O Rádio brasileiro passou por uma fase “amarga” quanto os seus maiores investidores direcionaram as verbas publicitárias para a televisão, tanto na programação de entretenimento como no radiojornalismo. Especificamente a Rádio CBN (Central Brasileira de Notícia) teve difíceis momentos, de 1.991 a 1.998, quando uma consultoria do SBG (Sistema Globo de Rádio) constatou a inviabilidade em manter no ar a emissora com programação all news. Falando nesse assunto que Mariza Tavares, diretora de jornalismo da rede CBN, começou sua palestra no 2º Simpósio Maringaense de Jornalismo.
Mariza comentou que para superar a crise na emissora foram necessárias mudanças significativas na rádio para torná-la rentável. Além de mudanças administrativas a empresa fez uma campanha publicitária massiva para marcar o nome da CBN. Depois de inúmeras tentativas para “subir” a rádio vieram os primeiros resultados tirando-a do vermelho e marcando o nome CBN como sinal de credibilidade e isenção nos assuntos veiculados.
Hoje a Rede CBN conta com profissionais como Heródoto Barbeiro, Arnaldo Jabor, Carlos Heitor Cony, Arthur Chefio, Gilberto Dimenstein, Carlos Alberto Sardenberg, Franklin Martins, Míriam Leitão, Juca Kfouri, Celso Itiberê e Renato Machado e possui 23 emissoras em rede.
Um dos assuntos abordados na palestra foi a necessidade de direcionar a programação radiofônica para um determinado público porque é praticamente impossível atingir todas as classes da sociedade. Mariza ressaltou que mais homens, em idade adulta, ouvem a CBN porque a grade de programação é voltada para assuntos políticos e econômicos e seria difícil atingir ouvintes mais jovens sem mudar a linguagem e abordagem usada na rádio.
Para o estudante de jornalismo que pretende trabalhar no rádio, a diretora de jornalismo da rádio CBN, vê um bom momento nesse tipo de comunicação devido à expansão de rádios all news. O mais novo exemplo a entrar neste seguimento de comunicação é a Rádio Band News, que está investindo em emissoras de Freqüência Modulada.
# posted by Anônimo @ 1:31 AM