sábado, dezembro 31, 2005

 

Para quem gosta da música da época dos anos 80, já deve ter escutado Oingo Boingo! O Estúdio Musical conta a história dessa banda que te faz dançar e pensar ao mesmo tempo.

 

É coisa de maluco, mas acontece...

Hoje é o último dia do ano. A partir de agora tudo vai ser “o último do ano”, o último almoço, o último banho e assim por diante... e pode apostar, vai ter algum engraçadinho que vai fazer a piada mais velha que Matusalém, dizendo: “Poxa, agora só vou te ver ano que vem”, mesmo que ele te veja no dia seguinte. Mas é assim mesmo, afinal é véspera de Ano Novo e as pessoas ficam meio abobadas mesmo. Parece que é um pré-efeito da bebida, que deixa as pessoas com sintoma de bêbadas antes delas beberem... uma loucura!

Pode notar, fora Ano Novo, quando é que você vê um monte de gente vestida com a mesma cor de roupa dos pés a cabeça, parecendo um terrero de pais e mães de santo que quando o relógio bate meia noite uns pulam de um pé só, outros comem lentilha (ao mesmo tempo que “levam caixote” tentando pular as 7 ondas) , enquanto outros colocam uma nota de dinheiro dentro do sapato. Vai dizer, quem faz isso normalmente?

Só maluco mesmo... confira mais algumas tradições para passar o Ano Novo:

LENÇÓIS NOVOS: a dica é especial para recém-casados. Dizem que os lençóis novos, na primeira noite de ano, deixam as possíveis ameaças do ano passado na máquina de lavar. (e o que a gente faz com a máquina de lavar amaldiçoada? Dá pra sogra?)

FAZER BARULHO: é uma forma de afugentar os maus espíritos que os povos antigos praticavam. Vale apito, batucada, bater panelas, desde que seja exatamente à meia-noite. Dizem que não há mal que resista. (é, não há mal, não há bem não há vizinho, não há ninguém que resista... )

Esse é o melhor:

DAR TRÊS PULINHOS: com uma taça de champanhe na mão, sem derramar uma gota. Depois, jogar todo o champanhe para trás, de uma vez só, sem olhar. Você deixa para trás tudo de ruim. E não se preocupe em molhar os outros: quem for atingido pelo champanhe terá sorte garantida o ano todo. (gente, acompanhem comigo: se você vai jogar o champanhe pra trás pra deixar tudo de ruim para trás, logo o champanhe representa tudo de ruim, mas depois diz que se alguém atrás de você for atingido não tem problema porque terá sorte garantida o ano inteiro... então na verdade a pessoa estaria jogando a sorte pra trás e não tudo de ruim... eu hein? Vai dizer se não é coisa de maluco?).

É... coisa de maluco

.... mas acontece.


*Foto do portal Terra

sexta-feira, dezembro 30, 2005

 

Jogadores turbinados...

É... até os jogadores aderiram à moda dos soutiens grandes... não, não é silicone não, podem ficar calmos "machos-defensores-do-futebol-a-todo custo", são apenas soutiens de mentirinha.

Inspirado nos Emirados Árabes, o técnico do Botafogo trouxe essa invenção. São placas de isopor presas ao corpo que não permitem ao jogador olhar para os pés, forçando-os a olharem sempre para frente, dando maior visibilidade contra os adversários. Boa sacada, não? As mulheres deveriam jogar melhor futebol então, não é mesmo? Vai entender...

*Foto do portal Terra

quinta-feira, dezembro 29, 2005

 

Tem figurinha nova no pedaço


Quem disse que essa história não estava escrita no gibi...

Veja o resultado dessa parecria no Em Jogo

quarta-feira, dezembro 28, 2005

 

Nota:

Boa nova para os motoristas paranaenses.

A renovação da CNH, que exige agora dos motoristas cursos de direção defensiva e primeiros socorros, poderá ser feita gratuitamente.
Uma reportagem de hoje do jornal O Diário do Noroeste do Paraná, traz a informação de que os motoristas terão uma opção mais barata: estudar através do material disponível no site do Detran e fazer uma prova, sem nenhuma taxa.

O cidadão precisa de 70% de acerto para aprovação, a prova pode ser feita até 2 vezes, caso o aluno não passe terá de fazer 15 aulas numa escola de direção autorizada, aí sim pago, entretanto sem a necessidade de se fazer a prova. A medida está prevista para entrar em vigor no segundo semestre de 2006.
Pra quem já paga tantas taxas por andar sobre rodas, a ausência de uma é sempre boa notícia.

 

A voz do povo é a voz de Deus

Levando em consideração isso, a Folha de S. Paulo através da Folha On-Line e coluna Ooops!, com direção de Ricardo Feltrin, lança a votação do Troféu Quem Irrita 2005, este é o quarto ano consecutivo da premiação.

São dez categorias, dentre elas ganham destaque os troféus “Márcia Goldschmidt” e “João Kleber”, ambos são para premiar a apresentadora e apresentador mais irritantes do ano.

O resultado do “Oscar” dos piores da televisão brasileira sai no dia 29, a votação termina ao 12h do dia 28, para quem quiser votar basta clicar no link Folha On-Line.

É interessante essa premiação da Folha, através dela vemos o que o público brasileiro não gosta, mas assiste e dá audiência, a televisão é uma ferramenta de utilidade pública, mas na realidade é uma ferramenta de controle das massas, onde as novelas e o sensacionalismo invadem e iludem a população.

Não adianta chegar no jornal e eleger os mais irritantes do ano e no dia seguinte ir assistir o programa do eleito, a população que deve controlar a população e não o contrário, como acontece hoje, onde a televisão dita as regras para a sociedade seguir, mostra uma homogeneidade entre classes falsa.

