sexta-feira, julho 15, 2005

 

Quer conhecer um pouco mais sobre o vôlei?



O vôlei foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan (diretor de educação física da Associação Cristã de Moços _ ACM) na cidade de Holyoke, em Massachussets, nos EUA. 0 nome original do novo esporte era minonette. Naquela época, o esporte mais praticado era o basquete. Porém esse esporte era muito enérgico e cansativo para homens de idade. Então, o Pastor Lawrece Rinder sugeriu que Morgan fizesse um jogo menos fatigante que o basquete para os associados mais velhos da ACM. Morgan então colocou uma rede semelhante a de tênis, a uma altura de 1,83cm, sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o esporte que seria mais tarde denominado voleibol. O vôlei chegou na América do Sul, por intermédio do Peru junto aos Estados Unidos, no ano de 1910, com a finalidade de organizar a instrução primária no país. No Brasil, esse esporte começou ser praticado por volta de 1915. Em setembro de 1962, no congresso de Sofia, o voleibol foi admitido como esporte Olímpico e a sua primeira disputa por ocasião das Olimpíadas de Tóquio (Japão), em outubro de 1964.

O Vôlei é um ótimo esporte para desenvolver a coordenação motora das pessoas, especialmente as crianças, por estimular o crescimento da estrutura óssea e, para os adultos, além da questão da forma física é uma ótima terapia para o estresse que se vive no dia a dia. Segundo matéria publicada na Folha On Line, da Folha de S. Paulo, o vôlei de praia exige mais esforços da pessoa que o pratica, devido a areia fofa. Os exercícios são mais intensos se comparados aos praticados no vôlei de quadra, por isso os braços e as pernas são os mais exigidos, fazendo com que a pessoa ganhe força muscular nesses membros. Os pulos durante o jogo representam exercícios, também, benéficos ao sistema cardiovascular.

O vôlei, assim como todo e qualquer esporte, proporciona muitos benefícios se praticado correta e moderadamente, contudo, se praticado incorreta ou exageradamente pode causar malefícios como dores nos ombros, nas costas,... Então, do mesmo modo como escolhi conhecer melhor o vôlei, escolha você também um esporte e investigue sua história e seus benefícios, quem sabe assim você não encontre uma maneira de se divertir e manter uma vida saudável ao mesmo tempo! : )

*Ilustração de divulgação

Comments:
que matéria nada como nada hem...
nossa
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?