quarta-feira, abril 05, 2006

 

O mercado não é o mesmo que a faculdade

Denúncias de corrupção, desvios, manipualção nos bastidores na tentativa de calar a imprensa, "jornalistas" que recebem dinheiro para não divulgar denúncias, jornalismo investigativo, boicote a jornalistas, entre outras situações que os acadêmicos de Jornalismo só ouvem falar na mídia nacional, mas que também acontecem bem aqui em Maringá.
De Andye Iore no blog Fatorama


Este trecho faz com que o autor, Andye Iore, estimule debates nas faculdades de Jornalismo de Maringá, segundo o autor o verdadeiro Jornalismo não tem nada haver com o “tom rosado” que os cursos passam.

E não tem mesmo, o mercado é muito diferente do que vemos no curso, primeiro ponto de partida, não é um mercado fácil, não se acha emprego virando a esquina, para isso é necessário muita batalha para se conseguir uma vaga em redação.

O mercado não é tão tolerante como os professores são e também tem uma visão totalmente diferente dos professores, o seu texto “acadêmico” de hoje pode ser elogiado pelo professor, mas o mesmo pode ser desprezado pelo editor do veículo, como você não tem os melhores textos em sala de aula, mas pode ser um jornalista brilhante no mercado de trabalho.

No mercado se trabalha com pessoas que nunca vimos na vida, então a camaradagem ou a escolha de colegas para o trabalho está fora da vida profissional, deve-se viver com isso, se não o profissional não se encaixa no mercado.

Há um abismo entre o curso e o mercado de Jornalismo, ou as faculdades passam a mostrar essa realidade ou o mercado vai ter que voltar com cara de faculdade.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?