sexta-feira, novembro 18, 2005

 

Aborto legal?!

A comissão tripartite do aborto, instalada pelo governo para revisar a legislação, decidiu votar a minuta de um projeto que, se aprovado pelo Legislativo, legaliza a prática.

Segundo matéria publicada na revista Época, o aborto é, hoje, a quarta causa de mortalidade materna. Pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde, em junho, mostra que somente 11% da população defende que o aborto deixe de ser crime, porém a maioria é favorável aos casos de aborto legal (estupro e risco de morte para a mãe), assim como à ampliação para fetos sem cérebro, incompatibilidade com a vida e outros problemas graves.

Segundo Neusa Melo, coordenadora da Rede Feminista de Saúde, um dos maiores destaques nas conferências é a forma como a Saúde Pública deve lidar com os problemas provocados pelos aborto inseguros. Além dos problemas já conhecidos que um aborto mal feito pode trazer, as mulheres enfrentam também diversos transtornos mentais, diz ela.

Na luta de classes se compreende uma motivação generosa de defesa dos fracos contra os fortes, enquanto que no caso do aborto se dá precisamente o inverso: concede-se um poder arbitrário e absoluto aos mais fortes contra os mais fracos e inocentes, totalmente incapazes de se defenderem. Apesar de ser contra o método, em casos específicos, como os já legalizados no Brasil, sou a favor do aborto; uma vez que o nascimento da criança será prejudicial a ela mesma ou a mãe.

* Foto

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?