sábado, setembro 10, 2005

 

“América” discute pedofilia



A Globo esta cada vez mais está se revelando como um ponto de partida social. A ultima foi à novela das oitos, que passa as nove, América. A novela América impulsionou um debate sobre o polêmico tema da pedofilia, que hoje ocupa espaço na TV, no cinema e na sociedade. Diante da repercussão do tema considerado tabu, adultos aproveitam a novela para abordar o assunto com crianças e orientá-las sobre os perigos do mundo virtual.

A pedofilia passou a ser discutida na novela por meio do personagem Rique, interpretado por Matheus Costa. Rique é atraído pelo pedófilo Bill, vivido por Jaime Leibovitch, através da Internet. O menino conversa com Bill acreditando falar com alguém de 12 anos. Os dois falam sobre games e demais assuntos infantis. Quando se conhecem pessoalmente, o pedófilo alega que é o pai do amiguinho que Rique fez na Internet e que o filho não pôde ir ao encontro porque estava gripado.

Na primeira vez que o seqüestrador tentou levar o menino é flagrado por Sol (Deborah Secco), que pega Rique e o leva de volta à pensão onde ele mora com os pais, personagens de Rodrigo Faro e Simone Spoladore. Alguns capítulos depois, Rique desaparece de vez. O menino é levado para casa do seqüestrador e fica por um tempo lá ate ser achado.

Essa história torna-se relevante quando se discute a pedofilia na Internet. Segundo dados da Abrapia - Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - tem uma pesquisa que mostra que, no período de 1997 a 2003, foram registradas cerca de 5.070 denúncias. Deste total, 63% consistia em abuso sexual e 37% em exploração sexual. No caso do abuso, 40% acontecia fora da família, mas 60% eram praticados pelo pai, padrasto ou tio.

Segundo o diretor presidente da Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet (Abranet), Antônio Tavares, quem quiser fazer denúncias contra a pedofilia na Internet tem várias opções, entre elas o próprio site da intuição. Portanto internaltas, blogueiros, amantes do nosso blog denuncie qualquer irregularidade que você veja na Internet. Vida de muitas crianças poderá ser salvas por um só clic.. Denuncie!!! Isso não é brincadeira!!

*http://www.abranet.org.br/

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?