quarta-feira, janeiro 04, 2006

 

A expansão dos weblogs

A frebre dos weblogs, principalmente os informativos, atingiram a muitos jornalistas e também fontes de informação e entrevistados, o Prêmio Pulitzer, que premia os trabalhos do jornalismo americano, inclui a categoria de jornalismo digital para trabalhos publicados em portais e weblogs, essa categoria entra para a premiação de 2006. O prêmio criado em 1917 homenageia Joseph Pulitzer, jornalista húngaro e é tido como o homem que revolucionou o jornalismo americano.

Os weblogs transformaram-se em grande fonte de informação para jornalista como também o canal para fontes e entrevistados, insatisfeitos com o que fui publicado nos veículos, publicar entrevistas inteiras, isso aconteceu quando integrantes do Discovery Institute deram uma entrevista sobre designe inteligente para a TV ABCNews, não houve erro nos dados apresentados, mas os entrevistados não gostaram que trechos curtos foram publicados.

Os weblogs que nasceram como simples diários para adolescentes transformaram-se em uma ferramenta de divulgação de notícias, fatos e até mesmo notícias de bastidores, além de fontes de informação e entrevistados, os jornalistas entraram para a onde de weblogs.

A ferramenta consegue bater os grandes veículos da imprensa ao divulgar notícias, e acaba muitas vezes batendo até veículos on-line, pois não há normas para se seguir ao publicar textos em weblogs, ao contrário de sites jornalísticos onde os textos devem ser escritos e mandados ao editor.

Com essa expansão há os prós e contras, podem ser ótimas fontes de informação, mas será que tudo o que é veiculado nos weblogs é verdade? Cabe ao público reconhecer verdades e mentiras na internet, mas o fato de a informalidade dos weblogs serem premiados mostra que o que se faz neles é jornalismo verdadeiro.

Comments:
Olá!
Realmente eu acho que o blog seja uma ótima ferramenta. Dá mais liberdade aos jornalistas e podem divulgar as notícias com um formato próprio. Que nem sempre é respeitado nas grandes empresas.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?