domingo, janeiro 01, 2006

 

Eis mais uma novidade do celular

A cidade de Maringá está em meios de deferir um novo modo de se pagar contas em geral. O novo método, ainda em fase de testes, realiza-se através do aparelho celular e promete ser muito mais econômico se comparado ao meio usual do cartão de crédito. A empreitada é um derivado da parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), a operadora de celulares TIM, a Cabal e a empresa responsável pelo programa que gerencia essa forma de pagamento – Insula.


O novo método viabiliza uma economia de até 80% nas consultas realizadas com a administradora de cartões de créditos, além de ser um processo ágil que dura, em média, 30 segundos, segundo depoimento da Acim ao site IdgNow.

O processo de pagamento é bastante simples: no momento de realizar o pagamento da compra, o cliente irá fornecer o número do seu celular, que precisa possuir a tecnologia GSM, ao lojista. Este último, por sua vez, entra em contato com a administradora do cartão de crédito e fornece o número do telefone celular do cliente e o valor da compra. Em seguida, através de uma mensagem de texto, o cliente confirma a compra no seu celular, através de uma solicitação da empresa de cartão de crédito, e o lojista é então habilitado a efetuá-la através do número de transação da compra.

O novo método de pagamento se demonstra interessante e muito bem-vindo para os comerciantes, uma vez que irá reduzir os custos de consultas às administradoras de cartões de créditos, o que, naturalmente, reflete nos déficits finais de cada mês. Além de fazer a balança pender ainda mais para o lado do lucro, o processo apresenta-se mais ágil do que através do método convencional de cartões de crédito. Melhor ainda porque possibilita também que os pequenos comerciantes e taxistas isentos de uma linha fixa possam realizar transações de pagamento através da nova modalidade.

O celular já deixou de ser, há um bom tempo, um mero telefone portátil. Com todas as funcionalidades adicionais que a ele foram inseridas, inclui-se agora, uma vez que provavelmente será aprovada, a possibilidade de pagar contas unicamente através do aparelho. Maringá, por sua vez, reflete o pioneirismo do processo no país.

Para quem se interessou e quer saber mais detalhes sobre a tecnologia, basta acessar o site IDNow e conferir a matéria que foi publicada a respeito desse assunto.

Comments:
Embora eu não use (e nem pretenda usar) cartão de crédito para pagar contas, essa iniciativa é muito bacana. O celular tem muito potencial, e além de ser mais cômodo, reduz custos. Prova disso é uma recente iniciativa do governo sul-coreano, que, ao invés de notificar judicialmente os cidadãos através de cartas, passará a fazê-lo através do celular (leia aqui). O único problema, pelo menos aqui no Brasil, é que a maioria das pessoas troca de celular/número frequentemente, o que poderia gerar uma certa confusão em algumas aplicações. Mas, que este nicho tem futuro, isso tem.

[]'s!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?