quarta-feira, novembro 23, 2005

 

Mídia e parcialidade, tudo a ver


Uma das utopias do jornalismo é de fazer um jornalismo imparcial, que ouça os dois lados de um fato, que investigue o todo para entender e passar as duas versões da melhora forma possível para os leitores, é claro que isso só fica nas academias, que pregam isso anualmente para seus acadêmicos, pois no mercado a coisa é bem diferente.

Você já começa sendo parcial na hora de escolher o que irá cobrir, prefere cobrir esporte do que economia, na hora de fazer as reportagens é parcial na hora de escolher suas fontes para compor a matéria, na hora de editar a história se repete pois você só coloca o que mais importa para você e seu único interesse, a matéria, no tanto que você só coloca as falas e dados que podem colocar sua matéria em destaque na editoria ou se tiver muito boa pode virar chamada de 1ª página ou manchete principal, a partir daí seu editor será parcial, pois escolherá a melhor matéria e irá retirar o que não estiver de seu agrado, e logo depois o dono do veículo, caso a matéria atinja algum de seus anunciantes ou amigos, a matéria terá um único destino, o lixo.

Quem pratica a imparcialidade no mundo capitalista de hoje só ganha uma coisa, as contas, isso mesmo o jornalista que sem experiência procura colocar em prática tudo o que lhe foi passado na academia para o dia-a-dia é mandado embora por muitas vezes ter publicado algo que prejudicou um grande anunciante do jornal, neste caso de parcialidade até o setor comercial do veículo entra para atrapalhar, já que é passado que setores comerciais e editoriais são separados e sem influências um sobre o outro.

Mas fica a pergunta o que há de bom na imparcialidade, bem ela garante a credibilidade do veículo ao apurar um caso, assim o veículo sendo lido como formador de opinião, tem uma camada maior de leitores, com isso o anunciante tem sua marca divulgado para uma gama maior de pessoas, gerando credibilidade e lucro para jornalista, veículo e anunciante.

Porém nem todos sabem disso e para quem acompanhar todos os veículos podem ver quem é ou não imparcial com os casos.


* Foto de Andre Kerterz retirada do site Templea>

Comments:
Não estaria havendo uma confusão entre parcialidade e ideologia? Ter preferência por determinado assunto, ter pré-conceitos e idéias inerentes, isso é ideologia, e dela nem o mais puro dos homens está livre. Agora, ser parcial é se embasar em fatos, e isso é perfeitamente (e facilmente) possível. Claro que, no mundo jornalístico, a acirrada busca pelo alarde corrompe muitos, mas, e aqui entra uma ideologia, é possível, sim, fazer jornalismo imparcial.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?