terça-feira, julho 05, 2005

 

FILHOS (só) DA MÃE...

Saiu na Época da semana passada, uma entrevista com a mestra em filosofia e doutora em sociologia, Ana Liési Thurler, que falou sobre sua tese de doutorado: Paternidade e Deserção – Crianças sem reconhecimento, Maternidades Penalizadas pelo Sexismo. Em suas pesquisas, ela descobriu que 30% das crianças brasileiras não têm reconhecimento paterno. A raiz do problema, segundo a socióloga, está na falta de acessos a métodos contraceptivos e a proibição do aborto. Disse também que os homens não se sentem obrigados a assumir filhos gerados em relações informais. Uma das soluções para este problema, apontada por ela, seria a legalização do aborto, dando às mulheres o direito de decidir seguir ou não com a gravidez.

Mas será que a preocupação de garantir o nome do pai nas certidões de nascimento, não é muito restrita? Segundo o IBGE, duas em cada três crianças nascem fora dos casamentos formais. A legalização do aborto, aparentemente, poderia mudar este quadro pois menos crianças nasceriam sem pais; porém, isso não significa que mais pais assumiriam os filhos, estes somente deixariam de nascer, apresentando apenas soluções estatísticas. Na verdade, o problema exposto pela socióloga, não passa da ponta do iceberg e a legalização do aborto seria como tentar esconder o problema maior. O que precisa ser mudado é a mentalidade das pessoas, tanto de homens, quanto de mulheres.

As relações informais são cada vez mais freqüentes, pessoas que se conheceram há menos de 2 horas conseguem manter relações sexuais com a maior naturalidade. O grande problema consiste no fato que, ao longo dos anos, não somente a mulher foi banalizada, mas o ser humano e as relações humanas como um todo. A busca incessante e desenfreada pelo prazer individual, usando o outro apenas como objeto de satisfação, transformou os sentimentos em instintos e o “fazer amor” em mero “sexo mercenário”.


*Foto meramente ilustrativa de divulgação

Comments:
Olha, eu realmente não me decido sobre legalização do aborto.

Apesar das vantagens, temo que ocorresse um "boom" do aborto. E com a diminuição das precauções para que não ocorresse gravidez, já que esta poderia ser evitada depois, talvez o aumento de doenças sexualmente transmissíveis fosse diretamente proporcional. Afinal, camisinha é usada mais para evitar gravidez do que para evitar doenças, pelo que vejo.

Posts sobre sexo ao mesmo tempo, hein? Se bem que o meu blog tem intenção humorística, além de jornalística...

Enfim, continue visitando que eu continuo visitando! Quem sabe até um link...

Visite "Um Baiano Em Campinas", de André Julião, meu colega de classe e amigo, no www.baianoemcampinas.blogger.com.br , acho que você (e a equipe do seu blog) iriam gostar.
 
Sou a favor da legalização do aborto. Meus pais abominam esse meu posicionamento, me chamam de maluco, e às vezes até eu mesmo desaprovo essa opinião, mas colocando tudo na balança, sou a favor. O mundo está inchado de gente, mais de 6 bilhões de seres humanos! E com a expectativa de vida cada vez maior, além do aumento desenfreado dos nascimentos, não demorará muito para termos um mundo velho e excessivamente populoso. Ah, um detalhe importante: a favor do aborto sim, mas só até a metade da gestação. Após isso, não se trata de aborto, mas sim de homicídio.

Sobre o sexo banal, sou contra. Mas também não sou do tipo "não faça sexo, só faça amor". Vejo diferença nos dois termos, acho que "amor" é algo mais íntimo, que pede um envolvimento absoluto entre o casal. Já o "sexo" é algo mais corriqueiro, mas sem cair na banalidade. E se querem saber quem é o culpado por essa putaria escrachada que vemos hoje, saibam que é a mídia. Maldita mídia (sem ofensas, futuros jornalistas :).
 
Legal a iniciativa do blog. Tomara que os temas abordados gerem debates como este.

Bom, eu ia falar do meu blog, mas meu amigo João já falou. Juro que não combinamos nada. Vi oscrap no orkut dele e acessei.

Só pra reinterar:
www.baianoemcampinas.blogger.com.br

Vocês não estão sozinhos!
 
Tudo bem, Rodrigo, concordo com você sobre a superpopulação, mas e sobre as doenças que eu citei, o que você acha?

(Adoro discussões em comentários de blog!)

E vocês que escrevem no blog? O que acham?

XXX
 
eu adoro...
principalmente quando é a respeito do meu texto
ahahahaaaahahaha
bem oq vc disse no seu blog...
pra massagear o ego...
até q é bom de vez em quando...
mas passa rápido
ja ja a gente percebe o quanto é inútil e não sabe nada...
ainda bem...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?