sábado, setembro 17, 2005

 

Tem coisa faltando nas pratileiras...



De acordo com a farmacêutica de um dos postos de saúde da prefeitura de Maringá, medicamentos que compõem a lista de remédios e vacinas da prefeitura estão faltando na prateleira das farmácias dos postos de saúde de Maringá. Remédios esses destinados a pacientes de DST/AIDS, hepatite, hanseníase, dengue entre outras doenças endêmicas.

Estão faltando remédios tanto vindos do Governo Federal quando os distribuídos pela prefeitura. Mas para que a prefeitura municipal não seja desmoralizada, ou seja, se ferrar, a farmacêutica disse que os funcionários da saúde do Município de Maringá receberam na semana passada uma ordem de proibição para dar entrevistas á qualquer tipo de imprensa, principalmente de televisão e de rádio. Inclusive tem um enorme papel colado na parede da farmácia. Imagino que é para reforçar o autoritarismo desse que se diz do progressista.

Caso contrariassem a ordem, poderiam correr o risco de perder o emprego.Mas por que? Será que a censura esta de volta? Será que é o AI 6?(“AI 6 se tratava do controle ideológico exercido pelo Estado na massa trabalhadora” – Fala de um professor da graduação de História da Universidade Estadual de Maringá). É à volta dos militares no poder? Ou será que a oligarquia dos coronéis? hahahahahahah...

Ela explica que estão faltando remédios fundamentais, “como os direcionados a caso especiais como hepatite”. A falta do produto é atribuída à demora de repasse do governo e da prefeitura, “muitas vezes os remédios chegam atrasados e os pacientes têm que recorrer à compra financiada de remédios”. Para ela o desabastecimento é nacional, embora a burocracia da prefeitura ainda seja grande, não facilitando o trabalho.

Para muitos dos pacientes que estão sendo afetados por esse recesso, explica a coordenadora do Projeto HIV/ AIDS do Posto Zona Sul Marta Evlyn Stock "A interrupção é muito danosa e se for prolongada tem que haver uma substituição rápida do medicamento que falta".

Ah! Mais uma coisa. Quando fui tirar fotografias de um dos postos de saúde, fui proibida de continuar. A recepcionista me disse que iria chamar a policia caso eu continuasse. Como eu estava sozinha, resolvi ir embora. Mas eu me pergunto. O que a prefeitura de Maringá esconde tanto?

Obs: a farmacêutica que eu me refiro pediu para que a entrevista fosse feita em OFF. Para não comprometesse o seu emprego

* a fotografia não é do local porque eu não fui autorizada para tirar as fotos que eu quises, embora lá fosse uma lugar publico

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?