terça-feira, dezembro 06, 2005
Bruxa de uma perna só?

A idéia é valorizar a cultura brasileira ao invés da americana, que já influencia os brasileiros em quase tudo, desde ao que comemos, passando pelo que vestimos até o que falamos e porque não, o modo como pensamos. Pode parecer exagero, ou até mesmo nacionalismo, mas a questão é: se não preservarmos nossa cultura, quem o fará?
Talvez pelo fato de nosso país ser uma mistura completa e maluca de raças, nós tenhamos nos acostumado a achar que a cultura do outro é melhor do que a nossa, e com isso ficamos cegos frente à obras, muitas vezes brilhantes, que nossos conterrâneos fazem. E nem adianta dizer que odeia o Brasil porque só tem corrupção, violência e blá, blá, blá, porque parafraseando o que o promotor do meio-ambiente de Maringá, Manoel Ilecir Heckert disse, “a sociedade tem o governo que merece”, então, faça algo antes de reclamar.
Mas enfim, se o projeto for aprovado, ano que vem as pessoas terão que trocar a fantasia de bruxa pelo cachimbo e o gorro vermelho. Pelo menos o comércio não vai ter do que reclamar... vai continuar a lucrar.