domingo, outubro 30, 2005

 

O que esperar do 1º Encontro do Fórum de Professores de Jornalismo do Paraná?

Começou na última sexta-feira o 1º Encontro do Fórum de Professores de Jornalismo do Paraná, no Centro Universitário de Maringá (Cesumar). Esta é uma proposta que visa à discussão de assuntos referentes à área, assim como o da troca de experiências e projetos acadêmicos formulados e levados a cabo por professores de jornalismo de todo o estado.

Apesar de ter sido divulgado que haveria professores de todos os 27 cursos de jornalismo em atividade no Paraná, o evento contou com uma presença muito ínfima mediante o que se esperava. No entanto, a pequena presença não impediu que discussões interessantes fossem debatidas entre aqueles que são os responsáveis pela formação dos novos jornalistas paranaenses.

Um dos assuntos que ganhou maior dimensão foi acerca da falta da legalização extensiva e prática do estágio regulamentado para estudantes jornalistas (legalizado de certa forma já o é, e, no entanto há os encalços próprios que impedem sua devida realização em grande escala). Um estudante de jornalismo, assim como todos os acadêmicos dos demais cursos existentes, necessitam de oportunidades de estágio para exercerem e complementarem na prática a teoria vista na universidade. Entretanto, em todos os fóruns e encontros que são realizados no país acerca do jornalismo, o que se faz é apenas discutir, discutir e discutir. Ação que é bom, nada. Um dos professores presentes discursou, na frente de todos, a necessidade da ação e pressão sobre as leis que regem o estágio, para que o estudante de jornalismo possa exercer a atividade de acordo com a legislação e sem tirar a vaga do profissional devidamente formado.

Em uma conversa posterior à discussão do estágio, perguntei a uma professora o que ela achava de tudo aquilo. A resposta dela foi pessimista. Cética. Não acreditava que aquilo mudaria alguma coisa. Disse-me que aquele tipo de discussão vinha desde a época em que ela fazia graduação (o que visivelmente deve fazer uns quinze anos), e que nunca houve nenhuma ação de fato substancial, de modo a mudar o que até hoje está posto.

Agora, para finalizar, a pergunta que não quer calar: Pretende-se realizar este fórum diversas vezes em várias cidades do Paraná. Ótimo. Mas será que estes encontros serão como todos os outros que ao discutirem casos polêmicos fica-se preso somente na discussão, sem investir nenhuma ação para mudar a realidade do profissional e estudante de jornalismo no Paraná? A pergunta refere-se principalmente às já batidas questões sobre estágio e redução do piso salarial do profissional jornalista. Pago para ver qualquer mudança efetiva.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?