domingo, outubro 02, 2005

 

Uma definição e tanto


“Não acredito no casamento, não mesmo.
Preciso deixar isso claro.
No mínimo, é um ato político hostil,
O modo como medíocres mantêm a mulher em casa
E fora do caminho,
À guisa da tradição e do conservadorismo religioso.
É só uma bela ilusão,
Dois seres que se amam,
E que nem imaginam o quanto farão o parceiro infeliz.
Mas, quando duas pessoas sabem disso e decidem,
De olhos bem abertos,
Enfrentar o casamento mesmo assim,
Não acho que seja conservador,
Nem um delírio.
E sim um ato radical, corajoso e muito romântico.”

Eis aí uma visão suficientemente contracultural do evento do casamento. Uma definição bastante diferente dos discursos calorosos e repletos de emotividade com os quais nos deparamos por aí. Mas, não seria esta definição a mais realista e concernente com os tempos da pós modernidade? A romanticidade talvez se concentre mais no ato corajoso de enfrentar a contracorrente dinâmica e mercadológica de nossas vidas do que necessariamente amar uma pessoa incondicionalmente, salvo as raríssimas exceções.

Não seria o casamento, de fato, um ato político hostil para a formulação de imagens socialmente aceitáveis?

Sei que se trata de um assunto polêmico. No entanto, o discurso apresentado acima, dito por uma mulher na festa de casamento de Frida Kahlo e Diego Rivera, em homenagem a eles, no filme “Frida” (Julie Taymor), pareceu-me apresentar uma realidade crua do que o casamento se tornou, e do que ele tende a seguir: sua extinção esparsa (possivelmente pela falta de romantismo, ou seja, coragem).

*Foto retirada do site Dias de Chuva.

Comments:
Pode parecer um discurso retrógrado e antiquado, mas eu acredito no casamento, e quero um dia constituir uma família próspera e feliz. Quem decide as tendências pós-modernas somos nós, os jovens de hoje, e no que for possível contribuir para mudar essa visão contratual (embora o casamento seja, legalmente, um contrato) e estereotipada, o farei.

Um filme interessantíssimo que trata de relacionamentos nos tempos atuais é "Closer: Perto Demais". Se puder assistir, faça-o; não se arrependerá!

Abraços!
 
Os casamentos 'pós-modernos' estão longe de ser como eram os de antigamente. Acho que essa definição retrata bem os tempos atuais. Muitos estão perdendo a crença no matrimônio e, por mais que se consiga evitar que o casamento se extinga, dificilmente ele voltará a durar como antes...
 
Veja - "Contra o Amor" de Laura Kipnis... fala sobre isso - ainda não li, mas to louco pra ler...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?