sábado, julho 23, 2005

 

“A música é uma obra de arte” ?

A banda gaúcha Bidê ou Balde, está sendo acusada, pelas entidades Movimento pelo Fim da Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a ONG Coletivo Feminino Plural, a Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, de fazer apologia à pedofilia com a música “E Por Que Não”, presente no CD “Acústico MTV Bandas Gaúchas” e no primeiro disco da banda.

As instituições acusam a letra da canção de incitar a violência contra meninas e banalizar o incesto e a atração sexual de um adulto por uma criança.A música tem duas versões. A que está no CD “Acústico”, apresenta frases, segundo o a publicação da noticia no site do IG (www.ig.com.br) levam a crer que há uma referência a uma criança. “Estou cantando/Para minha menina/Para ver se eu convenço ela a entrar na minha/E por que não?/O teu sangue é igual ao meu/O teu nome fui eu quem deu/Te conheço desde que nasceu”. Outro trecho é "Estou adorando/Ver a minha menina/Com algumas colegas/Dela da escolinha".
Nesta sexta feira, as instituições e o grupo participarão de uma reunião com o procurador Miguel Velásquez, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e da Adolescência do Ministério Público. As entidades querem que a música seja impedida de ser veiculada e que o CD do “Acústico MTV” seja recolhido.

Já a banda, que recebera a convocação do Ministério Publico por meio da editora responsável pelos direitos autorais da obra, defende-se dizendo que “A música é uma obra de arte” não pode ser vista como algo que incita o abuso sexual de crianças.
Na tarde de ontem a banda lançou um comunicado onde afirma que considera a canção como uma obra de arte qualquer e afirma acreditar que o recolhimento dos CDs e a proibição de veiculação da música seria uma forma de censura.

De acordo com o comunicado “A BIDÊ OU BALDE considera hipocrisia achar que fatos como esse não acontecem, e solicitações como essas provam que o pensamento, conseqüência da interpretação pessoal de cada ouvinte, é mais vil do que se costuma achar.”. Alem de que a “ banda acredita que os questionamentos infundados, a ameaça de apreensão de CDs e de impedimento de veiculação da música restringem a liberdade de expressão e podem ser classificados como uma tentativa de censura -um dos maiores temores da imprensa e dos artistas desde os tempos da ditadura.”

Que ridículo!! Se uma musica qualquer pode incentivar e instigar a pedofilia. O que essa organizações vão fazer com os inúmeros programas da televisão, que em horário comercial, fica passando sexo explicito, desvalorizando a pureza e a inocência das crianças? Como a banda mesmo defende, cadê o repudio e recriminação qualquer tipo de violência contra crianças, adolescentes ou adultos.? Ficar se apegando apenas a letras de musicas não vai mudar nada, na consciência do pedófilo. Uma vez pedófilo, sempre pedófilo....O horror está na cabeça de quem pratica...

Comments:
Eu acho que essa música deveria ser banida. Querendo ou não, ela atiça as mentes mais fracas à cometerem crimes, pois, são mentes fracas, se deixam influenciar por qualquer bobagem. E essa letra desta música não é qualquer coisa, é algo sério e explícito.

Lógico que há coisas mais sérias, como programas televisivos etc., mas um erro não justifica o outro. Comecemos por letras nojentas de músicas piores ainda; um dia chegaremos à televisão.
 
Bom, Caroline, lamento, mas não concordo com você pois, se o horror está na cabeça de quem pratica, esse tipo de música mostra que é bom e é normal que ele saia e comece a atuar na sociedade também.

Eu gosto de usar um exemplo mais próximo de nós, mulheres (que ainda não somos mães): e se uma banda lança uma música dizendo que é muito bom e normal estuprar? Mesmo que a banda não seja formada por estupradores, será que eles estão certos em emitir esse tipo de opinião numa música que vai ser cantada por adolescentes que ainda estão aprendendo a conviver em sociedade e nem têm conceitos definidos daquilo que é certo e errado? E nós, mulheres, como nos sentiríamos ao ouvir uma coisa dessas sendo cantada por aí, banalizando uma violência tão grave e tão horrível?
As crianças nem têm essa consciência, por isso nós temos que pensar por elas neste caso também!
 
Fiquei horrorizada com esta música... deveria ser banida mesmo, isso não seria censura, mas sim bom senso, um pedófilo pode partir do ponto que se tal música pode, por que ele nao...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?