sábado, dezembro 10, 2005

 

Provocações presidenciais

E o discurso do Lula vem dando o que falar...
A declaração dada pelo presidente, na reunião que marca a entrada da Venezuela no Mercosul, teve grande repercussão no cenário político nacional. A “tucanada” ficou alvoroçada ao ser comparada com a oposição de Hugo Chaves, que já lhe deu dois golpes de Estados, até presente instante.

Vários oposicionistas se viram na obrigação de rechaçar a acusação de golpista, e encararam isso como mais uma daquelas velhas “besteiras presidenciais”. No entanto parece que isso foi o necessário para encerrar a pseudo-trégua que existia em Brasília... e pelo visto vai sobrar pro Palocci, que será espontaneamente obrigado a prestar depoimentos na CPI do Fim do Mundo (como vem sendo chamada a CPI dos Bingos).

Já no cenário internacional, a pequena cutucada do presidente não está sendo levada tão em conta assim, mas jornais com o “Finacial Times” prezam pela importância da entrada de um país como a Venezuela para o Mercosul, já que ela é um dos grandes produtores mundiais de petróleo. E como a entrada Hugo Chaves, para o grupo irá politizar o bloco do cone sul.

Provocações à parte, e ideologias também, a adesão da Venezuela parece ser um ponto positivo para o semi-morto Mercosul, e mais um obstáculo para a criação da Alça. Tio San que não deve estar muito contente. Agora é esperar pra ver no que vai dar.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?