domingo, novembro 20, 2005

 

E a Ruanda? Como anda?

Antes de ler o texto a seguir, clique aqui e observe a fotografia que aparece.

A fotografia que você viu é considerada uma das melhores já realizadas pelo fotojornalismo. Assinada por James Nachtwey, a imagem foi realizada para a revista Time, e ilustra em cicatrizes um conflito social armado: a guerra civil que assolou a Ruanda, país localizado a sudeste do continente africano, no início da década de 90. Esse conflito dizimou mais de 1 milhão de pessoas em apenas cinco anos.

Ruanda é um país “independente” há 44 anos, e durante todo esse período a população local assistiu à morte de inúmeras pessoas, em decorrência das mazelas sociais comuns aos países pobres e também das epidemias que até hoje surgem por lá. As guerras civis que aconteceram colocaram em um embate o ódio e a hostilidade existentes entre dois grupos ruandeses: os Tutsis – de origem nobre – e os Hutus – em sua maioria, comerciantes.

A luta, que chegou a seu cume em 1994, foi pelo poder e pelo governo. Tutsis e Hutus são como partidos políticos que disputam uma eleição, mas a base de armas e muito sangue. Muitas pessoas precisaram se refugiar do país para que não fossem pegas, presas, torturadas e mortas pelos grupos das duas facções. Foi justamente em 1994 que Nachtway fotografou o homem da fotografia, com o rosto coberto de cicatrizes em decorrências dos conflitos e das torturas que sofreu. O rapaz era Hutu e foi mutilado por um outro Hutu, que estava desconfiado de sua lealdade à facção. O agressor pensou que ele era um simpatizante dos Tutsis.

A guerra civil pode até ter encontrado um momento de paz na atual Ruanda, mas existem muitos outros países mundo afora que vivem situações semelhantes. E, nesse ponto, a que se questionar: Onde está a Organização das Nações Unidas (ONU) quando algo clama uma providência urgente? De que adianta os líderes, os conselheiros e a própria existência da ONU se não há uma intervenção que cesse um genocídio desse quilate? E mais: Onde está a mídia que não noticia, que não apresenta, que não cobra tais atitudes da ONU e de organizações semelhantes e afins? Por que para a mídia países como a Ruanda não existem?

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?