terça-feira, março 14, 2006

 

TERÇA-FREELA

JOGOS OLÍMPICOS DE INVERNO
Natuza de Oliveira*

Duas semanas de puro espírito olímpico se passaram da bela (e sempre cansativa) cerimônia de abertura, a tocha Olímpica sendo acesa e as belas imagens de atletas e torcida. Mas você deve estar se perguntando: as Olimpíadas não serão apenas em Pequim em 2008? Sim... eu estou falando dos XX Jogos Olímpicos de Inverno na gelada cidade de Turim na Itália, que aconteceu em fevereiro desse ano. Atletas de 84 países disputaram medalhas em 15 modalidades..

Porém, a Olimpíada de inverno está longe de alcançar a popularidade da de verão. Pois para ter sucesso em esportes no gelo é necessário ter matéria prima abundante - o que é basicamente privilégio apenas de países do hemisfério norte.

Mas além do fator gelo, os esportes de inverno são, em sua maioria, truculentos, como o Hóquei, em que atletas vestidos com roupas pesadas até o pescoço mal conseguem ser reconhecidos pelo público. As transmissões
pela TV (no Brasil apenas pela TV a cabo) também perdem a qualidade devido à neve constante.

Alguns esportes como o Curling, em que um atleta desliza uma pedra de mármore e outros escovam o chão para que ela atinja o alvo, são muito estranhos para o público brasileiro. Já outros como o Snowboard (uma espécie de Skate na neve) e a patinação em velocidade trazem um pouco mais de dinamismo para os telespectadores.

Para “quebrar o gelo” a emoção e a graça entram em cena nas competições de patinação artística com homens, mulheres e casais; este ano vários deles utilizaram o samba em suas apresentações, o que empolgou o público presente.

Os países que dominaram as competições foram os mesmos de sempre: Alemanha, Estados Unidos, Canadá, Noruega, Áustria e Rússia. Surgiram também heróis como os americanos Shani Davis (que se tornou o primeiro negro a ganhar uma medalha de ouro individual), Shaun White (o adolescente que levou o ouro no Half Pipe com uma apresentação quase perfeita) e o italiano Enrico Fabris, que levou três medalhas para o orgulho da torcida local.

Para os brasileiros, a grande estrela foi a carioca Isabel Clark que ficou em nono lugar no snowboard, melhor performance brasileira na história dos jogos de inverno.

* A foto foi retirada do site do jornal O Povo


* Natuza de Oliveira é estudante do primeiro ano de jornalismo


O CONTEÚDO E AS OPINIÕES DO TERÇA-FREELA SÃO DE TOTAL RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES E NÃO REPRESENTAM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO CONEXO. SE VOCÊ TIVER ALGUM TEXTO E QUISER PUBLICÁ-LO AQUI, É SÓ MANDAR UM E-MAIL PARA conexo.conexo@gmail.com COM SEU NOME COMPLETO E SUA FORMAÇÃO/GRADUAÇÃO.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?