sábado, março 25, 2006
Luz no fim da conta
O lucro é o objetivo principal de qualquer empresa. Metodologias publicitárias, e ressalvas ao capitalismo à parte, isto é um fato posto. E para tanto o que impera no meio empresarial é a máxima maquiavélica "os fins justificam os meios", como uma razão única e diretriz da ação burguesa no mercado. Explora-se o máximo e se gasta o mínimo.
Porém essa prática parece ter sido posta de lado no Pará. Numa iniciativa nova no país a Celpa (Centrais Elétricas do Pará), companhia responsável pela distribuição elétrica da região resolveu dar geladeiras para os seus clientes mais inadimplentes! É parece, mas não é brincadeira, é a mais pura verdade (confira matéria). E eles ainda não estão loucos.
Na verdade a conta é simples: a maioria dos inadimplentes estão nessa situação por gastarem mais do que podem pagar, e isso acontece não por falta de consciência da população, mas pelos eletrodomésticos em estado precário que consomem muita energia. Para se ter uma idéia, um dos funcionários da empresa diz já ter visto uma geladeira cuja porta era um cobertor! Esse tipo de situação aumenta a conta o que provoca a inadimplência e conseqüentes 'gatos' (ligações elétricas ilegais) na rede, que desperdiçam mais energia ainda.
Diante desse quadro a companhia achou melhor 'presentear' os clientes com eletrodomésticos, principalmente geladeiras, novos de baixo consumo, além de consertar as 'gambiarras' na rede. Porém os consumidores beneficiados têm de assinar um compromisso de não repassar o eletro e nem de fazer mais 'gatos'.
Com esse investimento a empresa pretende diminuir o desperdício, a inadimplência e os conseqüentes prejuízos decorrentes. Uma medida contrária a prática habitual do empresariado, mas que mostra claramente a possibilidade de se aliar lucro e benefício social. Um exemplo a se pensar.
Porém essa prática parece ter sido posta de lado no Pará. Numa iniciativa nova no país a Celpa (Centrais Elétricas do Pará), companhia responsável pela distribuição elétrica da região resolveu dar geladeiras para os seus clientes mais inadimplentes! É parece, mas não é brincadeira, é a mais pura verdade (confira matéria). E eles ainda não estão loucos.
Na verdade a conta é simples: a maioria dos inadimplentes estão nessa situação por gastarem mais do que podem pagar, e isso acontece não por falta de consciência da população, mas pelos eletrodomésticos em estado precário que consomem muita energia. Para se ter uma idéia, um dos funcionários da empresa diz já ter visto uma geladeira cuja porta era um cobertor! Esse tipo de situação aumenta a conta o que provoca a inadimplência e conseqüentes 'gatos' (ligações elétricas ilegais) na rede, que desperdiçam mais energia ainda.
Diante desse quadro a companhia achou melhor 'presentear' os clientes com eletrodomésticos, principalmente geladeiras, novos de baixo consumo, além de consertar as 'gambiarras' na rede. Porém os consumidores beneficiados têm de assinar um compromisso de não repassar o eletro e nem de fazer mais 'gatos'.
Com esse investimento a empresa pretende diminuir o desperdício, a inadimplência e os conseqüentes prejuízos decorrentes. Uma medida contrária a prática habitual do empresariado, mas que mostra claramente a possibilidade de se aliar lucro e benefício social. Um exemplo a se pensar.