sexta-feira, outubro 28, 2005

 

Beijar nem sempre é bom...

O beijo está relacionado com os nossos sentidos. Durante o beijo visualizamos a pessoa amada mais de perto, sentimos o seu cheiro, sentimos o seu gosto e tocamos uma das partes mais sensíveis no nosso corpo, os lábios.

Quando alguém se apaixona seu organismo é atacado por varias substâncias, dentre elas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, um aperto de mão ou beijo apaixonado podem desencadear a produção dessa substância. O ato de beijar também faz com que o organismo liberte substâncias importantes para a saúde, como o caso das endomorfinas. Tratam-se de elementos que provocam uma sensação de bem estar físico, emocional e um relaxamento generalizado de todo o corpo.

Porém, o hábito do beijo na boca, visto por muitos como algo inofensivo, trás o perigo da transmissão de várias doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis. Por isso, cuide-se!

A gengivite, por exemplo, teve sua incidência aumentada nos últimos anos, provavelmente em decorrência do hábito de “ficar”. Gengivite é uma infecção bacteriana transmissível, que provoca vermelhidão no contorno dos dentes, gengiva inchada e sangramento. Outro exemplo de doença provocada por bactérias, e transmissível pelo beijo na boca, é a famosa e temida cárie. Uma dessas doenças, a mononucleose, recebeu como nome popular "doença do beijo", que pode ser uma doença assintomática, ou apresentar sintomas que incluem: fadiga, dor de garganta, tosse, inchaço dos gânglios, perda de apetite, inflamação do fígado e hipertrofia do baço. Outra doença por vírus mais conhecida, e também transmitida pelo beijo, é o herpes labial. Essa doença pode causar bolhas e feridas nos lábios e pele ao redor da boca. As temidas doenças sexualmente transmissíveis (DST), como HIV, sífilis e gonorréia, também podem ser contraídas pelo beijo.

*Informações retiradas do site do Copacabana runners

Comments:
ui! credo...
ainda bem que eu só beijo a mesma boca há quase 3 anos.. ahahahahha


mas hein, Anna, isso ta parecendo desculpa pra não bjar hein??
ahahahahhahahahahahaha
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?