quarta-feira, janeiro 25, 2006
Revista Veja sofre campanha de boicote
Na quinta-feira (19) nas escadarias da Catedral da Sé ocorreu a primeira campanha de boicote a revista Veja, a campanha é contra a matéria “A Solução é Derrubar” veiculado na revista de 11 de janeiro de 2006, a matéria trata sobre o projeto da Prefeitura de São Paulo, gestão de José Serra, para revitalizar o centro da cidade com a construção de rampas sob os viadutos e a demolição de 850 prédios na região conhecida como Cracolândia.
Segundo os manifestantes a revista manipula a imagem e coloca pessoas que defendem os moradores de rua, no caso o padre Júlio Lancelloti, como pessoas que querem concretizar a situação de moradores de rua. A matéria desqualifica os comentários de Lancelotti e colocam as ongs como entidades que querem piorar a situação dos moradores de ruas.
Ongs como o Instituto Polis afirmam que a matéria faz ataques gratuitos e sem fins jornalísticos e fere o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, além de violar os Direitos Humanos ao tratar moradores de ruas como “lixo que deve ser eliminado para progresso do centro”.
Não é a primeira vez que a revista ganha uma campanha de boicote, a campanha “Veja que mentira” foi lançada pelo Movimento Sem-Terra (MST), União Nacional dos Estudantes (UNE), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Rede Social Justiça e Direitos Humanos, que na época pregava que a revista manipulava a imagem dos movimentos sociais.
* Capa da Revista Veja de 11/01/06 retirada do site da Revista Veja.