Prêmios como este e o cotidiano da mídia do Brasil devem ser analisados e ver qual o rumo em que tudo pode chegar, estamos na encruzilhada de controlarmos a mídia ou ela nos controla.

* Imagens: Márcia Goldschmidt do site Terra / João Kleber do site Mídia Ativa

terça-feira, dezembro 27, 2005

 

Paisagem única!

Conheça a Ilha de Marajó, a maior ilha fluviomarinha do mundo, com 49.602 Km de extensão, localizada no Pará e com maior manada de búfalo do Brasil!

Coluna Turismo & Cia.

 

Ano Novo com cores novas!

O que você deseja para 2006? Expresse isso em sua roupa na virada do
ano! saiba o significado de cada cor, o que ela atrai, e veja ainda,
modelos de vestidos para o Ano Novo na coluna In Vogue com Fernanda
Sordi.

 

Polêmica cadavérica...


E aí, que tal pagar R$ 57 para ver mortos? Não, calma, calma, o cemitério ainda não está cobrando pelas visitas. Falo da exposição “Corpos: a Exibição” que está gerando a maior polêmica nos Estados Unidos. A exposição, feita com 20 cadáveres conservados por uma longa técnica de ressecamento com acetona e preenchimento a vácuo com silicone, mostra as partes internas do corpo humano sem a pele. Uma aula de anatomia e tanto! Mas tem muita gente achando que é falta de ética (mesmo não dando para identificar nenhum cadáver). Além dos corpos há também pedaços de órgãos humanos e até fetos.

De um lado tem as pessoas que consideram a exposição maravilhosa devido, entre outras coisas, ao tempo de preservação dos corpos que podem demorar um ano para ficarem prontos; de outro há os que acham um absurdo e saem profundamente perturbados e ofendidos do salão. A questão é pessoal. Para estudantes de medicina, por exemplo, a exposição irá mostrar o que a maioria só conhece por fotos ou teoricamente e poderá ajudar e muito na profissão, mas para o cidadão comum talvez não faça diferença alguma, traga apenas um mal-estar, afinal a morte não é algo fácil de ser lidado e sempre gera muita polêmica.

Cabe a cada um saber o estômago que tem e o que uma exposição deste tipo irá afetar nele...
Ah... e, é claro, no bolso...


*Foto do site imakinária

domingo, dezembro 25, 2005

 

O que é o que é?


Loira, bonita e com uma arma na mão?
Moradora da rocinha que não é....
Humm... seria um daqueles filmes americanos em que tem uma heroína que salva todo mundo?
Não, acho que não, a roupa dela não é justa o suficiente para ser uma heroína. O que será então?? Dá uma dica! Dá uma dica!

Dica: É um filme de ação.... mas também tem conteúdo.

Droga, não ajudou muito. Vou ter que entrar no Laboratório do Cinema e descobrir...


 

Relevância sensacionalista

Com objetivo contrário ao da agenda-setting que predomina na data de hoje, irei tratar de um assunto sério e preocupante no jornalismo brasileiro: Desde quando o fato de algum artista ser bissexual ou homossexual se tornou tão relevante para o público leitor, a ponto de sair estampado na capa da própria revista, com destaque máximo?

Para quem ainda não sabe ou não teve a oportunidade de ver a capa da Revista Veja de duas semanas atrás, o veículo estampou diretamente na capa a revelação da cantora Ana Carolina sobre o fato de ela ser bissexual. Essa era a reportagem mais importante de toda revista, que foi originada a partir de uma entrevista concedida pela própria cantora. Para os mais ingênuos, a atitude da Veja pode até figurar como uma tentativa de naturalizar ainda mais a aceitação ao público gay existente no país, o que de certa forma se efetua. Mas eles pareceram não se dar conta da relevância que deram à intimidade particular de uma cantora, com direito a holofote e tudo mais, desviando do propósito direto do jornalismo e partindo para o sensacionalismo descarado.

A reportagem em si foi muito bem escrita, traz dados bastante interessantes sobre o público GLS (Gays, lésbicas e simpatizantes) no Brasil, além de provar através de depoimentos de especialistas sobre como a sexualidade já não é mais um tabu para o jovem brasileiro. Mas isso não justifica estampar o rosto de Ana Carolina na capa da revista, com a afirmação “Sou bi, e daí?”. A sexualidade dela, embora ela queira assumir, não diz respeito a ninguém. Ninguém terá sua vida transformada por realizar que uma das mais queridas cantoras da MPB é bissexual. Isso não é notícia digna de ser a mais importante de uma revista em um país onde há tantos outros problemas a serem denunciados. Nunca foi! Essa atitude coloca a cantora numa roda-viva de comentários (benéficos e maléficos), que não gera nenhum efeito sobre nenhum habitante desse país, a não ser à própria Ana Carolina.

Nessa edição, a Veja não se diferenciou um pouco sequer das revistas que tratam de novelas, artistas e fofocas.

sábado, dezembro 24, 2005

 

Feliz natal...



Nós do Conexo desejamos a todos os nossos visitantes um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e alegrias!!!!

 

Imagem não é nada? 2

O mesmo jornal de Maringá que escreveu a reportagem ontem, 23, sobre a má impressão que os moradores de rua causam na cidade, hoje escreveu outra reportagem, mas dessa vez, com um foco diferenciado.

Na verdade a reportagem de hoje pareceu mais um complemento da anterior do que outra coisa; pois trouxe fatos realmente importantes, como as ações da prefeitura para resolver o problema e até entrevistou a diretora do Centro de Referência da Criança e do Adolescente, Eloacy Maria Prado Tavares, que disse que o problema não tem solução imediata (mas ao menos já falam em solução, não é mesmo?). A nova reportagem deu uma visão mais ampla à complexidade do problema, ao contrário da anterior, que apresentava apenas um dos sintomas deste mal social (e talvez o menor).

