sexta-feira, julho 22, 2005

 

Conheça Poços de Caldas - MG


Fundado em 6 de Novembro de 1872, o município foi habitado pelos índios Cataguases, expulsos da região pelas "Bandeiras Unidas Paulistas", durante a "Febre do Ouro". O lugarejo era chamado Freguesia de Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Em 1874, tornou-se distrito de Nossa Sra. da Saúde de Caldas, pertencente à Caldas. Em 18 de setembro de 1875, foi elevada à categoria de cidade. A cidade ficou famosa após a descoberta das águas termais de utilização terapêutica, que ocasionou frequentes visitas de figuras importantes em busca das curas proporcionadas pelas águas. O nome Poços de Caldas foi devido à comparação com as "Águas de Caldas", da rainha de Portugal.

Poços de Caldas situa-se na região Sudoeste do Estado de Minas Gerais e pertence à região administrativa do Alto do Rio Pardo, tendo como limites ao norte Bandeira do Sul e Botelhos; ao sul, Andradas; a leste, Caldas e a oeste Águas da Prata, localizada no Estado de São Paulo. Poços de Caldas ocupa posição geográfica altamente estratégica, em função da proximidade com São Paulo (243Km), Belo Horizonte (460Km) e Rio de Janeiro (470Km).

A serra da Mantiqueira decora Poços de Caldas, a 1.186 metros de altitude, o seu clima é ameno com temperatura anual média de 17 graus centígrados, tendendo para o frio com verões brandos e chuvosos. Existe uma lenda de que a cidade estaria na boca de um vulcão. Entretanto, especialistas afirmam que a região do planalto de Poços teve origem vulcânica, mas que não possa vir a entrar em erupção. Segundo o site http://www.bussolanet.com.br/, Poços de Caldas é a maior cidade do Sul de Minas e possui uma vocação turística bem explorada e com inúmeros atrativos, sendo os principais suas águas termais, seus parques e jardins, seu clima , o Cristo Redentor, o Thermas Antônio Carlos. Dentre as mais variadas formas de entretenimento e diversão em Poços de Caldas, as fontes luminosas, grupo de Serestas, bailes na Praça, Fearpo (Feira de Artesanato), teleférico, trenzinho turístico, Maria Fumaça, Casa da Cultura, Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas (Villa Junqueira) são algumas, assim como a noite em Poços de Caldas (oferece bastante diversão para todos os gostos: Danceterias, Bares, lanchonetes, restaurantes, forrós, e diversas outras opções), Mercado Municipal, pontos turísticos náuticos, trilhas ecológicas, esportes radicais, charretes, turismo rural, eventos na cidade, praças e parques centrais e Parque Municipal (que possui pista para cooper e caminhadas).

Só quem já visitou a cidade sabe quão maravilhosa ela é... Vale a pena conferir!

Para maiores informações visite os sites:
http://ns.pocosdecaldas.mg.gov.br/turismo/
http://www.viagempocos.hpg.ig.com.br/

*Foto de divulgação

Comments:
Anna realmente essas terrinhas la em Minas Gerais são DEMAIS. os parentes da minha avó e do meu pai são de lá de Poço de Calda, Tres Pontas, Varginha... esses lugares são maravilhosos. você foi nas fazendas que tem na região de Poços de Calda? Tem uma chamada Ouro Negro, que é a melhor de todas. quando eu fui pra lá, nos ficamos nessa maravilhosa fazenda. é muito linda mesmo!!! Ei você comeu o queijo com goibada caseiro Fora os pães de queijo quentinhos com mantega caseira e café cuado na hora, vc experimentou? Ando de cavalo pelos inumeros morros, vales e planaltos(e mais todos as formas geometricas da geografia) daquela região? ...se vc não fez nada disso. pode tirar os zoio de vc. porque o melhor de lá é ficar lá uns bons tempos...hahah
Nossa quando eu voltei de lá, tinha engodado uns 5 quilos. mas foi as melhores ferias da minha vida... EU AMO AQUELE LUGAR...NUM TROCO POR NADA NESSE MUNDO. Depois de ler o seu texto e relembrar das minhas ferias to pensando aqui...EU ACHO QUE EU VOU PRA LÀ AGORA NO MEU NIVER...
 
realmente... a foto parace mais de um lixão
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?