terça-feira, agosto 30, 2005

 

Como nossos pais???

A revista Época desta semana, trouxe a matéria “Amarga juventude”, que falou sobre uma pesquisa feita por dois psicólogos em um colégio público e em outro particular de São Paulo, totalizando 5.160 alunos do ensino médio. A pesquisa, feita anteriormente à crise do mensalão, revela que os jovens estão cada vez mais individualistas e descrentes no governo; 96% afirmaram que confiam pouco ou não confiam em partidos políticos e 72,3% confiam pouco ou não confiam no Congresso Nacional.

Um outro ponto que me chamou a atenção na pesquisa foi que mais da metade dos entrevistados acredita mais na mídia do que em instituições religiosas, Congresso Nacional, poder judiciário e partidos políticos. Isso explica um pouco a acomodação presente em muitos jovens que, em sua maioria, foram (ou ainda são) criados frente a uma TV ou a um computador que, muitas vezes, funcionam de babá quando a mãe tem que sair para trabalhar e não tem dinheiro para contratar alguém para cuidar dos filhos. Desta forma, passa-se mais tempo em contato com a mídia do que com a própria família. Por que será que é tão mais fácil mandar uma pergunta sobre sexo para uma revista do que conversar com quem mora embaixo do mesmo teto que você? Costume. Os jovens estão mais familiarizados com os meios de comunicação do que com os próprios pais. Se hoje eles são acomodados e individualistas, grande parte disso deve-se ao poder midiático sobre crianças e jovens que, muitas vezes, não têm ainda opinião formada e começam a formar a partir de interesses comerciais (pois a programação da TV é montada a partir disto).

Levando-se em conta que esta é a nova geração que irá às urnas, que irá mudar o rumo do país, essa é uma situação preocupante, pois apesar dos jovens não acreditarem mais na política brasileira eles também são apáticos e não fazem nada para mudar. Começo a pensar como esses jovens vão votar daqui a alguns anos ou até mesmo no ano que vem. Será que teremos um número extraordinário de votos nulos e brancos? Ou será que eles irão votar em qualquer candidato só por causa da obrigação? E o voto consciente? E o desejo de mudar o mundo?? Será que se aposentou junto com as canções de Elis e de Chico?

Comments:
E ainda tem gente achando que seria melhor se o voto não fosse obrigatório... :P
 
O descaso com a política é algo realmente preocupante, enquanto se achar bonito falar que não gosta de política ou prefere não se envolver... a situação só tende a piorar...
Quem está hoje disposto a discutir uma solução para o engodo em que está o congresso?? Provavelmente não temos mais tempo nem saco pra isso, pois estamos preocupados com nossas próprias vidas e no que isso interfere.... em tudo!! quando será que entenderemos isso??

espero q em breve...
 
meu deus de novo..
nao sei o q falar?
pq é o nosso futuro!!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?