sábado, junho 11, 2005

 

Festa de Gala?


Anna Paula Lomas

Acabou... que pena!
Ontem foi o último dia da festiva e alegórica semana de jornalismo do Cesumar, (Centro Universitário de Maringá). Muita gente bonita, muitos famosos elegantes, muita gente arrumada e perfumada... Ah! Claro que não podemos esquecer das figuras raras que se destacaram... Era as que nem sabiam o que estavam fazendo ainda lá... Mas tudo bem!!!... Ninguém avisou a elas que a palestra do Zeca Camargo havia terminado. (Que maldade!!!)... E a solidariedade onde fica? Segundo nosso amigo Vicente Lugobone, está na moda...
Essa exuberante celebração final, mais que especial aconteceu ontem nas belas estruturas arquitetônicas do Centro de Convenções do Aspen Park, com seu imenso pilar no meio do auditório... E contou com a participação celestial do repórter da Rede Globo César Tralli. (A propósito tenho uma duvida...Cadê aquele rapazinho do Simpósio passado? Aquele do “EU” faço, “EU” poço, “EU” sou o gostosão? Que mudança heim, César Tralli !Será religião, mulher ou comida de Rabo...?
Uma “estrela” do jornalismo investigativo (da Globo)... Detalhou suas inumeras façanhas e peripécias sherlockeniana (Sherlock Holmes). Contou sua relação de amor e ódio com o folclórico Paulo Maluf. Deu conselhos aos estudantes, defendendo o compromisso que o jornalista deve manter com sua fonte. É claro que ele não poderia esquecer de falar sobre o jornalismo Investigativo brasileiro. Pelo menos era o que estava na programação...
O bonitinho parado como a estatua de Zeus no Olimpo, digo no tablado, se podemos dizer tablado àquelas escadinhas que separam o céu do “inferno”... Mas vamos continuar... Retomando minhas análises conjunturais, (não sei por que, historiador adora falar isso!)..., o beatificado, buscava mostrar pra si mesmo como ele era especial, lindo e o “brotinho” dos sonhos de qualquer estudante de jornalismo.
Já os acadêmicos, vidrados, ensandecidos , com os olhinhos cheios de lágrima. Observava cada ação, cada diferencial de entonação da sua maravilhosa retórica, cada passo, cada piscadinha do artista, digo do jornalista... Que lindo !!!
Bom... é melhor eu parar por aqui. Senão o que você leitor engrandecida pelo nosso blog, vai pensar de mim?
Calma!!! Isso foi apenas uma pitadinha, um pouco ardida, do que virá por aí... Quem viver verá... há, há, há...

Comments:
Carol, realmente todo mundo estava comentando a respeito da mudança de César Tralli. Ouvi várias pessoas dizendo que ele mudou muito em comparação ao 1º Simpósio, inclusive professores universitários e profissionais já formados. Eu não posso dizer isto porque não estive presente no 1º Simpósio, mas pelo que dizem, o que parece é que o César melhorou seu modo de abordar o próprio discurso em palestras. Para ser bem sincero, eu gostei da palestra dele, achei bastante interessante, até porque a temática que ele nos trouxe, do jornalismo investigativo, atrai-me. Sem falar que ele é um jornalista bastante renomado e, justamente por isso, ele já foi correpondente internacional da globo, cobrindo, inclusive, o ataque terrorista ao World Trade Center. Além disso tudo, o cara escreveu um livro de crônicas. E como você sabe, sou viciado nesse tipo de produção!
Gostei muito do Simpósio como um todo. Deu para entrar em contato com profissionais, realizar como é a profissão no dia a dia, e até conhecer um pouco sobre os "ossos do ofício". Acho que o resultado foi muito bom e eu espero, sinceramente, que eventos como esse pudessem ser realizados todos os anos aqui em Maringá.
 
Nossa que acadêmica crítica... A “Garota” consegue exercer seus dotes acadêmicos e ainda no final usar um subterfúgio para se proteger dos comentários que poderão aparecer... A jovem senhora tem razão em falar das celebridades que apareceram no simpósio. (mas também deve ter ficado sentadinha assistindo o sonho de consumo dela). Não entendi algo... Quem é Vicente Lugoboni? Perae... Agora o leitor do blogger tem que ter conhecimentos prévios dos personagens que a “Rainha consorte britânicas” escolheu? Então quem é Lugoboni. Séria um importante membro da mitologia Helênica? Ou um fruto na imaginação da assídua ouvinte de mantra? Ou ainda a junção do nome do cantor Richard Lugo com o remonado apresentardor, editor... Willliam Bonner, com umas alterações para melhorar a grafia???
Que peninha...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?