Pelo visto, parece que eles perceberam isso...

 

Imagem não é nada?

Um jornal de Maringá publicou uma reportagem ontem, 23, falando que o número de moradores adultos de rua na cidade saltou de 35 para 90 em apenas três anos. O que chamou minha atenção na reportagem é o foco dado por ela. Ao invés de trazer formas de como melhorar este problema, ou de tentar saber o porquê do aumento de moradores de rua neste ano, a reportagem apenas mostrou como tais visitantes são incômodos e indesejados.

Foram entrevistados comerciantes, consumidores e até um flanelinha e um vendedor de balas, mas a reportagem se limitou apenas a mostrar a imagem negativa que Maringá está passando aos seus turistas e como a concorrência no ramo “pedinte -vendedor de bala - guardador de carro” aumentou na época de final de ano. A questão é que qualquer um que dê uma volta pelo centro maringaense pode perceber tudo que foi descrito pela matéria e o que realmente as pessoas gostariam de saber foi omitido, ou seja, qual a solução do problema.

E eu não digo solução do tipo “tampar sol com a peneira” ou, em outras palavras, “mandar tudo pra Sarandi”, falo de soluções de verdade. O que a matéria mostra são projetos que já existem, mas que pelo visto não estão fazendo muito efeito, já que o número de moradores de rua não parou de crescer. Na verdade, o repórter não pareceu muito preocupado com a questão social, mas em manter a BOA APARÊNCIA da cidade (o que, na minha opinião, reflete a real e única preocupação dos moradores maringaenses que, em sua maioria, pertencem à classe média e média/alta).

É... e ainda tem gente que diz que imagem não é nada... se fosse assim não teriam espalhado uns famosos outdoors Brasil afora mostrando Maringá como a cidade mais segura do Brasil...
mas isso é outra história...

*Foto retirada do site zonalibre

quinta-feira, dezembro 22, 2005

 

Ponte d'água na Alemanha


A foto acima foi tirada de algum ponto sobre a ponte alemã que passa sobre o rio Elbe e liga os canais Elbe-Havel e Mittelland.

O audacioso projeto demorou mais de 80 anos para ficar pronto. Em 1919, a idéia era fazer duas "ruas d'água", mas foi só em 1930 que começaram a tentar pôr em prática os desenhos e cálculos. Só que o projeto teve que ser interrompido por um tempo por causa da Segunda Guerra Mundial, em 1942. Depois ainda teve a Guerra Fria na Alemanha, que fez com que o projeto andasse devagar quase parando. Finalmente, com a reunificação das Alemanhas em 1990, o pessoal retornou às obras para que, seis anos depois, terminasse a ponte.

Foram gastos 24 mil toneladas de aço e meio milhão de euros para a construção da ponte d'água que mede 918 metros de extensão.

Segundo a agência de notícias Associated Press, o Ministro dos Transportes alemão Manfred Stolpe disse que "a ponte é importante para a região, pois além de ajudar no transporte também é um ótimo atrativo para o turismo.”

*Foto que circula na internet, recebi por e-mail.

 

Para tudo!


E a cidade que nunca para, dessa vez parou... parou pra ver a banda TRIcolor passar...Veja como foi essa festa no
Em Jogo

quarta-feira, dezembro 21, 2005

 

Será que nasce um novo Drauzio Varella?


O médico Décio Basso (48) foi transferido ontem da 9ª Subdivisão da Polícia Civil para Penitenciária Estadual de Maringá, ele foi condenado em 2001 a uma pena de 14 anos em regime fechado por planejar o seqüestro da filha de outro médico.

Desde sua primeira noite preso, no dia 6 de fevereiro de 2001, o médico fazia atendimentos como cirurgias e ensinou um preso para ser seu enfermeiro, no total foram 3 mil atendimentos e aconteciam em um consultório improvisado em uma cela reformada e todos os atendimentos eram registrados em um prontuário.

Quando um médico é cassado, ele é impedido de exercer a profissão, caso isso ocorra o crime é caracterizado como exercício ilegal da profissão com pena de seis meses a dois anos de prisão. Isso explica o fato do médico ter sido transferido.

Basso é especialista em geriatria e formou-se me 1983 em Florianópolis e tem em seu currículo atualizações em Harvard, e os planos para logo que sair da cadeia é voltar a exercer a profissão além de escrever um livro com sua experiência na cadeia.

Agora nasce um novo “Drausio Varella” na versão detento, não há problema em ele exercer sua profissão dentro da cadeia, desde que forma ética, e lembrando que o mesmo não foi preso por prática irregular da profissão e sim por planejar um seqüestro e isso não põe em questão seu profissionalismo. Assim como um preso trabalha na penitenciária para reduzir sua pena, o médico pode fazer o mesmo, oferecendo seus serviços aos detentos e diminuindo sua pena, além de evitar problemas com transferência de detentos aos hospitais.

Depois de “Estação Carandiru”, livro do médico Drauzio Varella sobre as histórias que presenciou na época que era médico da prisão, pode vir o “Estação Cadeião” do médico Décio Basso seguindo e mesma linha do livro já citado.

* Imagem retirada do site Uol Personalidades

terça-feira, dezembro 20, 2005

 

Jingle bell


Aproveitando a chegada da data natalina, o Turismo & Cia falará um pouco sobre a terra do Papai Noel, a Finlândia. Confira!

segunda-feira, dezembro 19, 2005

 

Um amor pra recordar... e comemorar!



Pra todo brasileiro futebol sempre foi sinônimo de paixão, de emoções fortes que trilham a tênue linha entre o amor e o ódio. A raça, a garra e a vontade de ganhar que fazem o torcedor ir das lágrimas ao delírio em apenas uma palavra; Gol.

