domingo, julho 10, 2005

 

Nessie é sinônimo de lucro



Acreditem vocês que os atletas que irão participar de um campeonato de triatlon na Escócia estão recebendo um seguro de vida num valor estimado de R$ 4 milhões. Uma grande bagatela, não é? O problema, na verdade, não reside necessariamente neste ponto, e sim na justificativa dada pelos organizadores do evento que estão cedendo tal benefício a cada um dos cem atletas participantes: O medo de que eles sejam atacados pelo lendário “Nessie”, também conhecido como o “Monstro do Lago Ness”.

O campeonato será realizado neste lago, onde se alimenta o mito de que ali vive um monstro há séculos, mas nunca se comprovou sua existência. E esta é a única justificativa para oferecer aos competidores um seguro de vida em um valor tão alto. O engraçado é que, além disso ser transmitido por toda a mídia, muitas pessoas se deixam influenciar, não enxergando a verdadeira relação que existe entre tal evento e a empresa de seguros que está sendo paga pelo serviço em questão.

Uma hipótese lateja em minha mente, mesmo sem podê-la fundamentar em fatos: A justificativa dada pelos organizadores do evento não estaria encobrindo a verdade sobre a criação de uma relação comercial, que atende aos objetivos de ambas as partes envolvidas? Podendo ser tal acordo meramente comercial e dentro das leis, como também poderia não ser. Tal justificativa, por não ter fundamento, não teria como objetivo impedir que o conhecimento disso chegasse até o público? Algo me diz que aí tem coisa.

Quando uma justificativa destas é transmitida, por mais infundada que seja, influencia a opinião de muitas pessoas, que passam a não enxergar as relações que ali estão ocorrendo. Tais relações podem não ter nada de prejudicial, como podem, ao mesmo tempo, envolver todo um ciclo de interesses que têm seus princípios ligados a qualquer coisa ilícita. É algo relativo, mas que deve ser analisado e pensado pela audiência como um todo.

Alerto que posso estar absolutamente enganado, e caso esteja e alguém me comprove que este bicho secular existe, prometo abrir um seguro de vida quando for me banhar nas águas gélidas do misterioso lago na Escócia.

As informações deste texto foram retiradas do website Terra, onde você pode ler mais sobre este assunto, clicando aqui.

*Crédito da foto: Divulgação

Comments:
Isso tudo se resume em uma palavra: marketing. Os organizadores do evento promovem o turismo na cidade, a seguradora, e de quebra ganham evidência na mídia por dar crédito a tal idiotice.

E todos viveram felizes para sempre :)
 
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