quarta-feira, janeiro 18, 2006

 

A mídia e a falsa sociedade homogênea

O Big Brother Brasil 6 segue um receita para compor os participantes da casa, a mesma receita que vem se repetindo nas últimas edições, os produtores procuram criar um ambiente dentro da casa que mostre que todos são iguais. Nota-se isso ao perceber que em toda a edição do programa há sempre um casal de negros e um casal de pessoas de classe baixa, o resto é composto por pessoas de classe média alta.

Como dentro da casa todos são privados de dinheiro e recebem o mesmo tratamento, independentemente de raça, credo e opção sexual, a mídia quer passar para a sociedade a imagem de que vivemos em uma sociedade homogênea, sem distinção e divisão de classes.

A imagem de sociedade perfeita é uma forma de controlar e evitar o confronto entre as classes, essa imagem é passada por uma classe dominante, e assim a organização procura manter seu perfeito funcionamento, ou seja, manter a sociedade pacífica.

Para formar os participantes da casa não há competição, tudo é pré-definido para o melhor funcionamento da mensagem de sociedade sem divisão de classes, e assim fortalecer o controle da mídia sobre a sociedade.

A sociedade que é atingida por este modelo de sociedade homogênea procura em programas como este dividir os participantes em mocinhos e bandidos e não reconhecem a verdadeira ação do programa sobre a sociedade.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?