Porém essa relação de amor se torna mais intensa sobre alguns aspectos, e em certas circunstâncias. O São Paulo e o Mundial Interclubes/Libertadores é o maior exemplo dessa relação de paixão enlouquecida entre um time e um torneio. É visível no rosto do torcedor a satisfação e o sabor por cada vitória, por mais um obstáculo vencido de forma sofrida ou branda, mas nunca tranqüila. Batalhas que criam em seu desenrolar heróis, nomes que ficam guardados na memória do torcedor pela sua garra, competência, humildade... Lugano, Rogério Ceni e Mineiro.

O São Paulo, buscou, lutou e se preparou... abandonou o campeonato Brasileiro em meio ao seu andamento, como se nada mais importasse. Foi criticado, não pela torcida que tinha, assim como o time, um único foco: o tricampeonato Mundial. Foi arriscado, o time foi para o tudo ou nada, chegou à final diante dos então favoritos e invencíveis ingleses, que não levavam se quer um gol à 11 jogos. Mas como se fosse ironia do destino, aquele rapaz franzino, baixinho que muitos chamam de carrapato pela sua forte marcação mostrou habilidade de artilheiro ao entrar de ladrão por de trás da zaga inglesa e com calma arrematar pro gol, abrindo o caminho pro tão esperado título.

Assim como em toda a grande história o sofrimento acompanhou o torcedor, até os instantes finais, e através dele forjaram-se os heróis da partida... o goleiro-artilheiro, a muralha uruguai... um a um com sua parcela de responsabilidade, que ao pesar razoavel não tenham sido tão brilhantes, mas aos olhos da torcida foram unânimes, guerreiros que lutaram até o fim pelo bem maior que da pátria são-paulina.

E ao som do apito final, a explosão num grito que estava entalado há 13 anos... É campeão! É campeão! E hoje todos os tricolores – mais “tri” do que nunca – vão dormir felizes, com uma alegria tamanha... àquela que sentimos depois de uma grande conquista, de um amor correspondido. É a certeza de que todo o empenho, todo o sofrimento e forças gastos desde o inicio do ano, foram recompensados naquele instante.

Tudo ao som de uma só voz que ecoa pelas três dimensões do universo: TRICAMPEÃO!!!

*Parcial relato de mais um tricolor apaixonado.

Foto Terra

 

Perfeição à brasileira


O trabalho de Carlos Miele mostra a veia brasileira na moda internacional.

Veja na coluna In Vogue

domingo, dezembro 18, 2005

 

Mudança

O ano de 2006 ainda nem começou e já há o que comentar sobre o que irá acontecer no curso de jornalismo do Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Eis o fato: As próximas duas novas turmas, que irão iniciar o curso no ano que vem, obedecerão a uma nova grade de disciplinas, que preza pela prática jornalística desde o 1º ano. E isto pode ser bom ou ruim.

O primeiro ano do curso deve inteirar o acadêmico sobre a área na qual se pretende atuar, dar-lhe embasamento teórico – para que seja possível a análise crítica dos preceitos sociais – e, se possível, aliar tais fundamentos com a própria prática. No entanto, fazer da prática o tópico mais importante de uma grade curricular, para o início do curso, pode colocar em segundo plano justamente o fator intelectual que serve de base sólida para o acadêmico de jornalismo. Digo isto, pois, para se efetuar a prática propriamente dita, é necessário demandar muito tempo para que haja sua consolidação e, neste aspecto, o respaldo teórico pode adquirir uma relevância menor.

Analiso essa mudança com um certo ceticismo – e é necessário que eu o admita. O curso em si já é técnico demais a partir do segundo período, e se não houver, no primeiro ano, uma boa instrução no campo teórico, o profissional que irá se formar poderá não ter a mesma percepção analítica dos outros beneficiados com uma aprendizagem teórica mais rígida. Eis um fato que deve ser analisado com cautela. Para o exercício da prática em si há os três anos finais do curso para tal dedicação e, portanto, o primeiro período não precisa ficar tão focado no quesito de tal exercício.

A teoria é tão importante e valiosa no jornalismo que existem universidades que focam o curso inteiro na formação de um profissional-intelectual, como a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UFPG). Não precisamos chegar a esse extremo, de buscarmos unicamente a teoria, mas também devemos evitar cair no outro extremo, focados unicamente na prática.

sábado, dezembro 17, 2005

 

Nada de subestimação!


Muitos subestimaram Madonna quando ela iniciou a turnê "Drowned World", em 2001. Diziam que esta seria a última grande turnê da rainha do pop. Enganaram-se.

O show, por sua vez, é o destaque dessa semana no Estúdio Musical. Não deixe de conferir!

 

O emprego perfeito

Façamos uma rápida enquete:

“Quem gostaria de trabalhar nas férias, do dia 13/12 a 15/02?”

Provavelmente ninguém, mas... e se para tanto você recebesse o seu salário em dobro, contando com o 13° e mais benefícios no término desse ano e início do próximo? Em valores aproximados chegando a mais de 25 mil reais?!
Ah... e um detalhe principal, durante esse período você não será obrigado a comparecer no local de trabalho... e continuará a receber normalmente.

Perfeito! E o melhor de tudo é que esse emprego existe, e ano que vem ele abrirá vagas... mas é lá em Brasília. Quem tiver interesse favor se candidatar a deputado ou senador nas próximas eleições, em outubro de 2006.

Isso mesmo, pra quem não está sabendo, embora a câmara e o senado estejam trabalhando em regime de convocação extraordinária e seus parlamentares recebendo salários em dobro e todos os benefícios acima citados, somente aqueles que fazem parte das CPIs dos Bingos e Correios, Comissão Mista do Orçamento e do Conselho de Ética, vão ter de comparecer realmente às sessões durante esses 90 dias.

