a moral

“Fico feliz quando passo perto de uma obra e um pedreiro assobia. Se não assobiar, volto para dentro de casa porque alguma coisa está errada”
Rita Cadillac

Rita Cadillac é apenas mais uma dentre as vedetes mediatizadas que se aproveitam do sexo para ganhar dinheiro e fama. E a televisão é, hoje, o palco no qual o sexo ganha um respaldo nunca visto anteriormente, onde o erótico se torna à composição mais valorizada do que nos é transmitido. Uma prova desta afirmação são os próprios anúncios publicitários, que divulgam os mais variados produtos atrelados a mensagens relacionadas com o sexo. A cerveja, por exemplo, não tem qualquer relação direta com o erótico. No entanto, a publicidade sempre veicula as imagens de mulheres seminuas à cerveja para atrair o público masculino, visando ao consumo em massa do produto.

Engana-se quem, porventura, ache que tais anúncios não atingem as mulheres. As telespectadoras passam a se basear no que é considerado belo, espelhando-se nas modelos de cerveja para serem bem sucedidas em suas conquistas amorosas. Tal processo reafirma o padrão estabelecido socialmente, de que mulher bonita tem de ser alta e magra, como é divulgado pelos meios de comunicação, gerando desconforto e sentimento de inferioridade naquelas que não conseguem aderir a este padrão.

A banalização da mulher pela mídia, como mero símbolo sexual, incentiva um ciclo de gerações de maus exemplos para outras mulheres e, principalmente, para as jovens de hoje. Exemplos estes que são seguidos e tidos como corretos, fazendo com que muitas, simplesmente, fiquem satisfeitas por completo ao receber uma cantada chula de pedreiro.

Está na hora de revermos alguns conceitos.

sábado, julho 02, 2005

 

Música e Literatura

O "Papéis Avulsos" traz esta semana um poema curto e simples, que retrata um pouco o amor comtemporâneo, onde tudo é fulgás e muito intenso.

Já no "Estúdio Musical", você poderá conferir um pouco sobre John Mayer, um jovem de apenas 27 anos que está impressionando críticos de todo o mundo com seu talento e habilidade musical.

Portanto, não perca mais tempo! Clique aqui à direita e confira --->

 

As imagens ou os homens mentem??

Eu na minha continua e incansável procura por um assunto para o blog, parei para observar umas revistas velhas que eu tenho em casa.(Sabe, historiador tem mesmo esse costume de guardar tranqueira em casa, sem utilidade nenhuma...). Então, quando me dei conta que estava com uma raridade na mão. A Revista de Campanha (Se podemos chamar de revista, esse encarte colorido!) do nosso atual prefeito Silvio Barros II.(Nossa foi o máximo!) Senti-me aguçada a falar desta tão honrosa pessoa e sua política fantasmagórica. Com qualidades invejadas até pelas maiores figuras ilustrativas da história das fraudes brasileiras.

De acordo com a Revista, a prioridade do governo desse ilustre senhor é melhorar a qualidade de vida do maringaense.(Para a elite?) Dar melhores condições de emprego, moradia, segurança, transporte, educação (grandiosas festas para os amigos!)... e mais todas aquelas incansáveis frases e promessas prontas e enlatadas que todos os eleitos por “Deus” (os político) usam. (Será que tem manual pra ser político, ou político dando aula?).

Eu achei tudo muito lindo, não é todo dia que eu vejo Maringá delineada de forma tão requintada, um chiquê em cidade.(Até saiu na Globo!!!). As ruas?..lindíssima!!!. As calçadas?... sem mendigos.!!! As criança?...na escola.!!! A dona de casa?...que sorrizão!!! E o jovem?... trabalhando!!! O idoso?.... tranqüilo descansando!!! Não existe violência, fome, desemprego, menor abandonada, prostituição, homicídios... miséria?...hum!! essa nunca passou por aqui!!! Nossa uma maravilha....(Pena que fico só no papel!!!).

Agora imaginando a vida pacata e feliz, detalhada nas paginas desse mostruário de produtos fictícios. Fico tentando pensar nos coitados que sofrem todos os dias para pegar um ônibus lotado, indo para sua paupérrima casa, no interior do Tarumã II(sem preconceitos..). As mães que todos os dias enfrentam a barra de ver seus filhos chorando de fome. Os jovens que desesperados pela condição sub-humana que lhe é condicionado, passam a aderir à vida fácil do mundo do crime e da violência. Os idosos largados de qualquer jeito, nos asilos da cidade. Fora as meninas que perdem sua juventude sendo mães (às vezes até pai) de família, sustentando com muita dificuldade seu bacuris....

Eu fico me perguntando se talvez se fosse ao contrario. Ao invés de mostrar uma realidade fantasiosa, da beleza, da prosperidade, do bom humor e da adoração à deusa Maringá. Esse encarte de propaganda pessoal (do prefeito) mostrasse a realidade como ela é. Na integra, na real, na objetividade. Será que a nata maringaense, acostumada com o requite da vida fácil e clamorosa (muitas vezes proporcionadas pelo próprio prefeito), sensibilizaria com a vida dos injustiçados? Será que a vida da população, escravizada pela miséria e pela fome, iria mudar para melhor? E os políticos, quando vão criar vergonha na cara, e lutar realmente pelo necessitado? (sem a idéia de assistencialismo, barato...).É...realmente o Silvio Barros II está fazendo seu papel direitinho...Quase um Vargas!!!!

sexta-feira, julho 01, 2005

 

Vilãs do inverno!

Com o frio chegando, elas aparecem...

A asma é um distúrbio inflamatório crônico dos pulmões caracterizado por chiado, falta de ar, opressão torácica e tosse. O revestimento no interior das vias aéreas é normalmente avermelhado, edemaciado e uma variedade de estímulos podem provocar uma hipersensibilidade das vias aéreas ao serem inalados, tais como fumaça de cigarro, pólen e ácaros de pó doméstico. Embora não haja cura, é uma doença que pode ser controlada, permitindo que a maioria das pessoas asmáticas tenham uma vida normal.

Já a Bronquite é a inflamação dos brônquios, que ocorre quando seus pequenos cílios param de eliminar o muco presente nas vias respiratórias. Esse acúmulo de secreção faz com que os brônquios fiquem permanentemente inflamados e contraídos. A bronquite caracteriza-se por tosse, expectoração e dor no meio do peito e garganta, devido ao comprometimento da traquéia e da laringe. Podem ocorrer, também, quadros infecciosos como: mal-estar, febre, falta de apetite, dores de cabeça... A bronquite pode ser aguda ou crônica. A diferença consiste na duração e agravamento das crises, sendo mais curtas na primeira, e na segunda não desaparecem.

A característica básica da asma é ser uma doença que se manifesta em forma de crises provocadas por um fechamento das vias aéreas por inflamação e contração da musculatura. Nesse caso, o mal-estar é passageiro e, após um certo tempo, a pessoa voltar ao normal. Já no caso da bronquite, ocorre tosse crônica, com catarro, durante anos consecutivos. A confusão existe porque a bronquite crônica também pode ocasionar dificuldade na respiração e produz sintomas semelhantes aos da asma como falta de ar e chiado. No entanto, a principal diferença é que a crise asmática é reversível.

Bom... Você que pensava que asma e bronquite fossem uma única coisa, se enganou... E, você que sabe que essas doenças são diferentes, mas não sabia quais eram essas diferenças, ta aí algumas características que as distinguem!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?