domingo, julho 24, 2005

 

Speak, Hablar, Parlare


Apesar de todos os desmandos que vemos diariamente no Brasil, há iniciativas governamentais isoladas que merecem ser reconhecidas. Sempre se julgou, com toda razão, que a educação brasileira fosse deficitária, não atendendo às verdadeiras necessidades dos alunos e muito menos às exigências do mercado. No entanto, um projeto bastante interessante foi discutido recentemente no governo de Santa Catarina, no que diz respeito às disciplinas de Línguas Estrangeiras que são lecionadas nas escolas.

A Câmara dos Deputados aprovaram a obrigatoriedade do espanhol nas escolas de todo o país, como disciplina opcional. Os alunos têm, então, o direito de escolher entre aprender o inglês ou o espanhol, em sua grade curricular. A partir disso, o Governo de Santa Catarina foi além, propondo um acordo ao Consulado-Geral da Itália para oferecer, inclusive, o curso da língua italiana para aqueles que assim quiserem, também como disciplina opinativa de Língua Estrangeira. O acordo foi fechado e deve ser colocado em prática até o ano de 2007. Os estudantes catarinenses terão, assim, o direito de optar entre o inglês, espanhol ou italiano.

Está aí uma iniciativa bastante interessante realizada no campo da educação. É uma pena que tais sucessos se restrinjam tão unicamente em poucas regiões brasileiras, não ganhando uma dimensão maior, mas nem por isso deixam de ser merecedoras de reconhecimento. Quem dera o governo de todos os estados tivessem a mesma consciência participativa que o de Santa Catarina, de oferecer à população recursos que possibilitassem uma melhor formação e, conseqüentemente, uma melhor qualidade de vida.

*Foto retirada do website Guia Nikei

Comments:
Ótima iniciativa, realmente! Só vai ser complicado para quem escolher italiano na hora do vestibular, né? Afinal, dez em cada dez instituições de ensino superior oferecem as opções inglês e espanhol nas provas dos vestibulares...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?