sexta-feira, agosto 12, 2005

 

Auxílio à educação

Coletânea de Ivani Catarina Arantes Fazenda:
“Metodologia da pesquisa educacional”

Este livro tem como objetivo auxiliar os que pesquisam ou pretendem investigar o fenômeno educativo, conhecendo e analisando diferentes direções na pesquisa educacional, no sentido de orientá-lo à opção metodológica mais adequada ao seu projeto de trabalho. Isso requer cuidados, critérios, rigores, que somente pesquisas bem conduzidas poderão tratar. A finalidade básica dessa coletânea continua sendo a de indicar caminhos e rever perspectivas na pesquisa educacional.

Apresenta textos de diferentes especialistas nos seus diversos enfoques da pesquisa educacional, no que se refere à pesquisa empírica, fenomenológica, etnográfica, dialética, histórica e participante. Sem desvincular-se de uma reflexão teórica, orientadora dos caminhos apresentados, impulsiona o leitor a prosseguir em seu trabalho de pesquisa.

Os textos que constituem este volume, embora diversificados quanto ao objeto de análise e quanto à metodologia, guardam em comum o esforço de analisar a educação no conjunto das políticas públicas e de situar essa análise no cenário latino-americano da última década, marcado pela inquietação social decorrente da crise econômica, esta por sua vez em larga medida determinada por constrangimentos externos. Estudos como vários dos que se encontram neste livro têm o mérito de repor a investigação educacional na perspectiva mais ampla da análise do papel do Estado nas sociedades capitalistas, sem entretanto cair nas armadilhas das generalizações puramente doutrinárias.

A preocupação subjacente a quase todos os textos diz respeito ao descompasso entre as demandas sociais e a correlação de forças políticas predominante no aparelho estatal ou, dito de outro modo, a baixa representatividade dos interesses da maioria dentro do Estado e, em conseqüência, nas políticas que por suposto deveriam responder àquelas demandas, entre elas a educação. Nessa perspectiva, a democratização do Estado, a organização e fortalecimento da sociedade e a democratização e melhoria qualitativa da educação, mostram-se estreitamente associadas. Essa associação permite dar conteúdo mais concreto ou revelar novas dimensões, para os problemas e impasses educacionais que a América Latina vem enfrentando há décadas.

A fim de ser uma excelente Jornalista, pude adquirir com a leitura desse livro conhecimento, de modo a alcançar um melhor embasamento teórico para as minhas futuras pesquisas. A pesquisa é vista como um desafio e, através do livro adquiri meios para transpor esses obstáculos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?