quarta-feira, maio 17, 2006

 

O jornalismo passa por transformações

Este ano parece que foi escolhido pelas empresas de comunicação para fazerem mudanças, mas porque este ano? Será por ser o ano de eleição e mudanças no país, ou será pela Copa do Mundo. Não se sabe bem, mas este ano o jornalismo passa por transformações.

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) deixa um pouco de lado sua imagem de criança da tarde e passa a investir em jornalismo, para isso contrata Ana Paula Padrão e Carlos Nascimento, e a provável abertura de praças de jornalismo nas principais cidades brasileiras. A vontade da emissora de ficar mais séria com o jornalismo é tanta que chega a repetir o mesmo telejornal seguido durante a madrugada, como acontece a noite com o jornal apresentado por Carlos Nascimento. As mudanças também atinge a Rede Record.

No impresso jornais como Jornal do Brasil fazem mudanças no site, a Folha de S. Paulo faz mudanças no projeto gráfico e insere novas ferramentas de leitura, o Jornal de Londrina muda para formato beliner e tem sua distribuição gratuita e dirigida. As mudanças vão além e atingem Maringá, o principal jornal da cidade, O Diário do Norte do Paraná, reformula seu projeto gráfico lançado este mês.

O rádio passa por mudanças também, pelo menos aqui em Maringá, a Rádio Cidade FM passa a ser dirigida pelo grupo responsável pelas rádios Maringá FM e CBN Maringá, a emissora passa a ser transmissora da rádio Globo FM.

No campo das revistas a editora Abril lança a Men’s Health, revista sobre saúde direcionada ao público masculino. Porém, está não é a única mudança, a revista MTV, que é editada pela Abril, passa por uma grande mudança, ela não será mais vendida em bancas, passa a reformular seu conteúdo e exclusivo a assinantes. A revista reflete as mudanças dentro da emissora, também controlada pelo Grupo Abril, a emissora que antes tinha uma programação mais para o entretenimento, saindo do formato da MTV Americana, resolve voltar as suas origens e coloca uma programação mais musical, com notícias do mundo da música e exibição de clips. Alguns programas são importados, outros saem da programação, como é o caso do Missão MTV que era apresentado por Fernanda Tavares. Mas alguns programas de sucesso e seriados continuam, como Hermes e Renato e o Beija Sapo apresentado por Daniella Cicareli, volta o seriado 20 e Poucos Anos.

Parece que este ano foi o escolhido para as mudanças no mundo jornalístico, porém cabe lembrar que estas mudanças devem melhorar a qualidade do jornalismo praticado pelas empresas. Mesmo este sendo um discurso utópico, vale a pena ver se investir em mudanças vai adiantar alguma coisa, já que a qualidade algumas vezes é desprezada.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?