São coitados e heróicos 279 pobres políticos que terão de “trabalhar” nessas férias para poder justificar os outros 315 parlamentares que estão – pasmem – dispensados de comparecer a Brasília, por não ter o que fazer por lá...
É... realmente o país está ótimo, por que precisaria de tanta gente pra trabalhar por ele? (isso eu começo a me questionar seriamente).

Bom, mas se nós conseguimos essa semana anunciar o pagamento da dívida com o FMI no valor de 15 bilhões, também conseguiremos 15,2 bilhões para cobrir esses gastos com nossos parlamentares, que tão bem nos representam.
O que são bilhões, senão um número seguido de alguns zeros (R$15.000.000.000).

E o mais interessante foi que a desculpa dada pelo Presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB – SP), foi da necessidade de se acelerar a votação do Orçamento...
Por que será??

*Foto Terra

sexta-feira, dezembro 16, 2005

 

Perdendo a memória...

Excesso de trabalho, atender telefonemas, responder a e-mails, ler jornais e revistas eletrônicos, entregar a tarefa que o chefe está cobrando, presente dos filhos, recado da esposa ou do marido... Com tanta coisa para lembrar, fica difícil não se esquecer do que você ia fazer minutos atrás. A memória começa a “dar brancos” constantemente. Devido ao fato de ter me esquecido de publicar minha matéria hoje até o horário limite (12h), resolvi pesquisar o que acontece com a nossa memória nesses casos.

Segundo matéria publicada no site da UOL, a memória é dividida em três componentes: a imediata, a intermediária e a remota. A imediata diz respeito a fatos recentes próximos (de horas e poucos dias). A intermediária diz respeito a fatos de semanas e meses e a remota se refere à fatos antigos, do passado. Os fatos antigos naturalmente têm mais tempo de se fixar em nosso “banco de dados” e daí a sua melhor fixação, o que não ocorre com fatos recentes, que tem pouco tempo para se fixarem e ainda podem ter sua capacidade de fixação alterada por razões relacionadas a variações de estado emocional ou a problemas de ordem física. A perda de memória pode estar associada com determinadas doenças neurológicas, com distúrbios psicológicos, com problemas metabólicos e também com certas intoxicações.

Existem hoje o que chamamos de clínicas de memória, onde o indivíduo é reestimulado a prestar atenção nos detalhes. O detalhe é um fator mnemônico que leva a informação a possuir uma rede de busca ampliada. Essas pequenas oficinas de memória como as que existem no Hospital das Clínicas, por exemplo, permitem ao indivíduo descobrir formas de guardar os elementos de seu cotidiano, evitando a perda de memória e o constrangimento que isso traz. Se você sofre desse mal, aproveite as dicas de um artigo publicado em um site sobre tratamento contra a perda de memória.

*Foto meramente ilustrativa

quinta-feira, dezembro 15, 2005

 

E como ficou a torcida?
















Foi no sufoco mas foi... o Tricolor passa pelo Al-Ittihad, e vai a final do Mudial Interclubes da FIFA. E como fica o coração do torcedor depois de um teste como esse?

Confira no Em Jogo

quarta-feira, dezembro 14, 2005

 

O show da política

A população de Maringá vem acompanhando nos últimos tempos um show de problemas na área política do município, isso vem acompanhar o show que vem acontecendo com a política nacional.

Na política nacional temos três CPIs em andamento, a dos bingos, correios e mensalão, e até agora nenhuma teve a previsão de um fim e sim de prolongamento, está se estudando a extensão do processo para as férias dos deputados, isso além de gerar mais despesas com pagamento de salários e hora extras não resolverá nada para as CPIs, aliás servirá só para encher bolso de deputado e distrair a população, pois enquanto isso já está em processo a aprovação do fim do 13° salário e licença maternidade e o aumento do salário dos deputados.

Em Maringá a situação não é muito diferente, assistimos a vereadores pedindo CPI, outros manipulando sua formação, outras derrubando e outros até tendo a visão do fim e pulando fora do barco e retirando requerimentos e assinaturas, além da abertura de investigação do ministério público sobre o nepotismo, que apresenta 25 parentes de vereadores trabalhando na Câmara, a saúde caminha num rumo de crise com a greve dos servidores municipais da secretaria de saúde.

Neste show todo deve-se pedir a atenção da população e a mídia em geral sobre o que se passa por trás disso tudo, o que está acontecendo com leis, licitações, compras e nas outras secretarias não envolvidas, não se deve abandonar os casos citados a cima, mas não se deve abrir os olhos para eles e se esquecer dos outros problemas ou até possíveis problemas, que quando percebermos será tarde demais para reclamar.

Todo esse show de luz e fala da política é um chamariz para chamar a atenção da mídia e automaticamente do público, são feitos para chamarem a atenção e não resolver problemas e mostrar resultado a população, estas são as formas de manipulação concentradas nas mãos do governo, cabe a população de desviar delas.

terça-feira, dezembro 13, 2005

 

Vai um suquinho aí?

Que o refrigerante faz mal, engorda e blá blá blá, todo mundo já sabe, não é? Mesmo que não se saiba exatamente o mal, sabe-se que um suco é muito mais saudável. Pois bem, então já que você já sabe tudo isso, vou pular essa parte do “blá, blá, blá” e dizer como você pode utilizar os sucos como aliados à sua saúde e porque não, à estética. Portanto, aproveite que você está de férias, sem muita coisa para fazer e coloque a mão na massa, quero dizer na fruta!

Para quem andou muito estressado com as provas ou ainda está nervoso com as notas ou com aquele parente chato que sempre confunde seu nome e que vem te visitar no Natal ou ainda com os presentes que você tem que comprar do amigo secreto, nada de se “afogar num copo de cerveja”, como fez nosso amigo Alexandre Pires, pois para isso, nada é melhor do que um suquinho de maracujá, um calmante natural, que não lhe trará nenhum efeito colateral e nem te deixará inspirado a ponto de fazer um pagode.

