domingo, maio 14, 2006

 

O domínio dos dominados

Pobres políticos e comunicadores!
Gastam tanto tempo discutindo a corrupção, se fazendo de bonzinhos, tudo pelo voto, tudo pelo poder. O poder que há tempos já não pertence nem a um, nem a outro. Ataques como do PCC (Primeiro Comando da Capital) desse final de semana, fazem perceber que é ilusão pensar que grades, celas e todo monitoramento de segurança protegem alguém.

Mais uma vez a comunicação extrapola barreiras, mas dessa vez não foi a completa cobertura nem o trabalho apurado de investigação jornalística que impressionou, foi um simples aparelho telefônico que, nas mãos certas, tem o poder de controlar um mundo, até certo ponto, distante. Enquanto tudo é planejado, a mídia nos destrai mostrando greves de fome infantis e a falta de óleo de peroba de pessoas sem escrúpulos que insistem em dar lições de moral.

Enquanto nos divertimos com o circo político, a classe oprimida, os esquecidos e isolados da sociedade riem, gargalham de nós que temos a impressão de conhecer tudo, de dominarmos qualquer assunto após ler uma bela matéria ilustrada no jornal.
No entanto são eles que têm o controle de tudo, que conhecem os dois lados da moeda, sem precisar de televisão nem meio de comunicação algum. Um simples comando proporciona o caos na maior cidade da América Latina. Que político teria tal artimanha? Homens atrás das grades não se prendem a nada e lutam por interesses – que não nos cabe discutir se coletivos ou particulares – , homens engravatados têm as mãos atadas enquanto fazem um simples discurso. Tanta hipocrisia para quê?

Tanta corrupção no cenário político certamente inspirou os novos líderes que surgiram, só que do outro lado. Agora, o aluno supera o mestre e deixa claro que não há nada que impeça a ação deles, pelo menos enquanto existir a comunicação, seja ela primária, segundária ou terciária.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?