sábado, janeiro 07, 2006
Super Integração...
Já pensou poder andar mais de 50 km e pagar apenas R$3? Ótimo não acha? Coisa de primeiro mundo! E se fosse aqui, no país do futebol, mais especificamente em São Paulo, a cidade 24 horas (que não tem Jack Bauer mas que se vira como dá...). Parece promessa de político. E é. Só que dessa vez uma promessa que está sendo cumprida. A cidade que já conta com o bilhete único, cartão magnético que permite integração de até quatro ônibus no período de duas horas ao custo de apenas uma passagem (R$2), começou a partir de 30 de dezembro de 2005 a implantar um novo sistema que irá integrar a linha do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos ônibus da capital paulista. Essa integração permitirá que no período de 2 horas o usuário possa utilizar três linhas de ônibus e uma de metrô pagando menos do que se paga hoje para fazer integração de apenas um ônibus e um metrô (que sai por R$3,60). Por enquanto apenas duas linhas estão funcionando, mas pretende-se que até abril todas as linhas já funcionem com o novo sistema de integração. Então a idéia é a seguinte: com o novo bilhete único eu pego um ônibus e é descontado o preço normal da passagem (R$2), se eu pegar o metrô ou o trem, será descontado mais R$1 totalizando os R$3 da integração; assim, quem utiliza somente ônibus não terá que pagar a mais pela nova integração e quem utiliza metrô e ônibus sentirá o alívio no bolso no final do mês. Os benefícios anteriores não serão perdidos, serão apenas acumulados novos. No entanto, todo esse investimento no transporte só será possível graças à união do governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, José Serra (ambos do PMDB) que irão dividir aproximadamente R$ 200 milhões por ano para manter tal idéia. Bem que em Maringá o prefeito podia se unir com alguém para abaixar a tarifa de ônibus também, ou pelo menos melhorar a qualidade do transporte coletivo, ao invés de manter o monopólio de apenas uma empresa de ônibus. Quem sai ganhando com esse acordo? O usuário de transporte coletivo que não é. |