Agora se o suco de maracujá não funcionar e você estiver com insônia de tanta preocupação, agonia ou tédio porque não tem nada mais pra fazer, é só tomar um suco de pêra e banana associados com alface, o gosto pode até não ser dos mais agradáveis, mas é batata! (não, a batata não vai na receita, é só uma força de expressão....hehehe). E se o nervoso prender o intestino, suco mamão resolve seu problema.

Mas se a preocupação é a estética e não há outra coisa na sua cabeça além de praia – piscina – sol e querer se ver livre das tão temidas celulites, pode malhar, passar gel (aqueles que sempre vem quando você compra qualquer coisa por telemarketing), mas tome também um suco de abacaxi, maçã, cenoura e gengibre, que este será um importante aliado no combate à celulite. Mas não exagere nas dietas, afinal a saúde vem em primeiro lugar e a estética é apenas uma casca e importa mais o que está dentro do que o que se apresenta do lado de fora. Porém, se tiver exagerado na dose e tiver princípios de anemia, um suco de laranja batido com couve ajuda a combater a anemia, devido à presença de ferro e vitamina C (que ajuda o organismo absorver o ferro).

Bom, essas foram algumas dicas de sucos para se manter sempre saudável e refrescar nesse verão. Agora é só bater no liquidificador e aproveitar!

Foto do site Eu Bloggo

domingo, dezembro 11, 2005

 

“ Eu quero muito mais amor pra você...”


A Banda Planta e Raiz está preparando o seu novo trabalho, o CD/DVD “Gueto do universo”, que em que a música título do trabalho contou com a participação do vocalista do Charlie Brown Jr, o Chorão. Não deixe de conhecer no Estúdio Musical um pouquinho da trajetória do que é considerado um dos maiores nomes do reggae nacional....

 

Suspense de qualidade


Scott Derrickson caprichou. Em sua adaptção para os cinemas do famoso caso de tratamento exorcista que foi levado aos tribunais norte-americanos, o diretor soube dar à trama todo o suspense e tensão que rondou o julgamento do padre acusado do assassinado da jovem Emily Rose, através de um ato exorcista.

Confira detalhes da produção "O Exorcismo de Emily Rose" na coluna
Laboratório do Cinema.

 

Em resumo...

• Roberto Carlos está com tudo. Os anos passam, passam e passam e o cara tem, todo santo ano, o seu especial na grade de programação da Rede Globo. Para quem acredita em imortalidade – da música, é claro – vale a pena conferir.

• Tom Cruise lidera a lista das celebridades mais inúteis de Hollywood, formulada pelo site norte-americano “Filmthreat”. Ai deles se conhecessem alguns brasileiros que viraram celebridade justamente por serem inúteis.


• A nova Miss Mundo é islandesa! Fora isso, nenhuma novidade. O choro foi o mesmo de sempre e a maquiagem foi borrada do mesmo jeito, o que revelou a verdadeira aparência da vencedora.

• A Rede TV finalmente conseguiu se livrar do apresentador João Kleber, agora desempregado e consideravelmente revoltado com a demissão. Pontos para a emissora!


• O programa “Casamento à Moda Antiga”, que irá confinar 12 pessoas desesperadas para desencalharem dentro de uma casa e que será exibido pelo SBT a partir de hoje, andou prometendo cenas picantes para atrair telespectadores interessados em sacanagem. Eu só fiquei na dúvida sobre uma coisa: antigamente, quando os casamentos ainda eram mais conservadores, as cenas picantes não vinham somente depois da cerimônia de enlace matrimonial?

• Ainda sobre o novo reality show do SBT, “Casamento à Moda Antiga”, alguém reparou que um dos candidatos a noivo, o Sandro, é bem parecido com o dono da emissora?



*Foto retirada do site SBT.

sábado, dezembro 10, 2005

 

Provocações presidenciais

E o discurso do Lula vem dando o que falar...
A declaração dada pelo presidente, na reunião que marca a entrada da Venezuela no Mercosul, teve grande repercussão no cenário político nacional. A “tucanada” ficou alvoroçada ao ser comparada com a oposição de Hugo Chaves, que já lhe deu dois golpes de Estados, até presente instante.

Vários oposicionistas se viram na obrigação de rechaçar a acusação de golpista, e encararam isso como mais uma daquelas velhas “besteiras presidenciais”. No entanto parece que isso foi o necessário para encerrar a pseudo-trégua que existia em Brasília... e pelo visto vai sobrar pro Palocci, que será espontaneamente obrigado a prestar depoimentos na CPI do Fim do Mundo (como vem sendo chamada a CPI dos Bingos).

Já no cenário internacional, a pequena cutucada do presidente não está sendo levada tão em conta assim, mas jornais com o “Finacial Times” prezam pela importância da entrada de um país como a Venezuela para o Mercosul, já que ela é um dos grandes produtores mundiais de petróleo. E como a entrada Hugo Chaves, para o grupo irá politizar o bloco do cone sul.

Provocações à parte, e ideologias também, a adesão da Venezuela parece ser um ponto positivo para o semi-morto Mercosul, e mais um obstáculo para a criação da Alça. Tio San que não deve estar muito contente. Agora é esperar pra ver no que vai dar.

sexta-feira, dezembro 09, 2005

 

Lula, talvez ainda não chegou sua hora!

“De fato, o núcleo do governo parece acreditar que é possível fazer um governo em alguma medida à esquerda sem um choque com os ‘mercados’ e os capitais [...]” (GUIMARÃES, 2003, p. 195)

Guimarães (2003) diz ainda em sua obra, que está claro que é o crescimento das manifestações e das mobilizações populares que pedem correções fundamentais nos rumos do governo, que nos permite acreditar que a esperança ainda não morreu. No entanto, o governo atual não tem procurado contar com a mobilização social para reforçar as propostas progressistas de mudança, pois o que Lula vem pedindo ao povo é paciência e não mobilização.

