quarta-feira, outubro 19, 2005

 

Celular muda de modelo e de finalidade


Neste mês o Brasil fechou o setor de telefonia móvel com quase 80 milhões de aparelhos habilitados, o Distrito Federal é a região com maior número de celulares por habitantes, a teledensidade como é chamado fica em 1,18 aparelhos por pessoa. Dos aparelhos habilitados 81,1% são pré-pagos e 18,9% são pós-pagos, de todos os aparelhos 46,92% são GSM, 28,39% são CDMA e 23,44% são TDMA.

Mas ao ver estes números e os avanços tecnológicos nestes aparelhos devemos para e pensar, “para que serve o celular”, o aparelho é para telefonia móvel, quer dizer você entra em contato com qualquer pessoa estando em qualquer lugar que haja cobertura de telefonia móvel, sem necessidade de cabos e fios telefônicos.

Porém hoje celular e muito mais do que um simples aparelho para comunicação, o mesmo vem agregado com diversas funções como máquina fotográfica, câmera, rádio, tv, tocador de MP3, lanterna, calculadora, agenda e acesso a internet Wap.

Esses avanços nos obriga de certa forma a acompanhá-la, trocando sempre de aparelho, que mesmo adquirido há uma semana atrás hoje ele já é ultrapassado, então procuramos os aparelhos mais modernos, como o maior número de funções e tecnologia de ponta.

Mas este simples aparelho opera uma função, ele defini quem você é, sua personalidade e a qual grupo você pertence, este aparelho virou um artifício de status social, para a sociedade ele virou um acessório como um brinco, nunca sai da orelha, este pequeno aparelho faz tudo menos comunicar, o mesmo separou famílias, estas nem se encontram mais pessoalmente e se falam somente por celular ou pior por mensagens sms.

Um simples aparelho perdeu sua real função e criou barreiras e lacunas numa sociedade conturbada, onde os relacionamentos pessoais estão gradativamente sendo extintos, isso é o que aconteceu quando a tecnologia interfere as nossas vidas.

* Imagem do site Novo Milênio

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?