terça-feira, julho 19, 2005

 

Voto à mão armada...


Finalmente nós brasileiros poderemos votar em algo em que fará alguma diferença no rumo no País. Sim, porque já vimos que a estrada, tanto para a esquerda, quanto para a direita, irá dar no mesmo lixão. Mas agora, no próximo dia 23 de outubro, iremos às urnas votar se "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil". É certo, como já disseram alguns oposicionistas à outorgação da lei, que esta decisão não irá acabar com a criminalidade e que as armas dos traficantes vem do exterior, mas particularmente acredito que esta lei é um passo muito importante para o Brasil, pois estamos cansados de ouvir histórias de acidentes com armas de fogo em escolas, ou mesmo em casa, e exaustos de tanta violência.

Mesmo que o problema não seja resolvido por completo, será bastante reduzido e isto, para mim, já é um grande avanço! Uma prova disto são os números, divulgados pela revista Época do dia 11 de julho, que mostram a redução de 14,8% de homicídios na cidade de São Paulo a partir da vigência do Estatuto do Desarmamento. Segundo uma pesquisa feita por uma emissora de TV do Rio de Janeiro, 82% da população é a favor de um controle mais rígido do porte e posse de armas; portanto, creio que não será necessária uma pesquisa "boca de urna" para sabermos o resultado da votação.

Esta atitude me fez pensar que talvez se o governo fizesse isso mais vezes - colocar em votação assuntos de interesse público – poder-se-ia ter uma sociedade menos passiva, mais democrática e consciente não só da política e economia do País, mas de suas próprias vidas. Porque não colocar em votação pública, por exemplo, as CPIs ao invés de restringi-las somente aos políticos? Afinal, os maiores prejudicados não são eles, somos nós cidadãos. Seria muito bom se pudéssemos, como na Venezuela, votar e decidir nossa própria constituição mas sem cair, é claro, em um regime ditatorial. É... seria... mas infelizmente nem tudo e tão simples e nada é perfeito. Vamos, portanto, voltar ao chão e nos contentar pelo "momento-democracia" do dia 23 de outubro porque, afinal, outro desses, só Deus sabe quando terá...

*Foto retirada do site www.laflecha.net/.../ noticias/200406034/

Comments:
O referendo não será dia 2 de outubro?

Esse é o exercício direto do Poder Constituinte (acho que é isso). É sim, uma boa, mas não acho que a generalização dele seja o mais correto. Enfim, gostos, opiniões, particularidades.
 
Segundo a revista época é dia 23 de outubro mesmo...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?