segunda-feira, janeiro 16, 2006

 

Reflexões alimentícias

Comida típica, certamente você já ouviu essa expressão. Um prato que representa o lugar de onde ele vem, que tem características culturais, ingredientes regionais, e toda uma história por trás daquele “simples” alimento.

Num dias desse, ao comer no Burguer King do shopping Ibirapuera, comecei a pensar qual seria a comida típica americana. A resposta parece óbvia, e literalmente debaixo do meu nariz. Mas para mim comida típica sempre foi um prato, comida daquela de verdade, que nossas mães colocam no prato e nos ensinam a comer desde cedo. E depois de muito pensar – embora não seja nenhum profundo conhecedor de culinária –, não consegui me lembrar e nem imaginar um prato tipicamente americano. As únicas coisas que me vinham à mente eram os fast-food, donnuts, e aquelas tortas que aparecem nos filmes, como American Pie.

Mas se a culinária típica representa toda uma carga cultural de um país, o que podemos dizer dos EUA, se sua comida típica é industrializada, funcional e conseqüentemente sem história. Certamente ela reflete e atende ao estilo de vida americano, mas ele não conta a história do país, não carrega em si traços culturais significativos que são incorporados ao longo do tempo. É como se o país existisse de um século pra cá. Num pesadelo Fáustico, onde o moderno precisa destruir antigo, a tradição para poder se estabelecer... tá eu fui um pouco longe, mas ainda fico a pensar como é triste um país que não conhece a si mesmo senão pelas telas Hoolidianas.

*Foto do site Saúde.abril

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?