quarta-feira, outubro 05, 2005

 

Uma campanha pode mudar o motorista?

Durante a semana de 18 a 25 de setembro aconteceu a semana do trânsito com o tema “No trânsito somos todos pedestres”, a campanha foi realizada pela Prefeitura de Maringá através da Setran (Secretaria de Transportes), sendo o tema proposto pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). A campanha procura humanizar o trânsito e terá como foco o respeito à faixa de pedestres.

Porém cabe perguntar se uma campanha vai mudar a consciência do motorista, e mesmo que mude, quanto tempo essa mudança dura, a campanha ainda não sensibilizou a todos e mesmo com a aplicação de multas para quem ultrapassar as faixas preferenciais para pedestres, nada mudou.

A campanha surgiu pelo algo índice de mortes provocadas por acidentes de trânsito, mas a campanha surtiu efeitos em pelo menos metade da população.

Para quem não acredita é só acompanhar durante 30 minutos, dentro do horário de pico como perto das 8:00, um ponto movimentado onde há faixa preferencial para o pedestre, estas que é só o pedestre pisar que todos os carros tem que parar, tome como exemplo as faixas localizadas na rotatória do cruzamento das avenidas Cerro Azul e Juscelino Kubistchek.

Lá o pedestre, que deveria ter preferência ao cruzar a rua, não tem, pois a maioria dos carros passam sem dar atenção as placas, que tem em boa quantidade e visibilidade, a situação só muda quando há policiais rodoviários ou funcionários da Setran, ai o medo da multa faz com que todos respeitem as placas, mas outros dias que não contam com a presença dos mesmos, os carros empurram o pedestre que cruzam a rua e tem preferência, mesmo o pedestre apontando para a placa o motorista acha ruim.

Mesmo durante essa campanha fatos como este ocorreram, e ai fica a pergunta “será que uma campanha muda a consciência humana?” isso acontece para poucos, resta saber que a cena mais comum será a de carros com o adesivo da campanha “faixa, to parando” parando em cima da faixa ou pior em cima do pedestre.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?