sexta-feira, agosto 26, 2005

 

ONU alerta que países pobres não conseguirão atingir metas do Milênio

Nesta segunda-feira, a OMS (Organização Mundial de Saúde) alertou, em uma matéria divulgada na internet, que a maioria dos países pobres não atingirá os objetivos globais para reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna e reverter os números da Aids e de outras doenças até 2015 devido a falta de assistência.
Em 2000, a ONU (Organização das Nações Unidas), ao analisar os maiores problemas mundiais, estabeleceu oito Objetivos do Milênio, que são os oito jeitos de mudar o mundo. Usando como base os dados de 1990, o principal objetivo é reduzir a pobreza e a fome, sanar falhas nos serviços de saúde e educação e ampliar o acesso à água limpa. Adotados por 189 chefes de Estado em setembro de 2000, esses objetivos devem ser alcançados até 2015. São eles:
1. Acabar com a fome e a miséria;
2. Educação de qualidade para todos;
3. Igualdade entre sexos e valorização da mulher;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater a Aids, a malária e outras doenças;
7. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente;
8. Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

De acordo com os relatórios dos grupos de trabalho, divulgados em janeiro, existem recursos tecnológicos e financeiros suficientes para proporcionar serviços essenciais de saúde para toda a população mundial. Apesar disso, nos países pobres ou em desenvolvimento, nos quais o sistema de saúde é geralmente bastante deficiente, ainda existe uma parcela muito grande da população sem assistência.

Segundo o secretário geral da ONU, Kofi Annan, se as atuais tendências sócio-econômicas persistirem, muitos países pobres serão incapazes de cumprir nem ao menos alguma das metas de desenvolvimento do milênio estabelecidas pela Organização das Nações Unidas. Ao apresentar um relatório de 43 páginas com as estatísticas mais completas e atuais sobre os oito objetivos, Annan considerou que os resultados alcançados são discrepantes.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?