sexta-feira, março 31, 2006

 

Maringá participa de Pró-Mob

Maringá é uma das cidades contempladas pelo Programa de Infra-Estrutura para a Mobilidade Urbana (Pró-Mob) e irá receber do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiamento de R$ 1,225 milhão para ser aplicado em obras de infra-estrutura. Além da Zona 10 – região compreendida entre as avenidas Tuiuti, Pedro Taques, Mauá e parte da linha férrea que percorre a avenida Colombo – o recurso será destinado também a obras na área central de Maringá, como afirma o secretário municipal do Desenvolvimento Urbano, Planejamento e Habitação, Jurandir Guatassara. Como contrapartida, a prefeitura vai aplicar no projeto R$ 155 mil, totalizando investimento de R$ 1,380 milhão.

Segundo Guatassara, no começo do ano que vem as obras já devem estar em andamento e, até lá, o projeto passará por uma série de análises financeiras. “Há um longo processo burocrático. Nós temos o prazo em torno de três meses para entregarmos toda a documentação para a Caixa Econômica, para que a gente possa assinar contrato com o BNDES, receber o recurso e fazer a obra. Tem toda uma logística de análise financeira e análise técnica para poderem emprestar o dinheiro ao município, porque isso é um dinheiro de financiamento, não é dado a fundo perdido”, esclarece o secretário.

Em entrevista concedida mês passado ao jornal “O Diário do Norte do Paraná”, o diretor de Trânsito da Secretaria dos Transportes (Setran) de Maringá, Luis Miura, diz que aproximadamente 70% dos atendimentos hospitalares ligados ao trânsito envolvem motociclistas e ciclistas na cidade. O objetivo do Pró-Mob é reduzir esse número de acidentes, realizando, entre outras obras, a pavimentação do trajeto dos transportes coletivos e a melhoria da circulação de pedestres e ciclistas. Os recursos do programa serão aplicados na recuperação de calçadas e ruas, oferecendo atenção especial a pessoas com deficiência, tanto visual quanto física, segundo informações publicadas no site do Ministério das Cidades, gestor do Pro-Mob.

As cidades participantes do programa puderam escolher uma ou mais modalidades, dentre as cinco apresentadas pelo ministério. Maringá selecionou a “Reurbanização ou Revitalização de Áreas Degradadas”, que exclui obras relacionadas ao transporte coletivo, abrangendo apenas a infra-estrutura da Zona 10 e da região central. “Tudo concentra-se basicamente na área central, onde se tem maior custo-benefício, e a Zona 10 porque é uma área importante para a cidade e que está se deteriorando progressivamente”, explica o secretário.

O especialista em engenharia urbana Antônio Miranda diz que além dessas áreas, muitas outras precisam de obras urgentes, principalmente as avenidas que ligam os bairros distantes do centro, pois nos períodos de pico o número de usuários de bicicleta é muito grande, causando congestionamento. Ele destaca a região próxima ao limite entre Maringá e Sarandi. “O número de bicicletas naquela área é assustador e não tem uma ciclovia para poder dar apoio.” Segundo Guatassara, a criação de uma pista exclusiva para ciclistas no eixo leste-oeste – de Sarandi até o centro de Maringá – também está incluída no projeto, que pretende reservar R$ 500 mil para a implantação de ciclovias e R$ 98 mil para o rebaixamento das guias. A outra parte do dinheiro será distribuída entre a recuperação e implantação de calçadas tradicionais e ecológicas, urbanização de canteiros centrais e espaços públicos, sinalização viária e dispositivos pré-fabricados para acesso a calçadas e canteiros.

Miranda reconhece que “não é barato interferir numa malha urbana” e por não haver quase nenhuma obra em relação à mobilidade social na cidade, os gastos são muito grandes. No entanto, ele diz acreditar que o governo deve continuar tentando alcançar o objetivo de melhorar a circulação social. “O poder público tem de aproveitar esse projeto e pedir mais verba para poder atender as outras áreas da cidade e até, quem sabe, tornar Maringá um exemplo de cidade com mobilidade dez para toda a população.”

*Foto de Sarah Ribeiro

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