sexta-feira, junho 24, 2005

 

Curtam o inverno!

Nessa terça-feira, dia 21 de junho de 2005, aconteceu o solstício de inverno. É nessa fase que o Sol está na maior inclinação boreal (norte), correspondendo ao dia mais curto do ano. Com isso, o Hemisfério Norte é mais aquecido que o Hemisfério Sul, ou seja, chegou o inverno aqui no Brasil!

Além das mudanças climáticas que a Terra sofre devido à inclinação do seu eixo e de sua revolução ao redor do Sol, nós também podemos perceber muitas outras mudanças, principalmente, em nossos comportamentos. No inverno, muitas pessoas ficam indispostas para tudo, além de quererem comer e dormir mais do que o comum. Mas você já parou para pensar por que isso ocorre? Será que o friozinho tem algo a ver com essa imensa preguiça que sentimos? Ou é só uma desculpa que encontramos para ficar debaixo das cobertas assistindo um filme, comendo pipoca e curtindo quem a gente gosta?

Quem tem uma vida agitada não percebe muito essas variações, pois, além do sol, existem indicadores de tempo, como a hora de comer, de trabalhar e de dormir que forçam o organismo a seguir o medidor de tempo social. Já quem perde seus indicadores de tempo sofre uma desadaptação.

Bom, sabemos que as noites de inverno são mais longas. E, como a melatonina (principal hormônio envolvido no sono) só é produzida no escuro, quanto antes o sol se pôr mais iremos dormir. O sono não é uma função (como a digestão), mas é um estado da vida com inúmeras funções, sendo uma delas a conservação de energia.

Dormir não é apenas uma necessidade de descanso mental e físico: durante o sono ocorrem vários processos metabólicos que, se alterados, podem afetar o equilíbrio de todo o organismo. Vejam que curioso: quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais rápido, está mais propenso a infecções, obesidade, hipertensão e diabetes. Então, você que não curte muito o frio, aproveite seu inverno para dormir bastante e usufruir desses benefícios!

Comments:
Anna, gostei bastante da sua matéria. Super gostosa de ler. Sabe, fiquei feliz em saber que quem dorme mais tem uma vida mais saudável, porque eu durmo mais do que o normal! Hahaha! Minha rotina de sono varia entre 9 e 10 horas!
Achei bastante interessante toda sua composição e as informações que você trouxe, uma vez que algumas delas eu desconhecia!

Thiago Ramari
 
Anna, concordo plenamente com a fala do Thiago, acho seu texto esta bem bacana de ler. Parabéns!!!

Mas discordo na alegria. Eu não fico nada feliz por saber que quem dorme mais tem mais saúde...Puts, então eu só doente...Eu durno no Maximo 6 horas por noite...Ai! Acho que vou procurar um medico...Alguém tem um pra me indicar?
 
Este ano, com faculdade, serviç militar e trabalho, estou dormindo male má quatro horas por noite e, durante o dia, duas horas (senão, não agüento). E com esse histórico, posso dizer com toda certeza que são necessárias, no mínimo, oito horas de sono por noite. Nessa minha rotina, além do sono habitual, enfrentado com várias Pepsi X e um cafézinho no desjejum, minha olheira se tornou praticamente natural, e ando meio desligado, ou melhor, lento.

Mas mesmo com todos estes contras, prefiro essa agitação ao marasmo! É, tem doido pra tudo...
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?