sábado, outubro 15, 2005

 

Mulheres que consomem dieta de soja estão menos propensa a ter câncer















De acordo com pesquisadores da organização britânica Cancer Research e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos, da Universidade Nacional de Cingapura, mulheres que consomem uma dieta rica em produtos com soja são 60 por cento menos propensas a ter um tecido mamário de "alto risco"câncer, comparadas às que comem menos soja.

Cientistas já haviam divulgado esse tipo de pesquisa em paises como China e Japão. O estudo mais recente foi publicado pela revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention, no qual divulgo dados de dois estudos feitos com as mulheres chinesas em Cingapura.

O primeiro estudo observou os hábitos alimentares das mulheres, incluindo as que ingeriam soja. Já o segundo estudo usou mamografias para classificar as participantes de acordo com a densidade do tecido mamário. Para os estudos participaram 446 mulheres. Como resultado da primeira analise, os cientistas verificaram que a ingestão da proteína da soja estava inversamente relacionada ao risco elevado de câncer.

O resultado do segundo estudo detectou que existe ligação ente tecido denso e um risco menor de câncer de mama. Segundo os pesquisadores verificou-se que a quantidade de soja consumida por uma mulher tem um efeito no tecido da mama e poderia diminui o risco de ela ter câncer de mama. Isso se dá pelo fato que a A soja é uma fonte rica de estrógenos vegetais, conhecidos por protegerem animais contra o câncer de mama.

Comments:
ainda acredito que chegará um dia em que vão descobrir que o câncer, todo esse tempo, tinha apenas um elemento causador.. :P (seria bem mais simples se fosse assim, não?) mas daí teria que ser algo bem simples, tipo a ingestão de água [?!]
enfim... é interessante saber que uma alimentação rica em soja pode ser útil para evitar o câncer de mama em mulheres.. sinal que os cientistas estão entrando no rumo certo em suas pesquisas do que causa e do que não causa doenças :)
 
É interessante como cada vez mais se descobrem propriedades medicinais da soja. No meu Diário de um tumor cerebral , onde conto a história da doença e do tratamento de meu pai, relatarei em breve o uso da isoflavona mais comum na soja, chamada genisteina, no tratamento de Glioblastomas Multiformes.
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?