Brossard (1992, p. 189) diz que a publicidade é organizada de tal forma capaz de criar impactos profundos na opinião pública de todo o país, com possibilidades de mudar a feição dos fatos, e, distorcendo-os, viciar o julgamento popular. Tudo isso pode acontecer em instantes, devido aos poderosos meios de difusão de pensamento.

Muitos meios de comunicação, apoiaram a campanha política, tanto no governo de Collor como no de Lula, mostrando apenas pontos positivos de ambos. Porém, quando começou a surgir crises relacionadas com os partidos, esses meios passaram a publicar matérias induzindo seus leitores a pensarem no fim do mandato em ambos os casos.

Apesar de todo esse poder de manipulação, é possível resistir fazendo uma análise de tudo que se consome dos meios de comunicação de massa. A experiência do impeachment vivenciada no Brasil nos permite pensar que ele é incapaz de realizar os fins de organizar um regime democrático, que lhe foram assinados pela constituição que, segundo Brossard (1992, p. 199), não asseguram a responsabilidade política do Presidente da República.

É... talvez ainda não chegou a vez do presidente Lula ser retirado do trono!

*Foto de divulgação

quinta-feira, dezembro 08, 2005

 

E o futebol brasileiro como vai..


E como anda o futebol barsileiro nessa semana??
Dê uma passada no Em Jogo e descubra...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

 

CPI é a solução?


A CPI do mensalão, dos correios e dos bingos tem se mostrado um grande revelador de segredos, a cada dia que passa se descobrem novas fontes de dinheiro, valores de caixa dois, deputados e empresas envolvidos e outras coisas, já não há solução para um caso que já esta com cheiro de pizza, enquanto somente dois deputados não comerão da mesma.

A situação local esta indefinida com a brincadeira de fazer ou não a CPI, estão no duelo de Hamlet (Shakespeare) que em vez de “ser ou não ser” é “fazer ou não fazer, eis a questão”, a tentativa agora é anular a abertura da CPI, que foi indeferido pelo Tribunal de Justiça.

Ambas, instaladas ou não, provavelmente terão um único destino, a pizzaria, se a cada dia que passa se descobre mais falcatruas e não se consegue punir ninguém, a outra instalada ou não ruma o mesmo caminho de não se encontrar os culpados, mesmo que isso seja bem evidente nos casos citados.

Mas tudo também pode cair no esquecimento, o governo em todas suas esferas é um poder muito ágil, inventa-se coisas para serem noticiados com mais evidencia, assim o público esquece os fatos e escândalos ocorridos no governo, por isso devemos ver depois da aftosa ter sido erradicada no Brasil, como ela voltou tão rápido e principalmente no Paraná, onde poucos dias atrás várias suspeitas deram resultado negativos e agora houve novas suspeitas.

Para quem não acredita no poder de persuasão do governo e a manipulação da mídia, basta ver um clássico que mostra esse caso, o filme “Mera coincidência” mostra bem esse poder oculto aos olhos do público.

* Imagem do filme "Mera Coincidência" retirada do site KBS.

terça-feira, dezembro 06, 2005

 

É fascinação...


Conheça a Grécia, esse país de águas tão azuis, berço na nossa
civilização, com seus Deuses, Deusas, mitos e guerras. A terra natal
de Sócrates, Aristóteles e Platão têm todas as características de um
paraíso. Não perca a coluna Turismo & Cia com Fernanda Sordi.

 

Bruxa de uma perna só?

O hallowen está com os dias contados aqui no Brasil. No início do ano que vem, integrantes da Sosaci, Sociedade dos Observadores de Saci, irão até Brasília entregar ao ministro da cultura, Gilberto Gil, um abaixo assinado pedindo que o dia 31 de outubro seja o dia do saci e seus amigos. Essa medida já foi tomada em São Paulo, mas o objetivo é que a data seja nacional.

A idéia é valorizar a cultura brasileira ao invés da americana, que já influencia os brasileiros em quase tudo, desde ao que comemos, passando pelo que vestimos até o que falamos e porque não, o modo como pensamos. Pode parecer exagero, ou até mesmo nacionalismo, mas a questão é: se não preservarmos nossa cultura, quem o fará?

Talvez pelo fato de nosso país ser uma mistura completa e maluca de raças, nós tenhamos nos acostumado a achar que a cultura do outro é melhor do que a nossa, e com isso ficamos cegos frente à obras, muitas vezes brilhantes, que nossos conterrâneos fazem. E nem adianta dizer que odeia o Brasil porque só tem corrupção, violência e blá, blá, blá, porque parafraseando o que o promotor do meio-ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert disse, “a sociedade tem o governo que merece”, então, faça algo antes de reclamar.

Mas enfim, se o projeto for aprovado, ano que vem as pessoas terão que trocar a fantasia de bruxa pelo cachimbo e o gorro vermelho. Pelo menos o comércio não vai ter do que reclamar... vai continuar a lucrar.

segunda-feira, dezembro 05, 2005

 

Tendência para primavera/verão 2006 na moda praia

Este é o terceiro e última edição sobre as tendências para a moda primavera verão 2006, e com a chegada do verão e as férias vamos falar da moda mais procurada neste fim de ano, a moda praia que entrará na bagagem de quem vai curtir as férias, verão e o fim de ano no litoral brasileiro.

