sexta-feira, julho 08, 2005

 

Já imaginou uma mulher que vivesse na TPM?

Matéria sobre a TPM (tensão pré-menstrual) no site www2.uol.com.br/assuntodemulher/tpm.htm, despertou-me interesse em investigar um pouco mais sobre esse distúrbio que prejudica muitas mulheres em todo o mundo.

Segundo o dr. Alessandro Loiola (CRMMG 30.278), o termo “tensão pré-menstrual” foi criado na década de 1930 para traduzir os sinais e sintomas que surgem nas mulheres, atingindo seu auge um a dois dias antes da menstruação e regredindo após a chegada do fluxo menstrual.

Dentre os inúmeros sintomas manifestados pela TPM, podem-se destacar os mais freqüentes como: dores de cabeça tipo enxaqueca, aumento do corrimento vaginal, ganho de peso por retenção de líquidos, dores vagas e generalizadas, alteração do apetite e dos hábitos intestinais, suor excessivo, acne, crises asmáticas, distúrbios alérgicos, desmaios e, até mesmo, convulsões nos casos mais graves. Além dos sintomas psíquicos, como: irritabilidade, agressividade, insônia, ansiedade, sensibilidade excessiva, confusão mental e depressão. Todos esses indícios citados acima, podem ser intensos o bastante para prejudicar o desempenho das atividades habituais e de relacionamento das mulheres que sofrem desse mal. Ainda bem que é algo passageiro... Vocês homens já pararam para imaginar uma mulher que vivesse na TPM? Deve ser horrível... até mesmo para as próprias mulheres!

Segundo o dr. Eliezer Berenstein, os principais tipos de TPM: “Hoje em dia são conhecidos e descritos quatro tipos principais de TPM:
Tipo A – a ansiedade e suas conseqüências, são as características principais.
Tipo C – há predominância da compulsão alimentar irresistível, principalmente, por doces e chocolate.
Tipo D – há predominância de sintomas depressivos, nos quinze dias que antecedem a vinda da menstruação.
Tipo H – ocorrência, principalmente, de inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça, gazes no abdômen e dores musculares nas pernas.”

Mas, não são só as mulheres que possuem sistema hormonal... e os homens? Bom... o organismo deles produz e libera os hormônios de forma constante durante toda a vida, é o chamado sistema hormonal linear. E, devido a isso, eles não passam pelas experiências desagradáveis que nós mulheres passamos. Então, é muito difícil para muitos homens compreenderem a instabilidade feminina e, geralmente, tendem a desvalorizar estas nossas características, levando a um agravamento em nossos sintomas pré-menstruais... Não é?

Saiba mais sobre esse assunto no site: http://www.tpm.com.br/

Comments:
Nossa! eu achei que nao sofria de TPM, mas depois de ver tantos sintomas fica claro que nao existe mulher que não sofra desse mal.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?