terça-feira, setembro 06, 2005
Vacas mais do que modernas...
Um evento que já rodou 25 cidades pelo mundo chega pela primeira vez à América do Sul, em São Paulo. Falo da Cow Parade – Circuito das Vacas – que começou domingo, dia 4, e vai até 6 de novembro e é o maior evento de arte de rua do mundo. Em São Paulo, serão exibidas 150 vacas feitas de fibras de vidro e em tamanho real e estarão espalhadas pelas principais vias da capital.
Mas estas não são qualquer tipo de vaca não... afinal, se fosse assim, nem precisaríamos sair de Maringá para ver, não é mesmo? Todas elas são pintadas segundo à temática escolhida pelo “artista”. Há vaca resfriada com cachecol e meia, outra com manchas pretas em formato de bola de futebol, outras grafitadas, enfim, há de todos os tipos e para todos os gostos! Alguns famosos fazem parte desta lista de artistas, como Romero Britto, Rochelle Costi, Anita Kaufmann, o estilista Lino Villaventura, o cartunista Angeli e os Gêmeos do Grafite.
A idéia é, através das vaquinhas, impulsionar o turismo local, auxiliar no ensino da arte e beneficiar instituições. No dia 6 de novembro elas serão leiloadas e o dinheiro será doado para a fundação Abrinq pelos Direitos das Crianças. Segundo o site do Terra, o lance mínimo será de R$ 5 mil em cada obra. Para evitar danificações nas obras, elas foram fixadas por uma pesada base de concreto e diariamente há o “CowHospital” que faz a manutenção dos trabalhos.
Quem estiver em São Paulo, não pode deixar de conferir esta curiosa “exposição a céu aberto” e a criatividade dos autores. Há vacas em todas as zonas da cidade, será difícil não esbarrar em uma! Principalmente em avenidas famosas como a Av. Paulista (aonde está instalada, por exemplo, a Vaca Classificada, criada pelo publicitário Lísias Paiva), e a AV. Brigadeiro Luiz Antônio. E se você, de Maringá, não puder vir para a Terra da Garoa, por favor, não tente fazer isso em casa... o Ibama agradece, e sua vaca de estimação também.
*Fotos do site Terra