domingo, junho 12, 2005

 

Sonha Brasil, sonha!

A Alemanha é um grande exemplo de organização. Não é de hoje que o país é conhecido por sua rigidez e nacionalismo, sendo estes dois fatores fundamentais para a criação de um estado único e integrado com a população, onde qualquer desmando sofre maiores conseqüências e punições pelo próprio caráter de coação inerente aos aspectos culturais e políticos da nação. O Brasil, por sua vez, não bebe dessa água (infelizmente, diga-se de passagem). Aqui o que impera é a desorganização no tom mais literal da palavra, com direito a uma grande parcela de políticos corruptos, atividades ilegais, altos índices de violência, uma má distribuição de renda, entre outras pérolas.

Na Alemanha, a prostituição é uma profissão regulamentada. Para o seu exercício, o governo estabeleceu áreas de atuação para as prostitutas dentro do país, de modo a preservar a integridade das famílias alemãs e das próprias “profissionais do sexo”. Com a realização da próxima Copa do Mundo no país, o governo alemão se ateve até mesmo a essa questão, e está construindo o que foi denominado de “cabanas do sexo”, locais estes onde as prostitutas poderão realizar seu trabalho com seus clientes do modo mais discreto possível. E o governo alemão fez muito bem. Estima-se que além das “prostitutas da casa”, a Alemanha irá receber outras 40 mil prostitutas, que irão até o próximo país-sede da Copa do Mundo para trabalhar. A atitude do governo alemão permitirá que tais mulheres trabalhem, sem que haja a necessidade de ser uma atividade realizada sob os olhos de todos, ainda mais em um período em que a Alemanha estará recebendo um número exorbitante de turistas de todo o mundo. Essa regulamentação é também devida a uma exigência feita pela própria diretoria da Copa do Mundo, que solicitou isto à Alemanha, com o finalidade de evitar possíveis problemas durante o evento.

No Brasil, a prostituição não tem parecer de regulamentação algum. Aqui tudo é feito às vistas de todos, abertamente, numa instância liberal até demais. As prostitutas reivindicam carteira profissional assinada, e do governo não vêm resposta alguma, nada. Crianças se prostituem em várias cidades brasileiras, e o governo continua fingindo que não vê isto. Mal se preocupam, então, com a própria saúde sexual das prostitutas, que por viverem do sexo e de sua realização, estão mais sujeitas a contraírem doenças sexualmente transmissível (DSTs), o que não acontece na Alemanha, uma vez que o governo de lá além de prestar assistência a essas mulheres, instala várias máquinas de preservativos nos locais determinados para a realização da profissão.

Se o Brasil for sede da Copa do Mundo novamente, o país terá que passar por uma verdadeira revolução social. Não digo isto apenas em relação ao exercício da prostituição, mas no contexto social como um todo. Aí vem uma questão à tona: será que para o Brasil ser organizado (e entenda isso como apenas as cidades onde os jogos fossem realizados) é necessário que um grande evento se realize aqui? Será que somente a partir do interesse em se apresentar como um “país organizado” para os outros países é que se deve melhorar as situações caóticas da população como um todo? O primeiro compromisso de um governo é para com seu povo, somente. Pela atual desorganização na qual se encontra o Brasil, é possível de se realizar o porquê não ocorre aqui um evento de grande porte como a Copa do Mundo ou as Olimpíadas. O Brasil não atende aos requisitos necessários para que uma realização esportiva mundial de grande porte aqui se realize com a segurança que a diretoria do evento exige. E justamente devido a isto, o Brasil ficará sonhando em ser a sede de algo até o dia que seus governantes caiam na real e façam mais do que simplesmente “não fazer nada”.

Aviso: Estréia hoje, no CONEXO, a seção Laboratório do Cinema, com uma resenha do filme Dançando No Escuro, estrelado pela cantora islandesa Björk. Não deixe de conferir!

Comments:
Olá
A Sarah me convidou para conhecer o blog e, sinceramente, gostei muito.
Bacana a idéia de vocês.
Serei um leitor assíduo.

Abraços

Júlio Tiezerini
 
O governo por si só passa uma imagem de estagnação desoladora. Não bastasse nosso querido Presidente, colocaram um retrógrado Severino Cavalcanti na presidência da Câmara. Agora, me diga se um cara que abomina o aborto, a perda da virgindade antes do casamento (ser "meio virgem" pode, né?), casamento civil entre homossexuais, pesquisas com células-tronco, dentre outras tendências modernas, aprovaria algo que beneficiasse as prostitutas? Não, não mesmo.

Quanto ao Brasil ser sede de algum evento esportivo de grande porte, sem chance. Já estou com medo da cagada que será o Pan 2007, quiçá uma Copa do Mundo, ou Olimpíadas. Vamos fazer o dever de casa primeiro, depois tentamos algo mais grandioso.

Parabéns pelo texto, muito bom!
 
Thiago, Sarah,Marcos,Ane Carolina, Viviane, Anna Paula e Caroline...

Ótima iniciativa a de vocês. O blog está de primeira qualidade.
Gostei muito!

Abraços!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?