segunda-feira, julho 25, 2005

 

"Não é só um corpinho bonito, é muita cuca no lance..."


Mais um motivo para fazer exercícios, além de emagrecer e ficar em forma. Segundo a revista Época, agora há uma técnica que trata de problemas como a depressão, transtorno bipolar (alternância entre euforia e depressão), sintomas de menopausa, etc, a partir de exercícios físicos.

Esta técnica, a Reprogramação Muscular Proprioceptiva (RMP), está sendo aplicada por uma equipe de professores de Educação Física, fisioterapeutas e psicólogos do Rio de Janeiro e se fixa nos movimentos posturais e de equilíbrio. Os programas de exercícios são feitos a partir de uma avaliação psicológica, de acordo com as necessidades de cada um. É a união do corpo com a mente; um auxiliando o outro.

Todos os entrevistados disseram que o tratamento realmente fez efeito e se sentem muito melhor. A reportagem não fala sobre preços, mas imagino que o preço não seja baixo, afinal além de um psicólogo, é necessário um professor de educação física para prescrever os exercícios e um fisioterapeuta para sessões de massoterapia. A psicóloga Mônica Portella alerta que os exercícios devem ser feitos com moderação e é necessário o acompanhamento de um psicólogo.

Portanto, se você não pertence à elite carioca (nem à paulista, ou de qualquer outro estado, se você é pobre mesmo...), não adianta sair correndo em volta do seu quarteirão ou fazer exercícios que nem um condenado para tentar curar seus problemas psicológicos, porque além de ficar todo dolorido, pode ainda piorar o caso. O melhor mesmo é procurar um profissional da área e se consultar da forma tradicional mesmo, com direito à divã e tudo mais. O que? Seu plano de saúde não cobre esse tipo de consulta? Ah, você não tem um plano de saúde... então o melhor mesmo é fazer uma caminhada com seu amigo e chorar as mágoas pra ele mesmo. E não reclame, foi o que deu pra arranjar...


*Foto meramente ilustrativa, retirada do site http://www.saudeinformacoes.com.br/spa2000/index.asp

Comments:
Sarah, o texto está ótimo.
Eu já havia lido a respeito dos benefícios que os exercícios físicos proporcionavam à mente das pessoas, mas não sabia que estava sendo elaborado um programa específico para tais situações. E, com certeza, deve custar muito caro...
 
Isso é psicológico. A pessoa põe na cabeça que estar fazendo este tratamento faz bem à mente, e simplesmente por isso, melhora. É igual colocar garrafa pet cheia d'água em cima da caixa da energia elétrica. Evidente que esse gesto, ahn, ridículo, por si só não economiza nenhum watt sequer. Mas o simples fato da garrafa de Coca-Cola estar ali, cria na cabeça das pessoas uma idéia de economia, e a partir de então, involuntariamente ela passa a economizar. Genial, não? Quem será que inventou essa estória besta da garrafa pet?

Não estou tirando os méritos dos exercícios físicos, eles são ótimos! Uma caminhada pela manhã é revigorante, e dá ânimo pra encarar o dia numa boa. Só acho que pagar (e bem pago) por algo que podemos ter de graça é bobeira.

Sabe, acho que vou estudar psicologia, hehe!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?