Veja na coluna In Vogue

domingo, dezembro 04, 2005

 

Santificadas sejam nossas editoras



Incentivo à cultura: As editoras de livros brasileiras bolaram um plano para incentivar a leitura e o aprendizado de uma segunda língua no Brasil. A estratégia consiste no aumento abusivo do preço das edições nacionais de obras literárias mundiais, para que estas não tenham como competir com as versões originais, em suas línguas pátrias, que também estão à venda no país. Deste modo, os brasileiros que querem ler algum livro da literatura mundial precisam comprar a edição original da obra, que é muito mais barata e acessível, e, caso não saibam ler em inglês, francês, alemão, ou qualquer outra língua, que se virem para aprender e ler o que compraram!

Benevolente, não?

*Foto retirada do siteEspaço Acadêmico.

sábado, dezembro 03, 2005

 

Conheça um pouco a trajetória de sucesso da banda britânica, New Order. No Estúdio Musical

 

Terra pra quem?

Nesta terça-feira, dia 29, o congresso aprovou o relatório final da chamada CPI da Terra. Um documento que busca claramente impedir qualquer tentativa de reforma agrária no país.

Depois de derrubar a proposta inicial do deputado João Alfredo (PSOL –CE), a comissão aprovou um texto paralelo do pefelista paranaense Abelardo Lupion, que apresenta dois projetos: a classificação das “invasões” de terra como “atos terroristas”, e as ocupações, saques e depredações com “fins políticos” como “crime hediondo”. Além do indiciamento de toda a liderança do MST.

Então nos perguntamos: terra pra quem? Depois de tanto se discutir sobre a violência no campo, essa é a saída? Transformar um movimento social em um grupo de guerrilha? Seus líderes em criminosos, e sua atuação política na sociedade em atos criminosos?
A violência, por acaso, vem somente de um lado? Porque dentro desse projeto não se faz referência aos donos de terra que contratam pistoleiros, e que se impõem como forças vigentes onde o Estado se faz ausente.

Há certo tempo não se via uma mobilização tão descarada da elite, nesse caso agrária, para defender os “seus direitos”, como se o interesse comercial vigorasse sobre as leis institucionais de liberdade e igualdade que abrangem a todos os indivíduos da sociedade, sem distinção.

De certo não há somente “santos” dentro do Movimento dos Sem Terra, como em todos os lugares, sempre há os indivíduos que se aproveitam de uma causa. Porém não se pode minimizar e autoritariamente ignorar a força de um movimento social que expressa sim, a realidade e a grande necessidade que se há nesse país de uma profunda reforma agrária, como causa e conseqüência rural de uma melhor e mais igualitária distribuição de renda.

Deixar-se calar perante esse crime declarado, é fugir a sua responsabilidade como cidadão. Ignorar a miséria, as desigualdades e os problemas do país, por elas não te atingirem diretamente é negar sua própria humanidade e compaixão pelo próximo.

*Foto retirada do site ipsaa

sexta-feira, dezembro 02, 2005

 

Curiosidade para que? Não tem com o que se preocupar?


"Por uma dessas ironias do destino, a mulher mais rica do mundo escolheu São Paulo para viver. E casar. O conto de fadas começou em 2002 na Bélgica, quando ATHINA ONASSIS ROUSSEL se apaixonou pelo cavaleiro paulistano ÁLVARO AFFONSO DE MIRANDA NETO, o DODA. Herdeira de uma fortuna calculada em US$ 3 bilhões, ela mudou sua vida, aprendeu a falar português, alourou-se, emagreceu e livrou-se do ar de tristonha menina rica que a perseguia. Agora cuida pessoalmente dos preparativos da cerimônia marcada para 3 de dezembro. A imprensa do mundo todo está em polvorosa e começa a desembarcar na cidade. Os convites já foram distribuídos e a sociedade ferve de curiosidade.” (Revista Quem, on line)

Que sociedade é essa que dedicaria seu tempo a “bisbilhotar” a vida, ou melhor, a festa de casamento alheia? Com certeza não é a sociedade brasileira. Até mesmo porque, esta tem problemas sérios demais para se preocupar. Como por exemplo, as conseqüências causadas pela má distribuição de riquezas, que se reproduz quando a gente vê a questão da renda nacional, onde 10% das pessoas detêm 50% da renda, enquanto os 50% mais pobres têm menos de 10%. Essa é uma responsabilidade de todos nós, homens, mulheres, do país e do mundo, já que a fome alcança 800 milhões de pessoas em todo o planeta.

Segundo o economista Maurício Andrade, em 1993, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), pela primeira vez na história do país, assumiu a pobreza e a fome como sendo um dado real, apontando 32 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, recebendo menos de dois salários mínimos. O mesmo instituto de pesquisa, em 2001, atualizou o mapa da fome e apresentou 54 milhões de brasileiros com menos de dois salários mínimos. Atualmente, numa parceria com Ação da Cidadania, a Fundação Getúlio Vargas apresentou à sociedade o mapa do fim da fome 2 (atualizado), onde se constata a presença de 50 milhões de brasileiros na miséria, que recebem menos de R$79 por mês, individualmente.

Você que não foi convidado, mas está curiosíssimo para ver a festa de casamento cuidado! No dia da festa, o local estará blindado contra penetras. Todos terão de apresentar o convite magnético, que terá o nome e uma foto do convidado impressos. A preocupação com a segurança é grande, números publicados pela imprensa falaram em 350 seguranças, um para cada quatro convidados. Com tudo isso, é mais aconselhável ficar em casa e esperar para saber todos os detalhes do casamento por aqueles que não passam fome e têm tempo suficiente para se dedicar às fofocas.

* Foto de divulgação

quinta-feira, dezembro 01, 2005

 

Alguém duvidava?


Tem gente que acredita em Papai Noel, alguns em Saçi, e outros que o Ronaldinho Gaúcho não é o melhor do mundo... vai entender né!

Em Jogo

This page is powered by Blogger. Isn't yours?