domingo, janeiro 08, 2006

 

Globo de Ouro: a prévia do Oscar

A premiação do Globo de Ouro de 2006 irá acontecer no próximo dia 15 de janeiro, em Hollywood. Muitos críticos de cinema costumam analisar bem os destaques desse evento, uma vez que ele é considerado uma prévia da maior premiação do cinema norte-americano – o Oscar. E na próxima edição, o Brasil é representado por Fernando Meirelles, diretor do aclamado “O Jardineiro Fiel”, que arrancou suspiros dos críticos cinematográficos. Embora o filme seja norte-americano, com atores da mesma localidade, o diretor é brasileiro e já fez história ao dirigir “Cidade de Deus”, em 2003.


“O Jardineiro Fiel” conta com três indicações ao Globo de Ouro, nas categorias melhor filme, melhor diretor e melhor atriz coadjuvante (Rachel Weisz). O grande rival dessa produção é o favorito de toda a premiação, o filme “O Segredo de Brokeback Mountain”, do diretor tailandês Ang Lee, que foi indicado para sete categorias da premiação.


Para quem confia e acredita piamente na indicação e vitória de “2 Filhos de Francisco” como melhor filme estrangeiro no Oscar, as previsões do Globo de Ouro não são nenhum pouco animadoras. O filme que conta a história dos cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano sequer foi indicado para a categoria de melhor filme estrangeiro na premiação do dia 15 de janeiro. Para essa categoria estão indicados filmes da Palestina, Honk Kong, França, China e África do Sul,


O fato de “O Segredo de Brokeback Mountain” ser o favorito não é de se espantar. O filme foi o grande vencedor da última edição do Cannes e também o ganhador do Leão de Ouro no mais recente Festival de Veneza. Muito provavelmente, também será o favorito ao prêmio de melhor filme no Oscar de 2006. Se há alguma chance de “O Jardineiro Fiel” levar algum prêmio no Globo de Ouro, está provavelmente será na categoria de melhor diretor, o que já é um fato inédito para o nosso país.


Nas primeiras previsões que foram feitas a respeito dos possíveis indicados ao Oscar de 2006, o filme de Fernando Meirelles sequer foi cogitado. No entanto, devido ao curso do destaque que o diretor brasileiro deteve nas terras gringas, esse parâmetro inicial mudou e é muito possível que a produção venha a ser indicada ao Oscar, de fato.

Outros filmes que também têm chamado bastante a atenção dos críticos e que vão compor em peso o Globo de Ouro – e talvez o Oscar – são “Boa Noite e Boa Sorte”, de George Clooney, “Os Produtores”, com Matthew Broderick e "Match Point", de Woody Allen.


É esperar pra ver.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?